Tijd:

Je ploegen:
Communicatie
Public account
  PRO Zone
1330 credits
Credits kopen
Je bent op een publieke account. Als je het spel wil spelen of wil meedoen met de discussie moet je inloggen. Als je een nieuwe gebruiker bent, moet je je eerst registreren.

  PowerPlay Magazine

Manager Jozef Korbel visitou o PPM


Manager Jozef Korbel visitou o PPM

Saudações a todos os managers do PPM com esta edição especial da PP Magazine. Hoje não vamos lidar com nenhum desporto virtual, mas com um desporto verdadeiro, e ao mais alto nível. Jozef Korbel é um jornalista desportivo de longa data, porém nos dias de hoje é gestor de media, sendo que nos últimos sete anos tem trabalhado para o seu amigo pessoal e ciclista de classe mundial Peter Sagan. Sr. Korbel aceitou o convite da equipe editorial do PP Magazine para nos conceder uma entrevista.

A reunião decorreu na sede do PPM em Bratislava, na quinta-feira 29 de Janeiro de 2015. Sr. Korbel reuniu-se com o co-fundador e CEO da PPM Ivan tuttle Krechňák. Ivan apresentou a equipa PPM, bem como o trabalho realizado por cada departamento no âmbito dos projectos em curso. A conversa que apresentamos a seguir decorreu num tom bastante amigável e foi obviamente sobre vários desportos e sobre o interesse que ambos partilhamos em incentivar os jovens a praticar desporto.

Mais tarde, o Sr. Korbel conseguiu arranjar tempo para responder a algumas perguntas para o PP Magazine assim como mostrar algumas fotos especiais do seu arquivo pessoal:
Vou começar por apresentá-lo aos leitores da PP Magazine. Sr. Korbel tem 57 anos, é licenciado em economia e tem uma pós-graduação em jornalismo. A sua carreira está ligada a vários meios de comunicação e de impressão eslovacos. Começou a sua carreira com a supervisão de colunas sobre desporto jovem, que pode não parecer atraente à primeira vista. Qual foi o âmbito do seu trabalho? Quais as mais-valias teve considerando que ainda hoje o vemos a trabalhar com jovens?

- O trabalho com os jovens satisfaz-me imenso. Faz-me sentir mais jovem e é algo que realmente gosto de fazer. Eu comecei a escrever em 1981 no jornal diário Šport, onde fui responsável durante 7 anos pela secção de futebol e hóquei jovem. O interessante, agora que estou mais velho, é que estou novamente a trabalhar com jovens desportistas. Trabalhar com jovens atletas é bonito mas também complicado. Eles são apenas crianças ou adolescentes que têm sonhos e objetivos e é algo que eles tentam alcançar. Mas há muitos obstáculos que estes jovens entusiastas têm de ultrapassar para chegar ao topo. Há vários elementos que influenciam o seu rendimento, tais como o carácter, a força de vontade, o talento, os pais, a escola, o clube, as namoradas, etc.. A minha tarefa é garantir que tudo está em sintonia e remover todos aqueles obstáculos que podem tornar o caminho mais difícil. É uma maratona, mas acredito que vai trazer bons resultados!

 

Pode contar-nos um pouco mais sobre o trabalho que desenvolve com a juventude nos dias de hoje? Dos atletas que estão consigo, quem é aquele que poderemos ouvir falar num futuro próximo?

- Como eu estava a dizer, o trabalho com jovens é mais exigente e requer muitos sacrifícios. A situação no desporto no nosso país é muito mais complicada e pior do que costumava ser durante a era comunista. Naquela época, havia grandes clubes para jovens talentosos, muitas instalações desportivas entre outras coisas, mas tudo desapareceu ao longo do tempo. O governo está lentamente a afastar-se do desporto e toda a responsabilidade recai sobre os ombros dos pais e de alguns patrocinadores. Não é à toa que o desporto eslovaco está em declínio. Temos apenas alguns casos esporádicos, algum sucesso aqui e ali, mas isso é porque não há trabalho sistemático como havia no passado! E é por isso que fico muito feliz quando encontro pessoas que estão dispostos a trabalhar com os jovens ou mesmo a financiar esse trabalho. Essa é uma das razões pelas quais tenho vindo a trabalhar para a AA Sports Management nos últimos quatro anos. Aqui encontrei um proprietário entusiasmado, o Sr. Andrej Augustín, uma grande pessoa, que também está cuidando do clube de hóquei Jokerit Petržalka na Extraliga e juntos trabalhamos com jovens jogadores de hóquei e de futebol. Nós acompanhamos a sua evolução, ajudamo-los, comunicamos, cuidamos deles e abrimos-lhes o mundo, enviando-os para o exterior para melhorarem as suas capacidades desportivas, linguísticas, etc. Temos vários garotos talentosos entre os 14 e os 25 anos de idade e acredito que podemos ajudá-los a realizar seus sonhos. Nomes de hóquei como Tomek, Bubela , Grman , Krištof , Varga, Holešinský , Šimun , Solensky ou de futebol como Valjent , Lády, Lukáčik , Lenart , Chromek , Bellas , Fischer entre outros serão falados na comunidade desportiva. E mais estão a começar a dar os primeiros passos. Há talentos na Eslováquia, só precisamos lidar com eles de forma responsável e sistemática!

