Tijd:

Je ploegen:
Communicatie
Public account
  PRO Zone
1330 credits
Credits kopen
Je bent op een publieke account. Als je het spel wil spelen of wil meedoen met de discussie moet je inloggen. Als je een nieuwe gebruiker bent, moet je je eerst registreren.

  PowerPlay Magazine

(Handebol) Entrevista com o técnico da Sub-19


Na semana em que começam as eliminatórias para o Campeonato Mundial de handebol da T14 conversamos um pouco com o técnico da seleção sub-19 e gerente de uma das principais equipes do país. Com vocês, Thunder7.

 

Bem, primeiramente, se apresente aí pra galera que não te conhece.

Eu sou o Thunder7, também conhecido como Maycon.Tenho 32 anos, sou engenheiro eletricista, e moro no interior do Paraná.

 

Você tem um dos principais times de handebol do PPM brasileiro. O handebol é seu esporte favorito por aqui? Tem uma relação íntima com o esporte ou simplesmente as coisas deram mais certo do que nos outros?

Sim, o handebol se tornou meu esporte favorito por aqui. Comecei no futebol, mas quando lançou o handebol a experiência do futebol fez com que gerisse melhor o time por aqui, alcançando melhores resultados. Relação íntima na verdade tenho com o basquete, jogo desde as categorias menores e ainda me aventuro de vez em quando em algum campeonato por aqui.

 

O que você acha do formato do handebol do PPM, com todos esses turnos? Mudaria alguma coisa? Melhor ligas maiores como no futebol, temporadas mais curtas e intensas como no basquete... Diz aí?

Acredito que a fórmula é boa. Porém temporadas menores trariam mais competitividade. Hoje um iniciante na modalidade precisaria de pelo menos 2 anos pra conseguir equilibrar com equipes tops. Acho que essa é uma razão de tão poucos usuários no jogo no Brasil.

 

Você revelou o casal 20 da armação da seleção sênior, Frias & Winter, e tem outros dois bem promissores. A AE de Thunder city tem algum segredo pra revelar armador?

Bela dupla mesmo. Fizeram parte de praticamente toda a história do time no PPM, com certeza irão para o Hall da fama do clube. Segredo a princípio não tem, é usar a máquina do jogo de maneira correta. Ter uma AE em nível elevado e manter o treinamento juvenil próximo de 100% faz com que toda a semana as chances de receber bons jogadores sejam grandes. Investir na AE deve ser prioridade no jogo. Esses jogadores novos podem não entrar no time de imediato, mas com o treinamento correto vão ajudar muito a equipe em quadra no futuro ou até mesmo serem vendidos numa possível transferência  milionária. Precisamos que as equipes brasileiras invistam nisso.

 

Agora falando sobre a Sub-19, vamos para a quarta temporada à frente da seleção. Algum momento bacana nessa trajetória que queira compartilhar?

O melhor momento da Sub-19 foi a T11. Chegamos as quartas e perdemos por um gol da Croácia. Detalhe com o nosso pivô defensivo expulso no início do segundo tempo. Fica aquela sensação até hoje de que poderíamos estar entre as 4 melhores do mundo.

 

O que dizer da seleção pra essa temporada? Pontos fortes? Pontos fracos?

A Sub-19 perdeu muita força. Várias equipes tops brasileiras inativaram. Isso reduziu muito a quantidade de jogadores vindo da base. Temos sempre uma ou duas posições fortes. E no resto a equipe deixa a desejar. Um exemplo nesta temporada é nossa defesa, esta top... forte, de nível europeu (exceção dos goleiros que são muito fracos)... Mas o ataque é uma lástima. Fica difícil trabalhar com poucas peças pra U19 com qualidade.

 

E o que dizer do nosso grupo nas eliminatórias?

 Nosso grupo deveria na teoria ser fácil. Bem menos complicado que em temporadas anteriores, porém como o nível da seleção caiu muito acredito que teremos bastante dificuldades. Pelos jogadores do plantel temos uma Espanha superior e uma Lituânia muito aquém das demais seleções. No resto há uma grande similaridade entre as equipes.                       

Expectativa é de classificação, mas a vaga será bem mais sofrida nessa T13.

 

O Irã foi uma das gratas surpresas do handebol na temporada passada. O que dá pra tirar de benéfico do titulo deles pra nós?

A campanha do Irã foi fantástica. Uma equipe não europeia conseguir este feito é extraordinário. Isso é fruto exatamente de um trabalho de base bem realizado. Procuro seguir um caminho similar por aqui, onde mapeio e observo todos os jovens jogadores brasileiros. Verificado que o mesmo tem potencial é acompanhado o seu desenvolvimento de perto. Se o treino está errado ou o desenvolvimento está abaixo do esperado tento enviar mensagem ao dirigente do clube para corrigir o programa de treinos ou até mesmo por o jogador a venda. Em alguns casos obtenho sucesso. Mas na grande maioria não obtenho resposta e o jogador é perdido.

 

Foi um prazer fazer essa entrevista. Algumas considerações finais?

Enfim, espero que tenham gostado da entrevista, agradeço a todos que votaram na minha pessoa para técnico da U19, e sempre que tiverem dúvidas com relação a treinos ou como desenvolver o time estou à disposição para ajudar na medida do possível. Um grande abraço!!





Artikel rating: Zwak - Normaal - Uitstekend     Unieke bezoekers: 25

Delen op Facebook   Delen op Twitter   Delen op MySpace