Padrinho do hóquei - Peter Šťastný

Peter Šťastný
  - Membro do Hall da Fama da NHL e da IIHF
  - Tri-campeão mundial
  - Vencedor do Calder Trophy

"O PowerPlay Manager divulga o meu esporte favorito - hóquei - por todo o mundo. Como um bom Padrinho eu desejo ao projeto muito sucesso e muitos fãs."

Paul Statsny é um ícone do hóquei mundial que fez sucesso primeiro na Europa e depois na América do Norte bem quando o mundo era dividido por dois lados. Em 1998, ele se tornou um dos primeiros jogadores europeus a ser introduzido no Salão da Fama do Hóquei em Toronto. Dois anos depois ele também foi introduzido no Salão da Fama da IIHF.

Ele é o único jogador na história a jogar por três países (Tchecoslováquia, Canadá e Eslováquia). Em torneios internacionais ele ganhou duas vezes o Campeonato Mundial como jogador da Tchecoslováquia (1976 e 1977) e depois em 2002 como técnico da Eslováquia. Em 1980, ele desertou para o Canadá com seu irmão Anton e os dois assinaam contrato com o Quebec Nordiques. Um ano depois, eles juntaram ao seu irmão mais velho Marian e os três formaram uma das melhores linhas na liga. Não levou muito tempo para Peter se tornar uma estrela na liga. Ele ganhou o Calder Trophy como melhor calouro na sua primeira temporada na NHL. Seus 109 pontos eram um recorde entre os calouros até 1993. Peter obteu a cidadania canadense e em 1984 ele era uma estrela da seleção do Canadá que ganhou na Copa Canadá. No auge de sua carreira, ele se tornou o capitão da Eslováquia nos Jogos Olímpicos em Lillehammer na Noruega em 1994 e em 1995 ele foi peça chave para levar a Eslováquia a elite do hóquei no Campeonato Mundial.

Peter obteve uma grande marca na NHL e apenas o lendário Wayne Gretzky conseguiu ter mais pontos que ele na década de 80. Apesar disto, ele nunca conseguiu ganhar a tão desejada Stanley Cup. Com exceção do Quebec Nordiques, ele também jogou pelo New Jersey Devils e pelo St. Louis Blues. Em 977 partidas ele registrou 1.239 pontos com 450 gols e 789 assistências na temporada regular. No mata-mata, ele atuou em 93 partidas e marcou 105 pontos com 33 gols e 72 assistências. Ele quebrou a marca de 100 pontos numa única temporada por sete vezes.

Agora ele está esperando que seu filho Paul, que usa a mesma camisa com o número de seu pai (26), possa alcançar o que ele não conseguiu. Paul joga pela mesma equipe que seu pai jogou, embora agora o time se chama Colorado Avalanche. O irmão mais velho de Paul, Yan, também jogou na NHL. Os dois filhos jogaram pelos Estados Unidos no Campeonato Mundial.


Padrinhos do hóquei na Eslovênia