Falando de centros de manutenção
Começamos no jogo com dinheiro escasso. É preciso sabedoria pra investir da melhor forma. É amplamente difundido nos tutoriais, fóruns e conversas informais em outras mídias com jogadores mais experientes que as prioridades de investimento em infraestrutura devem ser a arena, o centro de treinamento, departamento econômico, academia de esportes e sala de fisoterapia. E ainda temos o elenco para administrar. Ora, por que o protagonista do artigo é o centro de manutençao então? Bem, as instalações, a medida que são evoluídas também tem o seu custo de manutenção majorado. E aí que entra o centro de manutenção, ele pode atenuar esse custo.
Vejamos o exemplo do meu time de handebol, o Copra PC. De acordo com o guia eu deveria gastar exatos 2.680.000 $ diariamente com a manutençao das minhas instalações.
No entanto meu gasto real é de 1.725.384 $
O meu centro de manutenção nível 13, mais meus seguranças com 74% em manutenção estão me rendendo uma economia de 35,62%
@emzek, em seu artigo "PPM jégkorong tanfolyam hala(n)dóknak – 5. Alkalmazottak" menciona que os funcionários contribuem com 50% de eficiência a mais para o nível da instalação.
A tabela a seguir demonstra o potencial de eficiência que é possível obter com determinada instalação + trabalho do funcionário:
Voltando ao nosso exemplo: 13 + (0,37*13) = 17,81 de eficiência para o meu CM & quarteto de seguranças.
Os 35,62% que são economizados dividido pelos 17,81 indicam que cada nível de eficiência proporciona 2% de economia com o custo da infraestrutura.
Em termos matemáticos o custo real de manutenção de uma infraestrutura pode ser obtido pela fórmula:
CG - NV* (1 + H/200)* 0,02* CG, em que:
CG = custo da estrutura descrito no guia
NV = nível do CM
H = % de manutenção dos seguranças
De 2 em 2% ate os 22,5 máximos você pode obter uma economia de 45%! Obviamente isso necessitaria um gasto bem vultoso a primeira vista. São 258,1kk para uma equipe de basquete e handebol, e 385,6kk no futebol e hóquei. Tudo isso somado aos salários de seguranças e a manutenção da própria instalação.
Todavia estimando os gastos diários que uma equipe minimamente estruturada teria, o valor investido no CM ganha sentido. Se a equipe "XYZ” de handebol seguiu a cartilha de prioridades de infraestruturas e tem uma área de treinamento, departamento econômico e RH, sala de fisioterapia, academia de esportes, mais o centro de manutenção, todos evoluídos até o nível máximo, mais uma arena completa de 20.000 lugares sem nenhum acessório, essa equipe tem no total um custo de manutenção diário de 3.936.000 $. 45% disso equivaleria a 1.771.000 $. Deduzidos uma margem de 400.000 $ de salário para o seguranças, a economia fica em ao todo em 1.371.000 $. São 153,5k poupados em uma temporada inteira. Desse modo, o payback do investimento se dá em aproximadamente duas temporadas, depois disso só lucros.
Lembrando que haveria ainda gastos eventuais difíceis de serem mensurados, com vandalismo (que também é suavizado pelo conjunto CM + seguranças) e na aquisição de seguranças no mercado, mas que não são tão incisivos numa projeção total.
Tais números podem ser transportados no mesmo molde para uma equipe de basquete. Já um time de futebol ou hóquei estruturado da mesma forma que a “XYZ” teria um custo diário de 2.784.500 $, com economia líquida proporcionada de 853.025 $, o que numa temporada significa aproximadamente 95,5kk.
Ainda que a sua equipe não venha a emular a “XYZ” pode-se concluir que quanto mais estruturada mais se faz necessário um bom centro de manutenção. Pensem a respeito!