 

Em que eventos desportivos participou como jornalista? Lembra-se de alguns momentos da história do desporto que tenha testemunhado pessoalmente?

- Durante esses 27 anos de trabalho de jornalismo passei por muita coisa, escrevi como jornalista desportivo para jornais diários como o Šport, o Smena, o Nový CAS ou o Plus1 deň ... Estive em vários lugares, visitei países interessantes. É difícil escolher o melhor momento pois senti-me bem e feliz em todo o lado. É claro que eu sempre tive um fraquinho por países do sul da Europa. No início participei em torneios para jovens em Tashkent, Uzbequistão, mais tarde o jogo de despedida de Oleg Blokhin em Kiev, várias finais da Liga dos Campeões, depois as minhas viagens após a revolução de veludo para visitar desportistas da Checoslováquia no estrangeiro (Horváth, Scherer, Chovanec, Straka, Moravčík, Vencel, Glonek, Tittel, Dubovsky). Belas lembranças ...

Muitos jovens talentosos e juniores passam a praticar actividades menos exigentes à medida que envelhecem, o que, felizmente, não foi o caso de Peter Sagan. Quando foi que começou a compreender o potencial que ele tem? Como surgiu a vossa colaboração? Como descreve o vosso relacionamento?
- Peter Sagan é, literalmente, um talento excepcional, um atleta centenário! Eu conheci-o em 2008, quando ele tinha apenas 18 anos. Ele comemorou recentemente um quarto de século. Ele na altura já tinha muito potencial, praticava BTT, onde era o campeão mundial júnior nesse ano. Um ciclista fantástico e uma grande pessoa. Era só uma questão de tempo para ele mudar para o ciclismo de estrada, o que aconteceu em 2009, disparando a sua carreira para níveis mundiais na equipe italiana Liquigas. De repente, o mundo inteiro descobriu um novo herói. Eu tenho tratado dos aspectos relacionados com os media para o Peter Sagan há cerca de 7 anos. Eu organizava as suas conferências de imprensa, os passeios com os media, tratava de imensas entrevistas, organizava vários eventos na Eslováquia, geria a sua página no Facebook, mas também trato de várias coisas pessoais, até mesmo para a sua família. Mas é um trabalho feito com o coração. E o nosso relacionamento? O fato de que estarmos no nosso 8º ano juntos diz tudo.

 

Pode contar-nos um pouco mais sobre a equipa pessoal de Peter Sagan? Como dividem as tarefas?


- Peter Sagan é representado pelo terceiro ano por uma agência italiana DMTC, da qual faço parte. Há o Diretor de Marketing Marco Del Checcolo, manager desportivo Giovanni Lombardi, supervisor do escritório Mario Maratea, manager de marketing Katarína Smolková, fisioterapeuta Maroš Hlad e eu lido com os media.

 

Como são os seus dias no Tour de France? Tem oportunidade para apoiar Peter em algum lugar nas etapas? Como se manifesta a popularidade do Peter longe das câmaras?


- O Tour de France é um evento verdadeiramente magnífico. Junto com o pai de Peter, Sagan Ľubomír, participei em três, quando Peter brilhou e ganhou a camisola verde na classificação por pontos! A sua popularidade é imensa, as pessoas apoiam-nos a cada passo, encontramos vários fãs eslovacos e devo dizer que o Peter é também popular entre os fãs doutros países. No início ou no final há sempre muitos fãs à sua espera no autocarro para ter um autógrafo ou uma foto, eles gritam e apoiam-no, todos os anos a atmosfera é muito especial. Vou juntamente com seu pai às primeiras dez etapas e, depois, à final em Paris. Vamos sempre para o local do início de cada etapa, que ocorre por volta do meio-dia, apoiar o Peter. O seu pai dá-lhe sempre uma bênção cristã na testa e, depois, viajamos para a chegada, onde esperamos por ele, enquanto assistindo a corrida nos ecrãs gigantes. Claro que ao longo do caminho conhecemos muitos fãs, paramos, falamos com eles e assim continuamos a ter novos amigos.

 

 

Peter parece ser um tipo porreiro, que não procura conflitos, mas que em corrida se torna num predador e por vezes no pódio apodera-se de algo que não é dele. O que se passou com a menina do pódio deixou o Peter preocipado pois logo pediu-lhe desculpas publicamente. Será que este acontecimento teve alguma consequência séria?


