Ώρα:

Οι ομάδες σας:
Επικοινωνία
Public account
  PRO Ζώνη
1330 μονάδες
Αγοράστε μονάδες
Βρίσκεσαι σε δημόσιο λογαριασμό. Εάν θέλεις να παίξεις το παιχνίδι η να συμμετέσεις στη συζήτηση, πρέπει να συνδεθείς. Αν είσαι νέος χρήστης, πρέπει πρώτα να εγγραφείς.

  PowerPlay περιοδικό

O que dizem os experts... Questões gerais (III)


O que dizem os experts... Questões gerais (III)

Quantas vezes não nos surgem perguntas ás quais não temos resposta? Quantas vezes "passam" despercebidos determinados detalhes aos quais só mais tarde percebemos que afinal não demos a devida importância? Quantas vezes gostaríamos que um treinador mais experiente nos respondesse a algumas dúvidas que temos? Pois é! A Magazine e alguns treinadores, elaboraram algumas perguntas para que alguns treinadores, que se poderão considerar experts no PPMdessem a sua opinião sobre algumas matérias.

Devido ao facto do artigo ser muito extenso, este irá sair por 3 grandes temas: questões gerais, futebol e hóquei. Estes temas ainda poderão ser divididos por partes, para que os leitores não fiquem aborrecidos pela extensão do artigo.

 

Questões Gerais

Competições

No final de cada época haverá uma reorganização das duas ligas mais baixas em cada país. Isto quer dizer que as ligas que ficarem vazias serão encerradas e as equipas activas serão concentradas no menor número possível de ligas. Esta reorganização é necessária para manter o jogo interessante e evitar um número grande de equipas sem treinador. Durante a reorganização, pode acontecer que algumas equipas das ligas mais baixas sejam promovidas um nível.” in Guia

Outra questão que á uns tempos atrás estava a levantar alguma polémica...

Também um tema que tem levantado de certa forma os ânimos é o facto do esquema em pirâmide ser um pouco injusta, porque as equipas mais fortes ficam concentradas numa ou numas divisões, etc. Se fosses tu, como resolverias esta situação?

Larsson22 - É assim em todos os jogos que conheço e é assim na realidade também.
Todos pretendem chegar à Liga I e ai não há duvidas que quem for mais forte atingirá esse objectivo. Quanto mais dificil a liga em que se encontrem, melhor preparados estarão no momento em que subam para o nível seguinte. Podem demorar mais tempo a chegar à Liga II por exemplo, mas creio que o importante é chegar-se à I.

Oolong - Não tenho opinião sobre isto, mas penso que isto está a tentar ser resolvido pelos donos do jogo...

paulo79 - Penso que falas da taça de Portugal. Se é nessa competição que falas já foi dada a sugestão do sorteio puro a qual eu concordo. Em relação ao campeonato sinceramente não vejo solução para resolver isso.

GizmoStyle - Não concordo. No hóquei estive sempre na II.1 e comecei mais tarde e por isso sei o que reclamam na parte do futebol. Mas como em qualquer outra divisão, se não subimos mais cedo é porque há equipas mais fortes que a nossa, por isso há que culpar a nós próprios pelo insucesso e não o sistema.

Pryce - Esta é uma questão difícil, porque é uma questão de base, que vem já com o próprio jogo. Neste problema vejo dois aspetos:
1.A pirâmide do PPM é muito alargada: o primeiro nível tem 1 divisão, o segundo tem 4 divisões, o que implica, em termos de proporcionalidade, ter 16 divisões no 3º nível, 64 no 4º nível, etc…. Isto dá muitas equipas que a maioria dos países, se calhar, não arranja. Mas estando a pirâmide assim organizada, das duas uma: ou o PPM assume esta proporcionalidade e tem criadas, à partida, as divisões necessárias para cada nível, preenchendo-as, na falta de users, com bots; ou assume o seu erro de julgamento e altera esta “pirâmide alargada” por outra mais afunilada (questão que seria muito problemática). De facto, o PPM assumiu que haveria (haverá??) users suficientes em cada país para preencher este número de divisões. Talvez isso se verifique em outros países mas em Portugal isso é mais difícil. Eu preferiria uma pirâmide mais afunilada: 1 divisão no topo, 2 no 2º nível, 4 no 3ª, 8 no 4º,… Ou então, numa solução de compromisso, 1 divisão no 1º nível, 3 no 2º, 9 no 3º, 27 no 4º,… Seria mais desafiante e mais prestigiante, ainda que muitos users pudessem contestar esta solução…

