O que reserva o futuro ao PowerPlay Manager?
Olá amigos,
Os acontecimentos das últimas duas semanas obrigaram-nos a tomar medidas importantes, que irão ter influência no futuro do projecto do PowerPlay Manager. O que aconteceu exactamente? O início da época trouxe problemas de sobrelotação do servidor, com que nos temos debatido desde então. Gastamos muitas horas optimizando as rotinas e conseguimos encontrar algumas soluções temporárias. O projecto tem tantos seguidores que temos quebrado records em termos de utilizadores ligados. O record é neste momento de 4,450, o que é realmente enorme. Baseado na experiência de outros projectos, esperávamos que o número de utilizadores ligados em simultâneo fosse perto dos 2,000. Nunca sonhamos sequer com 5,000. Tudo correria bem se este número não coincidisse com o cálculo estatístico das 6.30pm CET. Isto causa um tal congestionamento no servidor, que nos vimos forçados a tomar a impopular medida de impedir o acesso dos utilizadores não PRO, quando o servidor está demasiado ocupado. Muitos de vós criticaram esta medida sem saberem que sem esta medida, o jogo em si não funcionaria de todo.
Apesar de estas situações serem raras, temos vindo a ponderar o futuro deste projecto. O futebol já está a ser desenvolvido e é certo que será ainda mais popular que o hóquei. Pensem só como é popular em todo o mundo. Por isso podemos esperar pelo menos o dobro do número de utilizadores, comparado com o que temos actualmente. E isso acontecerá rapidamente. Assim, não se pode esperar que os servidores aguentem este tráfego. Podem pensar que é fácil de resolver comprando mais servidores. Infelizmente não é assim tão simples. Há dois problemas. O primeiro é financeiro. Nós já temos 3 servidores (um servidor de internet, um para a base de dados e outro para as imagens e os banners) e acrescentar novos não é nada barato. É praticamente impossível vender publicidade durante esta crise que atravessamos e quase toda a nossa receita advém dos pacotes PRO. Este tipo de investimento financeiro é uma decisão da maior importância para nós. O outro problema é ainda mais sério. Não é nada fácil dividir o Jogo por mais servidores. A nossa base de dados do hóquei está ligada com a interface geral. A interface geral, onde estão os fóruns, onde podes usar o “Dizer a outros”, está a tornar-se mais e mais popular e o tráfego gerado é quase tão grande como o do hóquei em si. Temos cerca de 5,000 mensagens no fórum por dia, sem contar com as mensagens do “Dizer a outros”. Estamos a tornar-nos num portal comunitário. Este tipo de portais, normalmente têm muitos servidores. Nós temos este no mesmo que o hóquei. Não podemos continuar assim e teremos de dividir a base de dados do hóquei e a interface geral para que ambos tenham o seu próprio servidor. Consequentemente o futebol também terá o seu próprio servidor. Esta divisão é uma operação muito complicada e pensamos que necessitaremos de 5 semanas de intenso trabalho de toda a equipa para a levar a cabo. Além disso, é impossível fazer a divisão directamente no servidor dos jogos. Doutra forma seria necessário por o jogo offline por muitas horas todos os dias. Não seria bom para ninguém. Assim, teremos de fazer tudo num servidor de testes que aumentará os custos.
Temos vindo a pensar neste assunto desde há muito tempo pois o futuro do PowerPlay Manager depende disso. Uma opção, seria continuar a desligar elementos do jogo e abrir o futebol só para um número reduzido de pessoas que aderissem ao Pacote PRO. A outra opção é investir mais dinheiro e arriscar tudo. Refazer todo o sistema, comprar novos servidores e criar um jogo que permita que toda a gente continue a jogar. Nós decidimos arriscar tudo. Conto que ainda assim haja gente que nos vai criticar. Não vão gostar que estejamos a correr riscos. Mas nós começamos este projecto com o objectivo das pessoas gostarem de jogar o nosso jogo e que talvez um dia conseguíssemos algum retorno. Esperamos que todos vós que leram isto sejais capazes de entender. Esperamos também que esta decisão convença os muitos que têm hesitado até agora em nos ajudar comprando o Pacote PRO. Precisamos de todo o vosso apoio, especialmente agora.
O que vai acontecer agora? Vou descrever aqui o que se vai passar em detalhe, pois diz-nos respeito a todos. Vamos terminar algumas últimas pequenas utilidades nos próximos 10 dias. Isso inclui acabar os camarotes e o inicio das seleções. Depois vamos comprar os servidores de teste e copiar o jogo para esses servidores. Depois, começaremos o trabalho de dividir as bases de dados. Isto deve levar 5 semanas de programação. Durante este período não será possível desenvolver o hóquei nem o futebol. Só os grandes erros serão reparados. Quando isto estiver resolvido, o hóquei terá um novo servidor e a interface geral terá outro servidor. Nos últimos um ou dois dias do processo as novas bases de dados serão copiadas para os servidores e inevitavelmente o jogo terá de ser posto offline várias vezes por algumas horas. Quando tudo estiver pronto, o jogo deverá correr suavemente e não deverá haver mais restrições. Depois deveremos comprar um novo servidor para o futebol e continuar o seu desenvolvimento. Uma coisa é certa, o lançamento da versão beta do futebol será atrasada devido a tudo quanto atrás foi descrito. Mas é claro que sem isto, todo o processo seria impossível de gerir. Manter-te-emos informado sobre o lançamento da versão beta do futebol nos próximos meses, mas podemos já informar que os treinadores serão autorizados a entrar gradualmente em lotes.
Finalmente, gostaria de agradecer a todos que têm feito figas por nós pelo seu apoio. Bem vamos precisar. :-) Se tudo decorrer conforme planeado, o jogo deverá decorrer muito mais suavemente no futuro.
Melhores cumprimentos
Ivan alias tuttle
Delen op Facebook Delen op Twitter Delen op MySpace