Agosto Verde
Bom dia Amigos (as)
Sei que há por esta altura meia dúzia de rapazes ávidos por saber a minha opinião sobre o Sporting. Neste momento é a altura certa para vos dar o meu modesto e "verde" parecer.
Com a entrada de Jorge Jesus cresceu a - natural - expectativa em todos os sportinguistas. Uma vez que já tínhamos Presidente, ganhamos também um Treinador. Quanto a isto não há dúvidas. A equipa reforçou-se. Tanto a directiva, como a técnica, como os que resolvem dentro das quatro linhas. Tudo certo então para o arranque da nova esperança verde e branca.
Guerras, guerrilhas, alfinetadas, sms's, polémicas, azias e mind games à parte, falemos de Futebol.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Meus queridos amigos (as) e leitores (as) da Magazine, este espaço está aberto a todos e à opinião de todos. Portistas, Benfiquistas e de outras "cores", participem, comentem, dêem a vossa opinião. ESCREVAM UM ARTIGO e enviem-mo. Eu lerei e farei a revisão, depois de estudado o texto publicarei em VOSSO NOME... poderá haver (a combinar com o nosso responsável) um prémio em CRÉDITOS! Obrigado.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A pré-época correu bem, e para aqueles entendidos que logo vieram dizer que "isso não interessa nada" eu digo-vos que interessa, sim senhor. É sempre importante começar a ganhar mesmo que seja a "feijões". Na tal pré-época vencemos dois Troféus, que valem o que valem mas não deixam de ser dois troféus que se tivéssemos perdido dariam azo às más-línguas do costume.
No início, não foi o verbo mas sim, a Supertaça. A tal que agora parece que também nada vale porque o Sporting venceu. Boas são as Taças e tacinhas que outros vencem, às vezes sabe-se lá como... e eu sei.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Supertaça Cândido de Oliveira:
Sporting CP-1, Benfica-0
Mais uma (Super)Taça para o Museu de Alvalade.
Jogo disputado no Estádio Algarve (para mim) Estádio do Algarve (para a comunicação social e mais meia dúzia de idiotas)...
Resultado justíssimo mas curto, o Sporting merecia ter vencido por mais de um golo de diferença...
...e por acaso até venceu, mas o primeiro não contou. E aqui começa a "Saga da Arbitragem"...
Quando fizemos o 1-0 já devia ser o 2-0, depois disso fica um penálti por assinalar contra o Sporting...
Este jogo não me merece mais comentários pois foi evidente o receio encarnado e a superioridade dos leões.
Só uma ressalva... ai se o Sporting tem perdido!!!
RESULTADO JUSTO 3-1
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I Liga:
Tondela-1, Sporting CP-2
Começa a Liga e o Sporting vai a Aveiro defrontar o primo-divisionário Tondela.
Jogo mais complicado do que o que se poderia prever à partida. Cheguei a pensar que o Tondela era melhor que o Benfica. Dava mais luta, corria mais, rematava mais e até tinha oportunidades de golo... mas o Sporting marcou primeiro e tudo parecia decidido... mas não estava. "Saga da arbitragem" parte II.
Falta assinalada ao contrário, livre com cruzamento para um jogador em posição irregular, e golo marcado às três tabelas (joelho, mão/braço - e peito)... como foi contra o Sporting contou como válido.
Daí para a frente foi o bom e o bonito para se marcar mais um, Tondela à defesa, Sporting ao ataque. Como se sabe é mais fácil defender (destruir) do que atacar (construir) e ao minuto 88, 89, já poucos acreditavam ser possível vencer, eu incluído. O árbitro "dá" mais 4 minutos e ao minuto 93, num lançamento lateral do Máxi Pereira... perdão, enganei-me... do João Pereira, a bola vai parar à área tondelense, é cortada de cabeça por um central e recuperada pelo "menino" (do Jesus) Gelson Martins que é impedido de continuar, rasteirado, cai na área... penálti!
Pois bem, ficamos mais tarde a saber que o golo do Tondela é legal e o do Sporting é ilegal... o do Tondela afinal não foi com o braço, mas sim com a barriga. O do Sporting começa logo mal com o lançamento do Pereira, João, não Máxi... porque o rapaz ao lançar tem um pé parcialmente dentro das quatro linhas, ao concluir o lançamento já tem os dois e se fosse centopeia teria uns quarenta pés em situação irregular... mas... e há sempre um "mas" nestas coisas, árbitros houve que disseram publicamente que o lançamento era legal, apesar de... porque... e também... e não sei que mais. Ora se esta dúvida se levanta é preciso arranjar rapidamente outra desculpa. E para grande espanto meu, nos programas desportivos de segunda feira (os dois que eu vejo, "O Dia Seguinte" da SIC Notícias e o "Prolongamento" da TVI 24) os "representantes de FC Porto e Benfica, para além do (agora) criminoso lançamento do Sr. Pereira (escolham o nome que o apelido é o mesmo) irmanaram numa teoria da conspiração alegando que o "menino" faz falta de "pé em riste" ou "pé alto" ou ainda "jogo perigoso" sobre o jogador do Tondela... por isso nem penálti era!!!
