Hóquei: A fórmula mágica
Hoje pensava em escrever algo, porém não queria repetir estilos de artigos que venho fazendo. Então resolvi pedir a opinião do suporte brasileiro do que eu poderia escrever. Eles deram duas sugestões às quais gostei.
Escolhi para o tema de hoje a de escrever sobre o hóquei para dar uma animada, demonstrando que um time que veio de baixo pode sim se tornar grande. Dando exemplos dos times do Inubia Fluminense e do Saraiva Ice Panthers. Até fazendo a analogia da temporada atual, onde na I.1 o atual campeão, Inubia, se encontra na modesta sexta colocação. E o time do Ana Paes que vem fazendo campanha fantástica, na sua primeira temporada na volta à elite nacional.
E como se chega ao sucesso?
A fórmula não parece simples, e na verdade há mais de uma maneira. O sucesso do Saraiva, por exemplo, se deu na venda de um dos melhores jogadores já visto nos ringues brasileiros e mundiais, Carlos Meireles, que o fez alavancar seus cofres e ter uma estrutura invejável para muitos. Podendo a partir daí a se equiparar as duas grandes equipes que dominavam o cenário nacional.
Já a equipe do Inubia, foi um trabalho de paciência, utilizando bastante o mercado, fazendo bons negócios para melhorar as instalações principais. Após muitas temporadas batendo na trave alcançou seu maior feito, na temporada passada venceu a liga principal brasileira, onde com certeza foi à grata surpresa no quadro nacional.
O clube do Ana Paes foi para uma estratégia completamente diferente dos casos anteriores, após a venda de boa parte de seu elenco caiu para a segunda divisão. Onde permaneceu por duas temporadas, reformulando suas instalações e elenco, de volta a primeira divisão investiu pesado em contratações e vem muito forte na luta para figurar entre os grandes clubes brasileiros.
Há outros exemplos que podemos dar que com muito trabalho e dedicação se mantém na I.1, roubando alguns pontos do g4. Tanto é verdade que a equipe do Inubia esta tendo muitas dificuldades contra times mais modestos. Vila Nova aparece logo a sua frente, novamente figurando entre os 8 melhores times nacionais.
Palavras dos treinadores citados sobre o sucesso deles:
Luis : “Simples! Os jogadores bons com mais de 25 anos estão cada vez mais baratos.
Antes de ser rebaixado vendi meu time inteiro, após duas temporadas guardando dinheiro investi um pouco no estádio e com o resto comprei jogadores com mais de 25 anos com uma boa AG.
É um investimento arriscado que pode dar certo somente por uma temporada. Mas eu tinha que tentar fazer algo para voltar à elite do Hóquei.”
jorgenius: "Sorte + persistência + paciência + talento + humildade de não achar que é melhor do que ninguém = sucesso do Inubia."
fabilos: Não respondeu a nossa reportagem.
Alguns dados sobre esses times:
Saraiva Ice Panthers chegou a I.1 na T4, Campeão da T9, 130 jogadores foram vendidos enquanto apenas 72 foram comprados.
Inubia Fluminense subiu para a I.1 na T5, Campeão na T11, foram vendidos 315 jogadores e comprados 277 jogadores.
Ana Paes começou na I.1 e caiu por duas vezes a II e ficou por lá por três temporadas, seu melhor desempenho na I.1 foi na T1 com a 4ª posição nos play-offs, vendeu 130 jogadores e comprou 50 jogadores.
Podemos reparar que a ascensão é muito difícil, porém não impossível. Com um bom planejamento qualquer dirigente que tenha paciência pode vir a confrontar de igual para igual com as lendas do Hóquei brasileiro (Farpando e Gladiadores), e os ascendentes (Inubia e Saraiva). Os pontos fundamentais para chegar onde estes ícones se encontram são: paciência, perseverança e um planejamento no longo prazo – principalmente investindo em instalações e na arena. Se vocês tiverem isso com toda certeza chegarão onde eles estão. Mas lembrem-se não é do dia para noite que se chega lá!
Podeijeli na Facebook Podeijeli na Twitter Podeijeli na MySpace