Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

O que dizem os experts... Hóquei


O que dizem os experts... Hóquei

Quantas vezes não nos surgem perguntas ás quais não temos resposta? Quantas vezes "passam" despercebidos determinados detalhes aos quais só mais tarde percebemos que afinal não demos a devida importância? Quantas vezes gostaríamos que um treinador mais experiente nos respondesse a algumas dúvidas que temos? Pois é! A Magazine e alguns treinadores, elaboraram algumas perguntas para que alguns treinadores, que se poderão considerar experts no PPMdessem a sua opinião sobre algumas matérias.

Devido ao facto do artigo ser muito extenso, este irá sair por 3 grandes temas: questões gerais, futebol e hóquei. Estes temas ainda poderão ser divididos por partes, para que os leitores não fiquem aborrecidos pela extensão do artigo.

 

Hóquei

Plantel

“O jogador escolhe a proposta mais elevada e dá à actual equipa 7 dias para satisfazer as suas exigências financeiras. Estas podem variar consoante o estatuto do free agent e a sua lealdade para com a equipa actual. Mesmo que faças a proposta mais elevada, isso não significa que ele irá assinar pelo teu clube. Ele assinará ou não pela nova equipa, conforme a tua equipa actual satisfaça ou não as suas exigências financeiras.” in Guia

Qual a tua opinião sobre os Free Agents?

Oolong - Contra...

Pryce Foi uma forma que o PPM encontrou para pôr as melhores equipas de sobreaviso. Implica que os users têm de estar precavidos dessa situação, quando determinado jogador atinge os 26. Na minha opinião, penso que isto vem dar algum “sal” ao jogo, pois permite que as equipas mais fracas adquiram bons jogadores, ainda que numa fase descendente das suas carreiras. Ao mesmo tempo, implica que as melhores equipas tenham substitutos para esses jogadores que saem livremente.  

SirBaptista - É uma medida que obriga a uma maior e melhor gestão do plantel e das questões financeiras… Temos de ter sempre muitocuidado na atribuição dos prémios de temporada, pois podem fazer-nos poupar alguns milhões para manter os nossos craques e devemos ter sempre algum dinheiro pronto para na altura do jogador ir para o mercado, termos poder financeiro para o manter na equipa, caso o queiramos. Em parte gosto dos free agents, pois dá sempre mais alguma competitividade, pois irão certamente haver equipas grandes que vão deixar sair alguns craques e equipas mais pequenas a aproveitá-los. Mas a verdade é que chegará a minha altura de ter jogadores a tornar-se free agents e quando lá chegar, não sei se irei achar tanta ‘’piada’’.

 



“Antes de começar, gostaria de frisar que o mercado de Free Agents é importante para um jogo como este. Caso contrario os treinadores das melhores equipas iriam ficar nessa posição durante muitas temporadas e sem o que fazer nas suas equipas. Isso não seria positivo, já que uma equipa poderia actuar durante 10 ou 15 temporadas com a mesma equipa. É necessário haver algo onde jogar e o mercado de Free Agents será esse elemento que será o próximo grande desafio para os treinadores veteranos e também uma oportunidade para os novos treinadores terem nas suas mãos alguns jogadores de grande experiência." in PPM notícias (hóquei do gelo)

Consideras que o Free Agent poderá ser considerado como uma forma de “destruir” os plantéis? O que farias de diferente?

Oolong - Esta situação ainda não aconteceu no meu plantel, não tenho opinião formada...

Pryce Não sei se é uma forma de destruir os plantéis. É evidente que uma equipa que vem treinando um jogador, ao longo de várias épocas, vê-se, de um momento para o outro, na iminência de o perder. Mas também é verdade que as equipas têm de se preparar para essa situação, arranjando alternativas caso não queiram lutar pelo jogador. É tudo uma questão de planeamento e de gestão. 
Não é fácil encontrar uma alternativa a esta situação: foi uma forma de “dar que fazer” às melhores equipas e dar algumas hipóteses às equipas mais fracas. Não sei que alternativa pudesse haver. 

SirBaptista - Com uma boa gestão, dificilmente haverão alterações significativas nos plantéis, mas claro que haverá sempre uma ou outra mudança, que certamente trará maior competitividade. Eu não mudaria grande coisa.

 



furaredes “Sim o passe e a técnica tem o mesmo peso como secundário, mas o passe serve mais para que o redes faça um bom passe e que seja mais ágil a defender com o stick. Enquanto a técnica torna o teu redes mais elástico com rapidez e com um bom posicionamento. E agora coloco aqui uma questão será que vale a pena estarem a treinar o passe no mesmo nível que a técnica? Até quanto? Até agora pelo menos aqui não há provas que se para tornar um melhor redes e útil,tenha de ter o passe e técnica no mesmo nível. Pq normalmente faz-se mais uso a posicionamento e elasticamente, que passe e agilidade a defender com o stick num redes.” in Fórum da seleção em 19.01.2012

Muitos utilizadores utilizam o famoso “100-50-50”; outros decidem apostar mais em atributos que acham que podem fazer diferença para a posição que ocupa o jogador; outros treinam atributos secundários, como por exemplo, ataque nos defesas, defesa nos alas, etc... Qual a tua opinião sobre este tema?