- Tudo isso aconteceu no Tour belga de Flandres, há dois anos, no início de Abril, quando ele terminou em segundo lugar. Estávamos perto dele quando ele estava no pódio e o meu colega Michal gritou para ele: belisca-a. E foi isso que o Peter fez, beliscou o rabo da menina do pódio chamada Maja. É claro que nenhum de nós percebeu naquele momento que consequências isso teria. Os media ingleses pegaram na história e viram-na como um caso de assédio sexual, esta notícia encheu os meios de comunicação e os tablóides fizeram disto um caso importante. No final, Peter pediu desculpas à menina do pódio, deu-lhe um bouquet de flores na corrida seguinte e assim terminou o caso. Mais tarde soube pelo nosso clube de fãs belga que Maja tornou-se muito popular no país e que várias empresas pediram para ela estar presente em vários eventos. Todo o mundo queria a menina do pódio que foi beliscada pelo Sagan!

 

Peter decidiu mudar-se para uma nova equipa depois de 5 anos com a Liquigas - Cannondale. Desde o início de 2015 ele é membro da equipe Saxo - Tinkoff, equipa a que se adaptou muito rapidamente. O gerente da equipa Bjarne Riis declarou logo após a chegada do Peter que se o Sagan não ganhar qualquer um dos clássicos da primavera, ele ficaria desapontado. Será que estas declarações vão por o Peter sob uma pressão desnecessária? Parece que desafios positivos, como um presente para o seu aniversário (uma vitória numa etapa do TDF) são mais facilmente atingidas por ele.


- O Peter gosta de desafios. Ele é um profissional completo. A mudança de equipa vai certamente ajudá-lo porque ele vai ser querer sempre mais e terá companheiros mais fortes ao seu redor. Eu pessoalmente acho que o Peter vai atingir os seus objetivos para satisfação de todos. O meu presente? Isso foi dado no primeiro Tour de France em que ele participou, foi na cidade francesa de Metz, a 6 de Julho de 2012, quando ele ganhou, veio até mim e disse: Isto é um presente para ti!

 

O que fazes no teu tempo livre? Praticas desporto? Ouvimos dizer que és um grande fã do FC Barcelona e que és tu que organizas o seu clube de fãs. Podes falar-nos mais sobre isso?


- Para ser honesto, eu geralmente não tenho muito tempo livre, mas sempre que tenho tento passá-lo com a minha namorada Ivetka e com os meus filhos. Eu adoro relaxar no meu jardim. Eu também gosto muito de viajar e é por isso que eu ajudo a Agência Sports Travel na sua ligação com os media. É claro que não esqueço os meus jogos de futebol. Eu jogo todas as quartas feiras com outros jornalistas. Eu sou um fã do futebol ofensivo e variado que tem sido praticado durante anos por equipas holandesas e espanholas. Sou um fã do Ajax e do FC Barcelona há bastante tempo. Sou o vice-presidente do clube de fãs do FC Barcelona na Eslováquia, que é chamado de Penya Barcelonista Eslovaca dels Alts Tatras. Foi fundada pelos Srs. Bellas, Potuček e Jurica, temos cerca de 300 membros, organizamos passeios, torneios e outras atividades. Por exemplo, em agosto do ano passado, quando estávamos num congresso em Barcelona, revelamos numa linda cerimónia no Camp Nou o nosso logótipo, na frente da Direção do clube. Colaboramos com outros clubes de fãs de países vizinhos, como a Eslovênia, Montenegro, Polónia e República Checa. O nosso clube de fãs está bem vivo!

 

 

A última pergunta é sobre o Peter Sagan, novamente. Em que corridas vais estar presente este ano para apoiar o Peter?


- Eu ainda não sei... Da última que estivemos numa exposição em Israel, batizámos a criação de uma nova equipa chamada Cycling Academy Team, sob o patrocínio de Peter Sagan. A temporada está apenas a começar. O Peter vai correr no Qatar e em Oman, mas estou a pensar ir a uma corrida clássica na primavera, em Março ou Abril. O que tenho a certeza é que estarei no Tour de France, como de costume!


Os fãs do Peter Sagan podem seguir a sua actividade no pelotão, os seus truques acrobáticos e tenho a certeza que o veremos muitas vezes no pódio. Todos nós desejamos-lhe que se mantenha longe de lesões e de que esteja satisfeito consigo mesmo, no final da temporada. Obrigado Sr. Korbel por nos ter dado esta entrevista agradável, por arranjar tempo na sua agenda e por aceitar este nosso convite. Desejo-lhe muito sucesso para os seus futuros trabalhos com a juventude e no apoio a Peter Sagan. A Comunidade do PowerPlay Manager envia saudações calorosas ao Peter Sagan.

 

Autor:  iwann | Traduzido por: jtva





Artikel rating: Zwak - Normaal - Uitstekend     Unieke bezoekers: 36

Delen op Facebook   Delen op Twitter   Delen op MySpace