Čas:

Tvoje tímy:
Komunikácia
Public account
  PRO Zóna
1330 kreditov
Kúpiť kredity
Momentálne sa nachádzaš vo verejne prístupnom konte. Ak si chceš zahrať hru alebo prispievať do diskusií, musíš sa prihlásiť. Ak si nový užívateľ, musíš sa zaregistrovať.

  PowerPlay Magazín

E tu, que tipo de treinador és?


 

Olá a todos

Desta vez venho apresentar, com muito agrado, um artigo feito por um dos nossos utilizadores, colunas03, da equipa Club C.L.N.S. 03

É sempre de louvar a participação dos utilizadores na magazine, e como o metro56 costuma referir, a magazine está totalmente aberta à participação da comunidade, existindo (para quem não sabe) um bónus de créditos para quem fizer trabalhos para a magazine. Por isso, se achas que tens algo interessante e gostarias de ver publicado, dirige-te a um dos editores da magazine (metro56,br3ak,jtva) ou ao editor chefe (Sarmento).

Não vos quero maçar mais com a minha introdução, por isso passo de imediato para o artigo da autoria do colunas03. Disfrutem ;)

(br3ak)

------------------------------------------------------------------------//--------------------------------------------------------------------------

 

Aceitei o desafio, lançado pelo metro56  de fazer um artigo para o Magazine PPM.

Escolhi como tema o perfil que um treinador tem que ter para orientar uma equipa.

Deixo-vos um resumo com dez opções e vamos ver se te identificas com algum.

O treinador Atleta

O treinador Atleta é um líder pelo exemplo. Por considerar-se um modelo, exige que a sua equipa trabalhe do seu jeito e não está aberto a ouvir opiniões. Treinar no duro é com ele e quem não o conseguir acompanhar está fora das suas escolhas.

Ex: Franz Anton Beckenbauer (lenda alemã do futebol)

 

O treinador Planejador

É o tipo de treinador muito metódico, que não dispensa o seu bloco de notas ou nos tempos mais recentes, as folhas de excel, traz sempre consigo o portátil, onde guarda todos os dados. Sabe exactamente onde estão os pontos fortes e as oportunidades de melhoria de cada indivíduo da equipa e leva isso em consideração ao distribuir tarefas. Está constantemente a testar diferentes métodos.

Ex: Josef "Sepp" Herberger (treinador de futebol entre das décadas de 30 e 60)

 

O treinador Motivador

Tem autoconfiança e uma atitude positiva. É um líder que comunica com clareza para que todo grupo entenda quais são os objetivos e onde se pretende chegar. É um líder que conhece e respeita as individualidades dos seus colaboradores. Assim, pode extrair o máximo de cada indivíduo.

Ex: Bernardo Rezende (Bernardinho treinador de voleibol da selecção Brasileira)

 

O treinador Aprendiz

O aprendiz está sempre a investir em conhecimento nunca está satisfeito e a sua busca intensamente por novos métodos e metodologias. Ele tem a melhor colecção de livros e eBooks. Ele sabe um pouco de tudo, e muito sobre algumas coisas. Nunca consegue implementar uma metodologia, por estar em constante aprendizagem. Dentro desta espécie existe uma sub- espécie muito perigosa o pseudo-Aprendiz. É igual em tudo ao treinador Aprendiz com excepção que as suas participações em cursos não influenciam em nada a sua capacidade como treinador.

Ex: Tommy Docherty (treinador de futebol nas décadas de 60 a 80)

 

O treinador Observador

Observador tem uma atitude de não-envolvimento, como se preferisse estar em segundo plano, de onde pode ver melhor sem perder seu senso crítico. Este treinador tem a capacidade de passar despercebido onde quer que se encontre, você nem sabe que ele está lá observando. Ele nunca fala muito a não ser que seja questionado ou provocado, mas quando pedido, o feedback é curto - e mortalmente preciso.

Ex: Tord Grip (treinador Sueco de futebol desde o inicio dos anos 70 até aos tempos actuais)

 

O treinador Coercivo

Ele é fanático por regras, regulamentos, e manutenção do tempo. O líder coercitivo exige obediência imediata. É um estilo mais “mandão”, que diz à equipa o que é e como deve ser feito. Ele tende a ser controlador, criticar o que está errado e dificilmente elogia quando um membro da equipa se destaca.

Ex: Robert Montgomery ("Bob" Knight, foi apelidado de "The General", treinador de basquetebol americano)

 

O treinador Profissional

Quando se trata de competição, o Profissional é o que mais sabe, e tem um ar de calmo, muito conhecimento e confiança. Consegue canalizar todo o seu conhecimento directamente para o atleta. Procura ser criativo e encontrar novos métodos de trabalho, gosta de trabalhar em equipa, estabelece e compromete-se com objetivos, e faz tudo o que pode para cumpri-los.

Ex: Professor Teotónio Lima (treinador de basquetebol e uma grande referência no basket Português)

 

O treinador Afectivo

Para o treinador afectivo, as pessoas estão em primeiro lugar. Ele cria um ambiente de harmonia na equipa e trata bem os colaboradores, pois acredita que o desempenho é consequência de um bom clima de trabalho. Não gosta de ofender, ele irá pacientemente ouvir todos os problemas e dificuldades do atleta e ajudará quando possível. Porém, ele não gosta de dar feedback que cause ofensa ou desgosto. Deste modo, o treinador Afectivo não dará muita crítica construtiva por medo de não ser bem aceite.

Ex: Ricardo Gomes (treinador Brasileiro de futebol com larga carreira no futebol brasileiro mas também francês)

 

O treinador Eloquente

Os Eloquentes são proactivos e muito decididos, comunicativos e costumam ter bastante autoconfiança. Ele é habilidoso em colocar o assunto de um jeito que faz muito sentido para o atleta. Sabem fazer as perguntas certas na hora certa e depois, sabem ouvir as respostas que o atleta dá. Um bom eloquente consegue convencer todas as pessoas.

Ex: José Mourinho (treinador Português de futebol)

 

O treinador Supremo

O treinador Supremo é extremamente raro. É uma fusão mortal de todos os treinadores acima. Ele mostra: habilidade de um atleta, a capacidade de um estratega, o encorajamento de um motivador, paixão por aprendizagem, olho de um observador, os padrões de um treinador coercivo, a experiência de um profissional, a paciência de um afectivo e a habilidade de um eloquente. Se tiver a sorte de encontrar um destes mantenha-o por perto ele fará de si o melhor treinador possível.

 

E tu, que tipo de treinador és?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Quem quiser responder, pode faze-lo nos comentários. Agradecemos que avaliem o artigo, pois é o mínimo que devemos fazer para agradecer o empenho deste utilizador, que pensou em partilhar este artigo com toda a comunidade! (br3ak)





Hodnotenie článku: Slabý - Normálny - Perfektný     Unikátnych prečítaní: 64

Zdieľaj na Facebooku   Zdieľaj na Twitteri   Zdieľaj na MySpace