Fiquei sem saber se ria ou chorava com a estupidez que ia saindo das bocas de Rui Gomes da Silva e Pedro Guerra, bem secundados (pelo interesse) por José Guilherme Aguiar e Manuel Serrão! Por outro lado, os sportinguistas Eduardo Barroso, que ia rindo em directo do Alvor, e Rogério Alves que os confundia e baralhava com o seu vocabulário de dicionário, desconcertante...
Dando de barato o lançamento do Pereira, João...
RESULTADO JUSTO 1-0
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Passemos à Liga dos Campeões:
Sporting CP-2, CSKA Moscovo-1
Ah pois é... "Saga da arbitragem" parte III... O Sporting entrou forte com vontade de resolver cedo, mas do outro lado vinha o "frio da Sibéria", futebol gelado, rápido, mortífero de contra ataques quase letais.
O Sporting marca. Tinha que marcar pelo menos mais um e de preferência não sofrer. É o ideal em jogos a eliminar em duas mãos, em que em caso de resultado empatado, a vantagem cai na equipa que mais marcou fora de casa. Não houve um só sportinguista (e não só) que não se recordasse do jogo de 2005!
Quando tudo parecia bem encaminhado, penálti contra o Sporting. Justíssimo. Bem assinalado. Não sei porquê mas eu disse "O Patrício vai defender". Defendeu! Foi festejado, e bem, como se do 2-0 se tratasse. Mas estava escrito que eles marcariam, e numa jogada que deixou dúvidas (e em caso de dúvida deve-se favorecer o ataque, a não ser que seja um ataque do Sporting) eles lá marcaram.
A partir daqui o Sporting teria que marcar mais um ou dois e não voltar a sofrer... pois bem... um corte com o braço dentro da área russa, que até a mim passou despercebido, só vi mais tarde em fotos (mas as fotos tem o valor que tem)... podia ter sido assinalado penálti. Não foi.
Falta sobre Bryan Ruiz, "ensanduichado" e afastado num toque de coxa... era penálti! Não foi.
Cruzamento de Carrillo para a cabeça de Slimani, corte com a mão do defesa russo... era penálti! Não foi.
Valeu, quase a fechar um passe de Aquilani para o argelino, que tocou no peruano André que devolveu de calcanhar para um golaço de Islam Slimani.
Se na época passada ficamos a saber que um corte de cabeça é considerado "mão" e penálti... aconteceu contra nós! Esta época ficamos com a certeza que um corte com a mão é considerado "cabeça" e canto... aconteceu contra nós.
Vamos ver o que o destino preparou para o Sporting na próxima quarta feira. Com a certeza porém que se passarmos tudo bem, tudo normal, deve ser por culpa dos russos... se formos eliminados (e para isso basta 1-0, por causa do "tal" golo fora) cai o Carmo e a Trindade em cima de Bruno de Carvalho e Jorge Jesus. Tudo a imprensa porá em causa e será uma alegria no outro lado da Segunda Circular... é a vida! Vamos ver.
RESULTADO JUSTO 3-1
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I Liga:
Sporting CP-1, Paços de Ferreira-1
Aqui vou ser "curto e grosso" .
"Saga da arbitragem" parte IV. Mas para que não me chamem "Calimero" quero desde já dizer que considero o resultado justo. Não jogamos nada!
Primeira parte muito enrolada, muito passe curto, muito passe falhado e medo de rematar à baliza. Demasiadas triangulações e má ocupação de espaços livres. O João Pereira, não corre, não sobe, não cruza e torna-se previsível que o perigo venha da esquerda (Jefferson) até porque Carrillo, na direita deriva para o centro. Aquilani cansado, Bryan Ruiz cansadíssimo, Montero apagado, João Pereira lento e faltoso, João Mário menos bem que o habitual... algumas mexidas a pensar nos russos... e futebol lento deu no que deu.
