Um exemplo de como as stats poderiam funcionar para determinar o valor de um jogador e eficiência.
Com base nos fatores mais importantes da posição.
Somar Valores totais das médias ofensivas por 40 minutos, arremesso e assistência sendo que assistência teria fator 1.0 apenas no PG, fora isso seria menor.
E poderia subtrair pela % de arremessos falhados.
O resultado poderia ser o valor médio ofensivo do atleta.
+
Soma dos valores totais das médias defensivas 40 min
Lembrando que a médias defensivas você subtrai o total de rebotes, blocks e steals por faltas + perdas de bola.
O resultado poderia ser o valor médio defensivo do jogador.
Valor médio ofensivo + Valor médio defensivo = Valor total do atleta.
Aí você poderia dividir por algum número esse valor, assim como dividir o número da estatística AVZM do jogador por outro valor ou o mesmo não sei , temos que analisar, e somar os dois, então você teria , um valor total do atleta otimizado já baseado na sua média de marcação. Ou seja jogadores com stats altas e AVZM baixa, seriam punidos por estatística otimizada , e tinha que ser de forma eficiente e realista.

E depois subtrair esse valor ainda pela profit ou deficit sobre o saldo de importancia, considerando que o mínimo que um time poderia usar é 1.0 e o outro é 5.0.
Então chegaríamos num valor bem consistente que representaria o real valor do jogador, independente da liga, poderíamos avaliar seu valor real com jogadores de outras ligas!
Mas tudo teria que ser bem formulado.
Fora isso o único outro fator fora dos cálculos são táticas, entrosamento e random... que aí já era pedir demais também.. hehe
Antes que alguém fale sobre energia, ela já está incluída no cálculo graças a AVZM, já que você pega os ratings no relatório da partida para determinar o valor, então a diferença poderia acontecer mas seria mínima.
Mas já dá pra ter uma base boa, ótima dos valores reais dos jogadores!! claro isso baseado numa escala grande de jogos.