Futebol extra PPM - Edição Especial!
Crónica Leonina
Edição Especial
Taça de Portugal
FC Porto-1, Sporting CP-3
Foi "sem espinhas" que o Sporting foi ao Dragão buscar a vitória nesta eliminatória da Taça. No próximo sorteio deverão escolher a bolinha que diz "Sport Lisboa e Benfica" e atirar com o Sporting para o Estádio da Luz. Pode ser que consigam à segunda já que o primeiro tiro saiu ao lado!
O Sporting apresentou-se em casa do Sr. Jorge Nuno Pinto da Costa, de peito feito, e nem as declarações (em minha opinião escusadas) de Bruno de Carvalho serviram para acicatar os ânimos contra os Leões.
Confesso que esperava um FC Porto muito mais agressivo (em todos os sentidos), mais competente e mais aguerrido, para oferecerem em bandeja de prata a cabeça do presidente do Sporting, ao presidente do FC Porto. Aconteceu precisamente o contrário. O Sporting ofereceu a Bruno de Carvalho a sua vitória mais saborosa desde que o mesmo é presidente do clube de Alvalade. Já tínhamos um treinador perito em "mind games" de seu nome José Mourinho, agora temos também um presidente!
Mas dizia eu que foi uma vitória sem espinhas! Aos 37 segundos Nani dispara ao poste da baliza espanhola, perdão, da baliza portista, para um minuto depois, Montero, desperdiçar nova oportunidade! O FC Porto respondeu com duas jogadas de perigo a que Rui Patrício respondeu muito bem na primeira e numa atrapalhação colectiva ficou resolvida a segunda. O jogo equilibrou-se até Jonathan Silva e Montero obrigarem um senhor de nome Marcano a marcar na... própria baliza. Fiquei sem dúvidas, Pinto da Costa quis dar uma chapada de luva branca a Bruno de Carvalho e provar-lhe que no Porto (FC... não confundir com a cidade que é também a minha) se recebe muito bem. Fiquei ofendido com a oferenda, mas educadamente agradeci, bem como Bruno de Carvalho que também agradeceu erguendo o dedo polegar!
Quatro minutos depois, o melhor jogador portista, que por acaso não é espanhol embora fale a língua, fez o que lhe competia frente a um desamparado Patrício... 1-1.
Mas o Sporting não estava no Dragão para cumprir calendário e minutos depois a defesa da casa encheu-se de brio e, mais uma vez para provarem que são mestres a receber os seus adversários, decidiram andar lá atrás bola vai, bola vem, até que Montero que não estava ali para brincadeira disse que sim de cabeça para Nani dizer que "si señor" de pé direito... 1-2.
Assim fomos para intervalo no Estádio do Dragão que mais parecia Alvalade, pois 40 mil portistas não conseguiam abafar a voz a 4 mil sportinguistas!
Segunda parte e mais do mesmo. O Sporting até dava bola ao FC Porto mas quem mandava no jogo eram os verdes.
O jogo seguiu até que aconteceu o que poderia ter sido o caso do jogo, Jackson lançado em fora de jogo não assinalado conseguiu tropeçar no Maurício... penalti para não variar!
Patrício apressou-se a dizer ao seu colega da defesa "calma, calma que eu defendo isto" e defendeu!
O que estava programado para ser 2-2 ficou assim mais perto de ser 1-3 como se provou a 10 minutos do fim. Entretanto já William Carvalho tinha pregado outro susto ao senhor da baliza azul e branca.
A dez minutos do fim veio o golpe de misericórdia. Slimani, a passe de Nani, foi por ali fora e cruzou para o golo de Carrillo. Estava decidido o clássico!
Grande vitória do Sporting naquele que é provavelmente o Estádio mais difícil de se vencer.
Pelo meio há uma jogada em que o FC Porto pede penalti, mas o ex Super Dragão entendeu que a bola foi ao braço e não o braço que foi à bola e nada assinalou. Ora bem, bem vistas as coisas fez bem, pois não há ali intenção do defesa do Sporting em cortar com o braço, mas também é verdade que eu aceitava melhor esse penalti que o tal que foi assinalado, mas... Jorge Sousa pensou, e bem, para voltar a fazer Patrício brilhar, nem vale a pena marcar!
O jogo acabou em "olés" por parte da gaiola onde enfiaram os do Sporting, mas não se pense que foi falta de educação, mas apenas um cumprimento... bem espanhol!
Liga dos Campeões
Schalke 04- 4, Sporting CP-3
Que dizer deste jogo? Que dizer daqueles árbitros? Sinceramente nem sei pois não quero escrever coisas indecentes!
O jogo começou bem para nós. Nani, tal como no Dragão, abriu as hostilidades e atirou perto do poste... na segunda chance meteu-a lá dentro! Golo do Sporting!
Jogo equilibrado. Alemães com bom meio campo e ataque mas com defesa fraquinha. Sporting como um rolo compressor a atacar e a defender. Depois veio o pior.
Maurício exageradamente expulso, faltas marcadas ao contrário, cartões amarelos para tudo o que era... amarelo e o azar da lesão do Slimani.
Maurício para a rua e no minuto seguinte Patrício fez o que já há muito não estava habituado a fazer... deu um frango! 1-1. Assim fomos para intervalo.
A segunda parte não podia ter começado pior. O jogador mais perigoso dos alemães, de seu nome Huntelaar, qual holandês voador, "voou" em fora de jogo e atropelando Jonathan fez o 2-1 com a complacência arbitral russa. Viva a Gazprom!
Golo duplamente em falta... 10 contra 11 desde os 33 minutos, uma lesão, um frango e agora uma oferta do patrocinador do Schalke e da Liga dos Campeões! Caramba, tanta coincidência!
Minutos depois, um erro defensivo na marcação rápida de um livre, coisa que nunca foi permitida aos portugueses, acontece o 3-1... tudo parecia perdido.
Mas o Sporting é grande, sempre foi e está de volta. Nunca desistiu, e mesmo a jogar fora, com menos um e a perder por dois, foi para a frente. De penalti... já agora pergunto, porque é que o jogador que pisou Carrillo dentro da área não viu amarelo?... Adrien fez o 3-2... e quase logo a seguir, em mais uma grande jogada, o mesmo Adrien marcou de cabeça, o que nem é costume nele! 3-3.
Excelente resultado no campo do "inimigo", mas mesmo assim o Sporting queria mais e foi para a frente. Lutamos e lutamos e quando se dizia que até merecíamos a vitória, dá-se o golpe de teatro ao minuto 93'!
Jonathan Silva que parece ter nascido com uma deficiência congénita que lhe causou uma anomalia morfológica estrutural, colocando-lhe mãos onde deveria ter a cara, faz penalti! A bola ao embater-lhe na zona do corpo logo acima do pescoço provocou castigo máximo!
E assim, de penalti, os alemães construíram uma vitória esperada pelos barões da UEFA.
Parabéns Sporting. Dois jogos que tão cedo não esquecerei e que me fazem ter um imenso orgulho em ser sportinguista!
PS: Parabéns ao FC Porto pela vitória e ao Benfica por não ter perdido. Não comento dois jogos que não vi.
Saudações Leoninas.
Zdieľaj na Facebooku Zdieľaj na Twitteri Zdieľaj na MySpace