2.Assumindo a sua própria criação, o PPM tem (é uma obrigação e não há justificação possível para não o fazer) de ter criadas em cada nível, as divisões necessárias. Assim sendo, havendo 16 divisões no 4º nível, os users deve entrar sucessivamente para a 3.1, 3.2, 3.3, 3.4,… até à 3.16. Depois o ciclo volta ao início (3.1, 3.2,…), sendo os bots substituídos gradualmente pelos novos users. As divisões têm de ser preenchidas horizontalmente e não verticalmente! Isto é ponto assente, sob pena de muitos users saírem.Acho inaceitável que as divisões sejam criadas apenas quando entram novos users! É totalmente inconcebível! Estou com aqueles que, nas divisões inferiores, vêem users mais novos passar-lhes à frente, apenas porque o PPM NÃO ASSUME o seu erro de julgamento. Muito sinceramente, se acontecesse comigo (talvez no andebol venha a acontecer!), deixava esse desporto, pois é uma situação muito injusta.

lmalves - Random ou atribuir níveis as divisões e alinhar as equipas que descem e sobem mais fortes nas divisões mais fracas, mas sempre tendo em conta o nivelamento entre ligas da mesma divisão.

PedroPerry - Tal como já disse no fórum, não vejo que haja grandes problemas causados por isso. Em minha opinião quanto mais competição melhor. Seja como for, existe sempre a possibilidade de as equipas serem distribuídas todos os inícios de época pelas divisões abertas em função da sua qualidade para equilibrar as divisões. Mas creio que isso só interessa aos mais fortes de cada divisão!

SirBaptista - A única solução seria colocar os despromovidos nas divisões inferiores aleatoriamente, ou seja, em vez de, por exemplo, o 20º da I.1 ir para a II.4, o 19º ir para a II.3… fazer esse processo de forma aleatória.

 



br3akA questão é que a 1.1 está muito, mas muito acima. E isso dificulta imenso a quem vem debaixo, pois o desnivel é muito evidente. Se bem que, participar é sempre bom. Antes estar lá que não estar de todo.in Fórum da liga II.2 em 26.01.2012

Em ambos os desportos assiste-se a uma certa “elitização” dos clubes nas ligas. O que tens a dizer sobre isto e o que farias para combater esta situação?

Larsson22 - As equipas de top em cada desporto, estão no topo das ligas porque conseguiram evoluir mais rápido que os adversários com quem competiram. A forma de o combater, é definir estretégias que permitam às suas equipas evoluir mais rápido que a elite.

Oolong - É normal...

paulo79 - Compreendo que seja frustante para quem começa agora verificar o "fosso" que já existe entre as equipas de topo. No entanto quem joga este tipo de jogos sabe que é algo que acontece em todos os jogos. Certamente com o acumular das épocas os users mais antigos acabam por se fartar e desistem dando vaga uma nova hegemonia de novos utilizadores.
Mas talvez se as novas equipas tivessem jogadores mais competititvos e uma maior % de bons jogadores a sair da academia talvez se sentissem mais motivados.

GizmoStyle - Não penso que deva ser combatido de forma artificial. O jogo está no inicio ainda, quando as equipas estiverem em igualdade de circunstâncias a nivel de instalações e estádios a rotação no topo será muito maior.

Pryce - Aqui não há volta a dar. Acontece em todos os jogos online: quem chega mais cedo à frente, arranca na frente. Aos outros, cabe o papel de desafiar e de destronar os que estão nas posições cimeiras. Não há nem haverá uma solução justa. Há que aceitar apenas. Como muitos, estou em outros jogos online e apenas aqui estou na divisão do topo. Mas os outros jogos não deixam de ser interessantes e motivantes apenas por estar na cauda das divisões: aqui há sempre a motivação de se chegar a esse topo!

lmalves - Infelizmente, isso assiste-se em todos os managers online, onde existe sempre um lote de equipas mais fortes que outras e o PPM não foge a regra.
Como em tudo o dinheiro manda, talvez uma das medidas fosse o nivelar os prémios dos patrocinadores. Por exemplo, a diferença entre o melhor contrato de patrocínio e o pior contrato de uma divisão não exceder um valor. isso a meu ver iria equilibrar mais o desenvolvimento das infraestruturas que dão vantagem a A em relação a B.

PedroPerry - Se bem entendo a pergunta, queres dizer que alguns clubes são já muito mais fortes e que se destacam facilmente dos demais.
É um processo natura de um início de jogo. É natural que assim aconteça e só com o evoluir do jogo é que esta situação poderá ser dissipada. Os outros jogadores terão de estar muito atentos e evoluir sempre. Creio que no hóquei por exemplo agora com os free agents essa margem poderá começar a dissipar-se. O problema é a distribuição dos dinheiros...
No entanto, não vejo solução para alterar o estado das coisas. Como distribuir melhor os dinheiros? Essa será para mim a questão.

