დრო:

Your teams:
კომუნიკაცია
Public account
  PRO ზონა
1330 კრედიტი
იყიდე კრედიტები
შენ ხარ სახალხო ანგარიშში. თუ შენ გინდა ითამაშო თამაში ან ჩაერთო დისკურსიაში,შენ უნდა შეხვიდე შენ ანგარიშში. თუ შენ ახალი მომხმარებელი ხარ შენ უნდა დარეგისტრირდე.

  PowerPlay–ს მაღაზია

Futebol: Ligas Amadoras, Semana 8 (Temporada 2)


Futebol: Ligas Amadoras, Semana 8 (Temporada 2)

Na edição anterior da coluna Ligas Paralelas do Futebol, falamos sobre o passado e o presente dessas ligas (ou Federações). Conhecemos um pouco mais sobre as ligas que estão em atividade, que deram e que não deram certo. Mas hoje vamos abordar uma visão mais ampla do que seria uma ‘Liga Paralela do Futuro’.

Anteriormente citamos duas ligas emergentes que ainda não tiveram início, mas que estão prestes a entrar em atividade, a Liga CENORDESTE e a Liga do Sudeste. Essas duas ligas estão em processo de modelagem para que os torneios possam ter início e chamam a atenção pelo formato mais ‘profissional’ em que se apresentam, contando com cargos definidos e com estatutos a serem concluídos brevemente.

As ligas que estão em atividade hoje podem se considerar pioneiras por terem sido as primeiras a sobreviverem à imprevisibilidade de qualquer projeto que envolva o comprometimento de terceiros que você não conhece totalmente. O Campeonato Paulista, por exemplo, conseguiu isso tendo uma espinha dorsal bastante simples, através da organização do israell e da ajuda eventual de outros usuários. A Liga Sulista possui um estatuto, mas não possui ainda uma hierarquia fixa, sendo gerida pelo wilrock após a saída do mauricioseffrin. Já o Torneio de Verão segue seu rumo com alguns tropeços, mas confiante em um final feliz.

Vamos observar um pouco mais da estrutura das duas novas ligas, e o que elas podem nos ensinar:

- Liga do Sudeste

Presidente: ralpin (SAQUAREMA);
Secretário: coyothe (COYOTHES);
Imprensa: EusquimildoPasfre (Eletrochoque FC);
Inscritos: 19;
Confirmados: Ainda não houve confirmação;
Estatuto: A ser divulgado em breve.

Avaliação: A Liga do Sudeste tem um amplo mercado a explorar. Times de Minas participam hoje das três ligas em atividade, apenas citando um dos estados. Contando com uma formação aonde apenas o usuário coyothe apresentou candidatura ao cargo – sendo os demais sorteados – o desafio de unir esse mercado grande, porém ainda ocioso, é um trabalho e tanto para o presidente ralpin. No entanto, fica o voto de otimismo e o chamado aos usuários mineiros, fluminenses e capixabas que façam mais por seu torneio regional.

Menção importante: O usuário jose3113 merece os parabéns pela iniciativa, pois praticamente sozinho ele ergueu as bases do torneio, incluindo o atual quadro executivo. Seu esforço individual deve ser lembrado ao longo das edições que venham a se seguir.

- Liga CENORDESTE

Presidente: RBotelho (Águia de Marabá);
Gerente de Competições: limawesley (Ceará);
Imprensa: sombrios340 (Real Cristalina FC);
Inscritos: 37;
Confirmados: 32;
Estatuto: Já criado, apenas aguardando divulgação em blog.
Website: http://cenordeste.vai.la/

Avaliação: Trata-se de uma Federação que pode superar as expectativas de todos. Sendo bem organizada desde o esboço, a Liga CENORDESTE conta com um vasto leque de usuários ativos das regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste (notadamente os goianos). Seus cargos executivos também não foram votados, assim como na Liga do Sudeste, mas preenchem bem o que o torneio precisa para o seu começo. A tendência, com o grande número de usuários (a maioria ativos e com bons times), é que se torne o maior torneio não-oficial do Futebol do PPM-Brasil.

Menção importante: Assim como na Liga do Sudeste, tivemos a valiosa contribuição de um usuário que, modestamente, foi guiando o crescimento do projeto até chegar ao atual momento. Os participantes devem a santos1301 esse sucesso, já que ele acreditou e articulou o projeto mesmo sem almejar um cargo para si no final.

Ainda é cedo pra saber se esses dois torneios terão êxito em suas jornadas em busca da sustentabilidade, assim como não se sabe o que será dos torneios atualmente existentes. O que podemos afirmar é que a comunidade está se unindo em torno dessas ligas cada vez mais, sejam usuários modestos ou usuários famosos, pessoas do suporte, etc. Não podemos prometer que todas as ligas vão dar certo, mas não podemos deixar o otimismo de lado e nem a confiança nas pessoas que dedicaram seu tempo - e em alguns casos até dinheiro - na criação dessas ligas com o único objetivo de unir e entreter.