Entrevista
PAULOEIRA, SELECIONADOR DOS SUB18
“O meu objetivo é primeiro garantir a manutenção mas sempre com o olho na subida.”
QUEM É?
PPMagazine – Fala-nos um pouco sobre ti…
Desde já um bem-haja a todos.
E agradeço o convite que me foi feito para esta entrevista e peço desculpa por só agora responder mas devido as cerimónias do 13 de Maio, aqui, em Fátima, só agora tive disponibilidade.
Chamo-me Paulo Eira, tenho 45 anos e sou natural de Lisboa, mas estou a residir e a trabalhar na terra santa de Fátima (irei pôr uma vela se subirmos à TOP), onde trabalho como Empregado de Mesa e sou Diretor da Casa do Benfica de Fátima.
PPMANAGER
PPMagazine – Como travaste conhecimento com o PPM?
Através do Tennis Duel que também jogo.
PPMagazine – Daquilo que já conheces do jogo, quais são as grandes virtudes deste jogo? E quais os seus principais defeitos?
Olha, acho que o tempo de construção das instalações e do estádio é demasiado e o fórum demasiado confuso no início.
Gosto do sistema de transferências mas o sistema de treinos podia ser melhorado.
Deviam também existir ferramentas para os selecionadores poderem observar melhor os jogadores.
PPMagazine – Tens equipa no hóquei e no futebol. Planeias entrar em outros desportos?
Sim, planeio entrar no andebol.
A EQUIPA
PPMagazine – A tua equipa, SL Eiras, encontra-se no 2º lugar da III.1, em luta direta com mais duas equipas. Quais são os teus objetivos a curto e a médio prazo?
O meu objectivo passa por evoluir as instalações e a Arena, para depois poder aceder a voos mais altos como a divisão 1.
PPMagazine – Jogas sempre em “ofensivo”. Não temes que a utilização da mesma tática possa tornar a tua equipa uma presa fácil para os adversários?
Nesta divisão III onde estou inserido, não vejo a necessidade de andar sempre a alterar, visto praticamente ser constituída por Bots.
PPMagazine – A tua equipa de hóquei é constituída quase exclusivamente por jogadores estrangeiros. Opção?... Falta de jovens jogadores vindos da Academia?...
O mercado nacional é muito fraco e a equipa que me calhou era muito fraca e da academia, no princípio, não saía nada de jeito e assim optei pelo mercado internacional para poder ter uma equipa mais competitiva, mas da academia já começam a sair uns jogadores interessantes e assim irei começar a apostar mais na formação daqui para a frente.
PPMagazine – Tens ainda as instalações pouco desenvolvidas, quer seja a Arena quer seja as outras instalações. As tuas prioridades de investimento centram-se mais no apetrechamento da equipa, i.e., na compra e venda de jogadores do que no desenvolvimento das instalações?
Não acho. Fiz uma equipa competitiva para esta divisão, mas as instalações estão em primeiro lugar: o estádio está em expansão para ficar com cerca de 1800 lugares, a Academia Desportiva vai no nível 9, o Centro de Treino vai no nível 8 todas as outras instalações estão no nível 5 ou para cima. Agora não há dinheiro para tudo, tem de ser conforme o dinheiro que existe.
A SELEÇÃO
PPMagazine – Que te levou a concorrer ao lugar de selecionador dos sub18?
Quando vi que iria haver eleições, observei que só existiam treinadores estrangeiros como candidatos e, por já ter tido más experiencias em outros jogos, decidi avançar, mas sinceramente nunca pensei ganhar. Mas, já que ganhei, irei dar o meu melhor.
PPMagazine – Não tens assistente na seleção. Vais continuar assim ou pensar arranjar quem te acompanhe nesta tarefa?
Em princípio irei continuar sozinho, pois além de não conhecer ninguém, já deu para ver no fórum que estão cá mais users para destruir do que para ajudar quem quer que seja. Por isso, não admira o fórum que temos! Desculpem, mas esta é a minha opinião.
PPMagazine – O facto de ser um “desconhecido” levou a que alguns users tenham muitas dúvidas sobre a tua capacidade em gerir a seleção. Que tens a dizer àqueles?
Sinceramente, estão no direito deles duvidar, tal como eu de lhes perguntar: Onde estavam eles na altura das eleições? Porque não se chegaram a frente? Preferiam ter um estrangeiro na frente da seleção?
PPMagazine – Já efetuaste dois jogos como selecionador e em ambos averbaste duas derrotas. Está difícil este começo? Quais são as tuas principais prioridades, para já, na seleção?
Foram 2 jogos distintos enquanto no primeiro cometi um erro.
No 2º ainda estou para saber o que aconteceu para apresentarmos somente 3 linhas: vi depois que estava um jogador lesionado mas devia ter substituído automaticamente pelo suplente mas isso não aconteceu.
Mas não esquecer que esses jogos foram contra seleções da Divisão TOP e em ambos com algumas mudanças apesar da “boca formação automática (no 2º jogo) no Fórum” o que quer dizer que não estão atentos mas enfim….
Como estou a responder depois do 3º jogo, posso informar que ganhámos ao 3º jogo.
Mas o objetivo é observar jogadores e qual a táctica que melhor se adequa aos nossos jogadores.
PPMagazine – Olhando para o plantel que tens disponível, quais consideras serem as suas lacunas e as suas virtudes? Ou consideras que tens um plantel disponível equilibrado?
Não tendo ainda tempo para ter observado todos os jogadores, tenho ainda algumas observações para fazer e penso que o plantel é equilibrado, Sendo para mim os defesas o elo mais fraco e o GR o elo mais forte. Quanto aos jogadores um senão: a falta de destros o que se tem combatido com os “universais”.
PPMagazine – A seleção portuguesa sub18 está na Divisão I do Mundial, no Grupo I, juntamente com a Noruega, a Itália, a Ucrânia, o Brasil e a Espanha. Que análise fazes deste grupo e quais os objetivos para o Mundial?
É um grupo muito complicado: as seleções são muito equivalentes, ao contrário do que muitos dizem. A Itália, Brasil e a Espanha têm seleções muito fortes.
O meu objectivo é primeiro garantir a manutenção mas sempre com o olho na subida.
PPMagazine – Durante as eleições, houve alguma discussão sobre quem deveria ser o guarda-redes titular da seleção, o Cristiano Carvalho ou o Fausto Aragão. Tens optado pelo Fausto. Para ti, não há discussão acerca deste assunto e o guarda-redes do Aeternum Poprad é indiscutivelmente o titular?
Primeiro, tenho optado pelos 2. No primeiro jogo, jogou o Fausto Aragão de início e no segundo jogo jogou o Cristiano Carvalho.
São 2 excelentes Guarda-Redes! O que eu vir que, na altura, me dá mais garantias irá jogar.
PPMagazine – A seleção tem, neste momento, 37 jogadores. Está fechado o plantel ou ainda pensas chamar mais algum jogador?
Tal como eu disse em cima ainda tenho cerca de 15 ou 20 jogadores para analisar melhor e quem sabe se poderá lá estar algum que ajude a melhorar a prestação da seleção.
Criei uma base de dados onde tenho cerca de 50 possíveis convocados, ao mesmo tempo, fiz folha de cálculo, onde dei um valor a todos os atributos e onde calculo o valor dos jogadores, pois um jogador por vezes com menos AG é melhor que um com mais AG, isto para mim.
A PPMagazine agradece a disponibilidade do Pauloeira em responder a esta entrevista.
Delen op Facebook Delen op Twitter Delen op MySpace