Curiosidades! 5º Capítulo...
Como é que os gatos conseguem ver no escuro?
Eles não vêem. Eles só vêem melhor que nós em ambientes com pouca luz, porque são capazes de fazer reflectir os raios de luz mais fracos. Quando eles aparecem a brilhar no escuro, os seus olhos estão a refletir a pouca luminosidade do ambiente aparentemente escuro. E os seus olhos são posicionados mais à frente em relação às suas cabeças do que os nossos, o que lhes dá um campo de visão muito mais abrangente.
Porque é que os cães e os gatos lutam?
O cão tem uma natureza de predador e reage instintivamente a determinados estímulos de animais que se comportam como presas. Os movimentos bruscos e rápidos do gato despertam o instinto predatório do cão. Com a convivência, o gato pode aprender seus limites para "provocar" o canídeo. Quanto menos medo o animal tiver do cão, menor é a chance de ele ser atacado.
Porque o gato arqueia o corpo e eriça os pelos quando se sente acossado?
Essa é uma demonstração de medo. O animal arqueia-se para mostrar que é maior e mais perigoso. E assim pode afugentar o inimigo.
Porque o gato faz ron-ron?
O animal faz vibrar suas cordas vocais de maneira que o som produzido indique que ele está satisfeito e feliz. Da mesma forma, o gato exprime, por meio de sons, outros sentimentos, como raiva e fome.
Porque é que os gatinhos só abrem os olhos após uma semana?
Isso acontece também com os cães e, além dos olhinhos, cães e gatos nascem com as orelhas fechadas. Trata-se de um resquício dos antepassados dessas espécies e serve como um mecanismo de proteção. "Antigamente, as fêmeas faziam os seus ninhos em tocas e os olhos e as orelhas dos filhotes ficavam a salvo da terra ou da areia, que poderiam machucá-los", afirma Eglete Rodrigues, veterinária de um Hospital Veterinário. Já os animais que nascem em campos abertos, como cavalos e bezerros, vêm ao mundo com os olhos e as orelhas "funcionando" e aprendem a ficar em pé muito depressa. "Como não são escondidos pela mãe, eles têm que estar prontos para fugir dos predadores", explica Eglete.
Porque os gatos se lambem?
O costume de lamber todo o corpo rendeu aos gatos a fama de animais higiénicos e nasceu como instinto de defesa do animal. O gato normalmente começa o ritual passando a áspera língua nas patas para lavar a cabeça e as orelhas. Depois lambem o restante corpo. Após as refeições, os antigos gatos banhavam-se para retirar o cheiro do alimento para não atrair a atenção de predadores.
Porque os gatos caem sempre de pé?
A transmissão das mensagens nervosas entre os olhos, os músculos e as articulações do gato acontece de forma muito rápida e faz com que ele tenha grande equilíbrio. Quando o gato cai, os olhos e o vestíbulo de seu ouvido enviam para o cérebro uma mensagem sobre a posição da cabeça em relação ao solo. O cérebro responde com comandos nervosos para os músculos, que corrigem a postura da cabeça e alinham o corpo do animal. Isso tudo acontece em fracções de segundo e o gato chega ao solo com os pés para baixo.
Porque quando um gato faz cócó, coloca a terra por cima?
O acto de esconder as fezes é um recurso muito utilizado pelos felinos em geral, como forma de proteger a própria espécie. Não revelando seu paradeiro aos outros animais, eles protegem-se dos predadores e não espantam as suas presas. Também por isso, a maioria dos animais não defeca nas proximidades do ninho ou da caça.
Delen op Facebook Delen op Twitter Delen op MySpace