Oolong - Normalmente treino 100-50-50, mas em algumas situações altero a formula devido à qualidade dos atributos...

Pryce - Cada um tem a sua opinião (e aqui há também algum segredo!). Em geral, treino os meus jogadores nesse rácio, mas abroexceções: nos defesas, a técnica supera o treino das skills secundárias; nos wings, dou um rácio diferente às skills secundárias.

SirBaptista - Eu também opto pelo 100-50-50, mas tirando os guarda-redes em todos os outros jogadores há sempre um atributo a mais que os ponho a treinar. Nos defesas também treino a técnica, pois um defesa com agressividade e sem técnica, está mais tempo fora do ringue do que dentro. Nos centros e alas o remate é também muito importante, portanto tento ter o remate sempre acima dos atributos secundários. Nos alas tenho sempre o cuidado de ter a técnica um bocado acima da agressividade para evitar suspensões.
 

 

Táticas

“Se tiveres a opção de tirar o guarda-redes activada, a tua equipa tomará esta medida, se restar menos de 2 minutos do tempo regular e a tua equipa estiver perdendo por um golo. Desta forma, vais ter um atacante extra no ringue e uma chance maior de empatar a partida.“ in Guia

Muitos treinadores optam por retirar os guarda-redes se estiverem a perder. Achas que poderá ter efeito ou é um milagre que se consiga marcar um golo? Costumas utilizar?

Oolong - Utilizo sempre..

Pryce - Já ganhei e já perdi jogos assim. É uma opção que uso.

SirBaptista - Acho que aumenta sempre um bocado as hipóteses de marcar na recta final do jogo e por isso costumo utilizar.

 



“Um estilo de jogo mais acertado também ajuda a conseguir um melhor resultado. Existe algumas coisas a lembrar. Primeiro: Para cada estilo de jogo existe uma contra-táctica efectiva. Segundo: Cada equipa tem forças e debilidades diferentes e por isso diferentes estilos de jogos podem adaptar-se melhor a diferentes equipas. Outra coisa importante é se a tua equipa é a favorito ou não para o jogo.” inGuia.

Quando o jogo arrancou, existiam as “contra-táticas”,que davam vantagem sobre a equipa adversária. Á um tempo atrás deixou de ter tanta importância. Do teu ponto de vista, um jogo ainda poderá ser resolvido tendo em conta este aspecto?

Oolong - Continua a ser importante...

Pryce - Em termos “de o user ter a sua mão no jogo”, o futebol é mais interessante do que o futebol: há dezenas de possibilidades de posicionamentos dos jogadores, que são multiplicadas pelas diversas opções táticas. No hóquei, dada também a natureza do próprio jogo, essa “mão do user é mais limitada. As táticas e as contra-táticas eram fatores que davam alguma dessa “mão” ao jogo. Agora até isso está esbatido e o jogo torna-se cada vez mais previsível. É mais fácil haver surpresas e incertezas no futebol do que no hóquei. No futebol, é possível uma equipa vir da 2ª e lutar pelo título (veja-se o Salgueiros). No hóquei, isso é praticamente impossível. O hóquei está a ficar um pouco estagnado e a menos que algo seja feito, dentro de duas, três épocas haverá menos users neste desporto. Eu digo isto quando prefiro o hóquei ao futebol, porque sempre gostei de jogos online de modalidades que não me sejam muito familiares! Mas vejo o hóquei muito preso às mesmas fórmulas, às mesmas rotinas…

SirBaptista - Claro que sim… Pelo que tenho visto, apesar de em menor relevância, as contra-tácticas ainda dão uma boa vantagem a quem as sabe utilizar.

 

Seleção

Existe consenso nesta questão, embora um comentador tenha dado uma sugestão bastante interessante...

Como se sabe, o campeonato do Mundo é jogado apenas no final da época... Mudarias este formato? Em caso afirmativo, como estruturarias esta competição?

Oolong - Está bem como está...

Pryce - Não tenho uma opinião formada sobre este assunto. Mas acho que, sendo todas as épocas, o mundial perde algum do seu

 prestígio. Preferia que fosse de duas em duas épocas: daria tempo às seleções de renovar os seus plantéis e daria prestígio ao Mundial.

SirBaptista - Não. Concordo que aconteça na altura em que as equipas já não têm jogos oficiais, senão o interesse pelo jogo nessa altura seria quase nenhum.

 

Se não leste a parte das questões gerais (1ª,  2ª e  e 4ª) do artigo, poderás faze-lo aquiaquiaqui e aqui! Se não leste a parte de futebol poderás faze-lo aqui!

È tudo! Espero que todos estes artigos tenham agradado á comunidade. Agradeço a toda a gente que colaborou, pela paciência que tiveram para responder ao autêntico "interrogatório" que enviei! A eles o meu muito obrigado!