SirBaptista - Não há grande coisa a fazer, pois quanto melhor forem as equipas agora, mais facilmente ganharão mais dinheiro e consequentemente poderão ir melhorando ainda mais em relação às outras equipas. Uma boa medida nesse aspecto foi a implementação dos free agents.

 

 

Questão interessante para quem vai inicar um novo desporto aqui no PPM...

(Larson)O que é mais positivo...começar logo no topo ou pela divisão mais baixa?

Larsson22 - Não sei responder, no hóquei comecei da III e no futebol comecei na II, por isso só conheço uma face da moeda. Mas com planeamento é possivel chegar lá, onde quer que se comece.

Oolong - Esta questão não se coloca actualmente...

paulo79 - Eu acho que é melhor começar no topo.

GizmoStyle - É relativo. Independentemente de começar por cima ou por baixo o mais importante é começar a ganhar, porque é das vitórias que vem as receitas.

Pryce - Aqui também não há uma resposta. Depende daquilo que o user pretende: uma gestão mais planeada, mais pensada, requer uma divisão inferior, onde a pressão de ganhar não é tão grande. Começar pelas divisões inferiores, dá tempo de desenvolver as instalações, a equipa, sem pressão. Começar no topo pode exigir mais em termos de resultados. No topo, há também a vantagem de se receber mais dinheiro. Mas, como disse, depende muito daquilo que o user queira.

lmalves - Começar numa divisão mais baixa, para te ires ambientando ao motor de jogo.

PedroPerry - Claramente logo no topo. O dinheiro é muito diferente.

SirBaptista - Creio que começar logo nas divisões superiores será melhor e ao olharmos para a I.1 portuguesa, podemos ver que a grande maioria ou já começou na primeira divisão ou chegou lá rapidamente.

 



Pedareosa Não sei se é embaraçoso ou não, tem sido assim todos os anos com 1 ou outra excepção. Evidente que não temos equipas para ombrear com as melhores do PPM, mas na minha opinião temos equipas para fazer melhor do que temos feito. in comentário ao artigo As competições internacionais de Hóquei, época 8

(PedroPerry)Os jogadores portugueses dão pouca importância às competições internacionais. Será por falta de confiança nas capacidades?

Larsson22 - Depende do plano de cada um. É notório que é complicado apostar nas 3 competições existentes ao longo da temporada, sendo que mesmo a Taça só é dura durante 4 ou 5 rondas. Esta temporada tem sido notório, a equipa que mais apostou internacionalmente abdicou completamente da Liga.. depende da estratégia de cada um.

Oolong - Eu dou muita importância, cada um gere a sua equipa à sua maneira... :)

paulo79 - Falando por mim eu dou valor ás competições internacionais só que não dá para arriscar tudo nessa competição já que existem muito melhores equipas que a minha e é o campeonato que te dá dinheiro daí ser mais importante para mim uma boa classificação na Liga.

GizmoStyle - Penso que todos fazem uma avaliação daquilo que podem retirar da competição e será injusto considerar que é falta de confiança. De certeza que fazem a avaliação que será mais benéfico apostar na Liga (ou Taça) para voltar à competição Europeia na temporada seguinte, do que apostar na competição Europeia e no ano seguinte não participar em nenhuma.

Pryce - Muitos planteis não têm capacidade de estar, na máxima força, envolvidos em várias frentes. As minhas equipas, quer seja no hóquei quer seja no futebol, não têm de certeza essa capacidade de se alargar. Então, há que tomar decisões, definir quais são as nossas prioridades no momento para a equipa. As competições internacionais são, em larga medida, secundárias em relação à liga nacional, pelo menos nas equipas que não querem estar simultaneamente com “dois pássaros na mão”…

lmalves - Não acredito que seja por falta de confiança, penso que será mais porque temos em campeonato muito equilibrado e para se estar a apostar nas competições internacionais gastamos energia que nos pode vir a fazer falta no campeonato, mesmo que seja só para lutar pelo meio da tabela.

PedroPerry - Da minha parte, no futebol tenho dado muita importância, mas por falta de qualidade e por medo de perder o comboio no campeonato, no hóquei abdiquei por completo...

SirBaptista - Como se pode ver pelos rankings, Portugal está uns furinhos abaixo de outros países e essa diferença faz com que as equipas portuguesas tenham algum medo de arriscar e poder estragar assim as competições nacionais.

 

Se não leste a e parte do artigo, poderás faze-lo aqui e aqui!

Não percas a próxima parte que irá sair para a semana!