Não melhoramos na segunda parte. O Paços foi sempre atrevido e perigoso. Se é certo que o Sporting além do golo do Carrillo podia ter feito mais dois ou três (Slimani, Ruiz, Gelson...) também é certo que o Paços poderia ter marcado pelo menos mais um.
Onde é que entra a arbitragem? Simples. Três lances de possível penálti na área pacense... siga! Um lance de possível penálti na nossa área... Penálti assinalado, penálti convertido. Curiosamente desta vez não tive aquela fezada que o Patrício ia defender... o que pensei foi o mesmo que o Pelé pensou "ele vai para o mesmo lado do penálti russo"... e foi!
1-1 com muito pouco tempo para jogar. O Paços a perder todos os segundos possíveis e imaginários, tal como é costume em Alvalade. O árbitro a dar 3 quando devia ter dado 5 (mas acho que até podia ter dado 10 que ficava como ficou) e a apitar para o fim, em cima do terceiro minuto de compensação, quando curiosamente acabava de assinalar falta contra os de amarelo!
Negativo: Os aplausos de BdC para os árbitros (não ganhamos nada com isto).
O (suposto) apedrejamento ao carro dos árbitros, que a ser verdade pode ter consequências graves para o Sporting.
O futebol que o Sporting (não) jogou. Até porque alguém vai ter que dizer aos jogadores do Sporting que para vencermos temos que jogar muito mais que os outros, não basta mais um bocadinho.
Positivo: A atitude de Jorge Jesus na conferência de imprensa, que se escusou de falar em limpinhos e outras limpezas, escorregando só quando afirmou que "o árbitro, na dúvida, marcou como lhe interessava" o que não sendo mentira pode provocar multa ou castigo.
RESULTADO JUSTO 1-1
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Liga dos Campeões:
CSKA de Moscovo-3, Sporting CP-1
Aconteceu o que eu esperava mas não da forma como esperava. O golo do Sporting a fazer o 0-1 surpreendeu-me e deu-me esperança, numa primeira parte q.b. para segurar a vantagem.
O Sporting sabia, ou devia saber, que na segunda parte eles iam-nos cair em cima. E sabia ou devia saber que um resultado não se faz esperando que o tempo passe. A melhor defesa é o ataque e nós fizemos do pior ataque a defesa... e defendemos mal. Demos liberdade às duas gazelas do ataque russo e isso foi-nos fatal.
Isso e...
...A "Saga da arbitragem" parte V...
Os russos empatam com um golo marcado com o braço... mais uma vez o árbitro de baliza nada viu!
Sofremos o segundo numa rápida jogada de contra ataque com a defesa do Sporting, lenta e desposicionada, a facilitar o empate na eliminatória.
A partir daqui a vantagem era toda deles. Moral em alta, factor casa para os momentos decisivos, árbitros com Gaz(prom) nos olhos, nervosismo e pouca atitude juntamente com a pouca "experiência" nestes palcos e o "destino" aconteceu.
O Sporting faz o 2-2, limpinho, limpinho , limpinho, mas uma nuvem de gaz (com ou sem prom) invadiu o cérebro do "bandeirinha" que imaginou uma curvatura que a bola terá feito (que nem ele viu nem nós vimos) e o golo foi anulado... daí ao 3-1 e consequente eliminação foi um saltinho, numa altura em que a recuperação se tornava quase impossível.
JJ também teve a sua (pequena) quota parte de responsabilidade... não achei que tivesse tido o timing correcto nas substituições e deixou tempo demais em campo dois homens que se arrastaram... Brian Ruyz e Aquilani. Senti a falta da irreverencia do nosso futuro craque... Gelson!
Muitos criticam o Sporting e apontam vários factores, mas esquecem-se da falta que tem feito William de Carvalho e Ewerton... e, neste jogo, do homem que melhor mete bolas na área, Jefferson.
Se me permitem vou desvalorizar esta "derrota".
O jogar na "Champions League" tem a importância que tem. Será que os que jogam na "Liga Europa" não são tão dignos e tão honrados como os que jogam na Liga dos Campeões? Não. Será que não ficamos todos felizes e contentes de FC Porto e Benfica terem atingido finais nesta competição muito recentemente, tendo mesmo o FC Porto vencido uma delas (com o Sp. Braga como finalista vencido)? Ficamos, obviamente, satisfeitos.
Será que temos capacidade (Sporting, FC Porto e Benfica) de atingir finais de Ligas dos Campeões como temos de chegar lá via Liga Europa? Não, não temos. O que mais nos pode acontecer é sermos atropelados por um "qualquer" Barcelona, Real Madrid, Manchester Utd, Bayern de Munique e outros que tal...
