Time:

Your teams:
Communication
Public account
  PRO Zone
1330 credits
Buy credits
You are in the public account. If you want to play the game or join in the discussion, you have to log in. If you are a new user, you must register first.

  PowerPlay Magazine

O que dizem os experts... Questões gerais (II)


O que dizem os experts... Questões gerais (II)

Quantas vezes não nos surgem perguntas ás quais não temos resposta? Quantas vezes "passam" despercebidos determinados detalhes aos quais só mais tarde percebemos que afinal não demos a devida importância? Quantas vezes gostaríamos que um treinador mais experiente nos respondesse a algumas dúvidas que temos? Pois é! A Magazine e alguns treinadores, elaboraram algumas perguntas para que alguns treinadores, que se poderão considerar experts no PPMdessem a sua opinião sobre algumas matérias.

Devido ao facto do artigo ser muito extenso, este irá sair por 3 grandes temas: questões gerais, futebol e hóquei. Estes temas ainda poderão ser divididos por partes, para que os leitores não fiquem aborrecidos pela extensão do artigo.

 

Questões Gerais

Plantel

O número máximo é ilimitado. Porém, se tiveres mais que X jogadores, terás que pagar uma taxa diária para a associação X. A taxa paga por cada jogador a mais é de 5% da soma dos salários de todos os jogadores.in Guia

Compensará ter um plantel que exceda o número máximo permitido e portanto, seja punível por excesso de jogadores, mesmo que esse “excesso” de jogadores seja para venda?

Larsson22 - Depende muito da qualidade das instalações e dos jogadores que estão a ser treinados para venda. No meu caso e por contas que venho fazendo tem sido lucrativo.

Oolong - Apenas se a área de treino e regeneração estiverem no nível 15 e com bom staff nessas áreas...

paulo79 - Na minha opinião desde que comprados com critérios acho que compensa, pois depois quando os vendes consegues fazer uma boa quantia superando aquilo que gastaste em multas. Tens o meu caso e o do Larsson como exemplo disso.

GizmoStyle - Olhando pelos custos, a mim compensa, tenho pago em média 30 M por temporada em taxa de excesso de jogadores e esta temporada já recebi 79 M em transferências. Mesmo descontando a taxa do mercado, ainda sobre um lucro significativo.

Pryce - Sempre. Aqui não há outra resposta.

lmalves - Sinceramente, raramente tive mais do que o limite permitido em ambos os desportos. Eu gosto de ter no meu plantel apenasjogadores que sejam opção ou que possam vir a se-lo. Se compensa, eu acredito que possa compensar pois muitas equipas o fazem.

PedroPerry - Sim, em minha opinião compensa por duas razões. Para preparar jogadores para o futuro e para preparar jogadores para o mercado. Quem não usar o mercado terá poucas oportunidades de sucesso neste jogo.

SirBaptista - Um bom plantel deve ter jogadores para o presente e o futuro, portanto às vezes compensa pagar um bocadinho de dinheiro a mais e esperar que um jovem com potencial tenha capacidades para tirar lugar aos mais velhos, mas não convêm pagar as multas durante muito tempo, senão fica caro o jogador.

 


Algum consenso nesta questão que á partida poderia ser de divisão do nosso painel...

Até que idade em média pretendes ter um jogador no teu plantel? Tens critérios para os jogadores?

Larsson22 - Não tenho qualquer critério com base na idade, é tudo uma questão do jogador ainda ser ou não util e o valor que possa ter no mercado.

Oolong - Enquanto forem titulares não olho à idade...

paulo79 - Não depende tanto da idade mas sim mais idade e longevidade e a capacidade de ter um substituto á altura ou não. Mas esta época vou fazer uma limpeza e de futuro tentarei impor o limite de 22 anos e longevidade 4.

GizmoStyle - Unico critério é o que ele pode dar à equipa. Seja no terreno de jogo seja financeiramente.

Pryce - Tudo depende da sua preponderância para a equipa, da sua possível substituição, da sua longevidade, das alternativas, … Não há uma resposta. Cada caso é um caso! O único fator que me faz verdadeiramente pensar na manutenção de um jogador é quando ele passa do nível 4 para o 3 na longevidade: se for importante, mantenho-o; se não, procuro arranjar um substituto.

lmalves - Depende dos meus objectivos, todos sabemos que para se vencer não podemos ter jogadores so de 18 anos. Mesmo que estes jogadores sejam muito bons jogadores mais velhos vão estar sempre mais desenvolvidos e vão ter mais experiência. Os meus critérios baseiam-se mais na longevidade e se tenho ou não soluções prontas a substituir um que venda.

PedroPerry - Depende dos jogadores. Há alguns que não deixo passar dos 19 pois estão no clube para irem para o mercado outros que por mim ficam até se reformarem por velhice...

SirBaptista - Não tenho grande critério nesse capítulo, quando o jogador começa a ficar perto de se tornar free agent e começa a perder muita longevidade, normalmente acabo por vendê-lo.