Qual é o drama? O dinheiro!...
Então e se encaixar-mos uma venda milionária (embora Bruno de Carvalho diga que não temos necessidade de vender) isso não será remediado?
Enfim. Não estou preocupado.
RESULTADO JUSTO: 2-2 (passava o Sporting)
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entretanto ficamos a saber que o grupo que nos calhou tem por lá mais um protegido da Gazprom, o Lokomotiv de Moscovo. Calhou-nos também o Besiktas, de Quaresma, e todos sabemos como é complicado jogar naquele Estádio! Por fim o desconhecido Skenderbeu...
Todos os Grupos da Liga Europa:
GRUPO A: Ajax, Celtic, Fenerbahçe, Molde
GRUPO B: Rubin Kazan, Liverpool, Bordéus, Sion
GRUPO C: Borussia Dortmund, PAOK, Krasnodar, Qäbäla
GRUPO D: Nápoles, Club Brugge, Legia Varsovia, Midtjylland
GRUPO E: Villarreal, Viktoria Plzen, Rapid Viena, Dinamo Minsk
GRUPO F: Marsella, SC Braga, Liberec, Groningen
GRUPO G: Dnipro, Lazio, St Etienne, Rosenborg
GRUPO H: Sporting CP, Besiktas, Lokomotiv, Skenderbeu
GRUPO I: Basilea, Fiorentina, Lech Poznan, Belenenses
GRUPO J: Tottenham, Anderlecht, Mónaco, Qarabag
GRUPO K: Schalke, APOEL, Sparta Praga, Asteras
GRUPO L: Athletic, AZ, Augsburg, Partizan
Na Champions vai ser assim:
GRUPO A: PSG, Real Madrid, Shakhtar, Malmo
GRUPO B: PSV, Manchester United, CSKA Moscovo, Wolfsburgo
GRUPO C: Benfica, Atlético de Madrid, Galatasaray, Astana
GRUPO D: Juventus, Manchester City, Sevilla, Borusia Moenchengladbach
GRUPO E: Barcelona, Bayer Leverkusen, Roma, BATE Borisov
GRUPO F: Bayern, Arsenal, Olympiacos, Dinamo de Zagreb
GRUPO G: Chelsea, FC Porto, Dinamo Kiev, Maccabi Tel Aviv
GRUPO H: Zenit, Valencia, Lyon, Gent
Boa sorte a TODOS!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
I Liga:
Académica-1, Sporting CP-3
Bom, isto já cansa, mas a verdade é para ser dita! Tal como fez JJ e foi expulso! "O que vocês estão a fazer é uma vergonha"...
Infelizmente tenho que voltar ao... "Saga da arbitragem" parte VI.
O Sporting entrou bem, a dominar, em velocidade, em agressividade, ao ataque, como se pede a um candidato ao título treinado por um homem experiente.
Fez 1-0 num bom golo de Carlos Mané. Fez o 2-0 num golão do Slimani (JJ é Slimani e não Suliman), isto depois de João Mário ter falhado uma grande oportunidade. A Académica (que me parece mais fraca que em épocas anteriores) só lá chegava com bolas bombeadas para a área e sem perigo nenhum. Então...
...Entra o "destino" em acção. Bola em profundidade, na área, Adrien ganha posição, corta a bola e é atropelado pelo avançado academista que obviamente não podia travar a marcha. Canto? Lançamento? Falta ofensiva? Jogada normal, siga? Nada disso... penálti contra o Sporting!!!
1-2 "O árbitro voltou a pôr a Académica em jogo"... logo a seguir penálti contra a Académica... Slimani... corte do defesa insuficiente (bola jogável), Slimani "traçado"... que faz o árbitro? Penálti? Claro que não... pontapé de baliza!!! Sorte foi não ter amarelado o argelino.
Vamos lá ver. Se a "falta" do Adrien é penálti esta também tem que ser. Se este não é o outro nunca poderia ter sido. Simples?
Na segunda parte mais do mesmo, a Académica a defender como se estivesse a ganhar e o Sporting ao ataque... nunca os "estudantes" estiveram próximos do empate. Depois veio o penálti que Adrien esbarrou no poste, eu diria que aqui se escreveu direito por linhas tortas, pois fiquei com dúvidas nesta penalidade. Mais tarde novo penálti, Slimani agarrado e Aquilani a fazer o 1-3. Fez bem Jorge Jesus ao proteger Adrien.
RESULTADO JUSTO: 0-4
Saudações Leoninas.
Zdieľaj na Facebooku Zdieľaj na Twitteri Zdieľaj na MySpace