 



Duas vezes por temporada podes organizar um campo de treinos na academia desportiva. Os jogadores que enviares para o campo irão melhorar mais rápido. Quanto maior o nível da academia desportiva, mais jogadores poderás enviar e mais rápido irão evoluir. in Guia

Achas que as vantagens de se fazer um estágio a meio da época compensam os pontos perdidos?

Larsson22 - Claramente não. Os campeonatos têm sido decididos por poucos pontos o que mostra que todo o ponto é valioso. É preciso pensar muito bem o momento de fazer estágio para os jogadores, olhando bem o calendário e os jogadores que se levaria a estágio.

Oolong - Acho que sim, mas tudo depende da classificação na liga...

paulo79 - Depende muito de teres uma equipa secundária competitiva ou não. Se conseguires ter uma equipa B forte a equipa A á priori sairá do estágio mais forte. Eu nunca o fiz porque estou sempre á espera que saia uma vedeta da academia e assim se tiver feito os estágios já não o posso enviar.

GizmoStyle - Depende do objectivo da equipa e dos adversários com que se iria jogar durante esse periodo.

Pryce - Tudo depende dos objectivos para a época e da posição em que estamos no momento do estágio. Se estivermos a lutar pelo 1ºlugar ou para não descer, se calhar vale a pena pensar duas vezes. Se não, o estágio é sempre benéfico! É sempre uma opção de futuro! Desde que comecei, fiz sempre 2 estágios por época. Para o hóquei, nesta época, espero fazer algo diferente. No futebol, esta época, tive sorte e organizei o estágio numa semana em que apanhei os dois bots da 1ª liga (fiz os 9 pontos nos 3 jogos com um misto de equipa B/C!). Deve ser sempre uma opção a ponderar bem, nomeadamente no que concerne às datas da sua realização. Mas deve-se realizar sempre os 2 estágios.

lmalves - Pode ajudar de um certo modo, uma equipa a nivelar-se com outra ou mesmo dar uma ligeira vantagem. Mas no final de época, tenho consciência de que esse nivelamento vai resultar num outro fosso entre as equipas, por essa razão penso que dificilmente compensara e só vai fazer com que época a época a diferença entre as equipas aumente.

PedroPerry - Até esta época sempre fiz os estágios no início da época. Posso dizer que já perdi campeonatos por isso...E com essa brincadeira ainda não arrecadei nenhum...Assim, como já devem ter compreendido, acho que não se deve fazer os estágios durante a época.

SirBaptista - Claro que sim, é complicado fazer os estágios fora da época e compensa sempre fazer os dois estágios, pois são sempre bónus que ganhamos na evolução dos jogadores e se soubermos conjugar os estágios com o calendário podemos sempre fazer os estágios e perder poucos pontos, ou até nenhuns.

 



Esta questão poderá levantar alguma polémica... Diferentes pontos de vista estão aqui presentes. Mas... e se formos nós os “afectados”?

(GizmoStyle)A realização de campos de treino durante a temporada não é também um factor que pode viciar classificações, da mesma forma que o combinar a importância de jogo?

Larsson22 - Dependendo do momento e os adversários que venham a ser contemplados poderá ter maior ou menos influencia no campeonato. Tudo depende do momento.

Oolong - Não, tem vantagens e desvantagens...

paulo79 - Eu acho que sim mesmo que seja feito sem essa intenção.

GizmoStyle - Poderá ser usado como um artificio para entregar um jogo de uma forma mais dissimulada, e ser um alibi para colocar a reserva contra determinados adversários.

Pryce - Eu sou, à partida contra 2 estágios por época. 1 era mais que suficiente. Nesta questão, não se pode falar em viciação de resultados, nem em favorecimento: cada qual sabe de si. Ter sorte ou azar nas escolhas dos outros não é, sequer, questionável! É mais um fator a fazer parte do jogo. Mas, como disse atrás, 1 estágio era mais que suficiente….

lmalves - Não, todos o podem fazer os estágios quando quiserem e é uma funcionalidade contemplada no jogo. Agora o combinar importância de jogo é uma forma de viciar, não ao resultado desse jogo em si(se os 2 jogarem com a mesma importância), porque faz com que essas 2 equipas fiquem em vantagem em termos de cansaço relativamente a outras equipas com as quais estejam a disputar competições.

PedroPerry - Claro que sim, mas faz parte do jogo...É igual para todos...

SirBaptista - Não concordo muito com isso, pois toda a gestão da equipa no decorrer da época influencia os resultados e consequente classificação. Um bom exemplo é a gestão da energia que pode da mesma maneira ‘viciar’ resultados.

Se não leste a parte do artigo, poderás faze-lo aqui!

Não percas a próxima parte que irá sair para a semana!





Article rating: Poor - Normal - Excellent     Unique views: 70

Share on Facebook   Share on Twitter   Share on MySpace