Entrevista com Peter Stastny
Sr. Stastny, em primeiro lugar gostaria de agradecer o facto de ser o padrinho do hoquei no PowerPlay Manager. Por favor diga-nos onde ouviu falar deste projecto e qual a sua opinião sobre o mesmo.
Eu ouvi falar do PowerPlay Manager na comunidade do hoquei e gosto do facto de ser um projecto Eslovaco. Projectos semelhantes de hoquei são bastante populares nos Estados Unidos e fico feliz por este que é Eslovaco ter uma grande quantidade de adeptos.
Jogos que permitem às pessoas tornarem-se managers das suas próprias equipas estão a desenvolver-se rapidamente na internet nos ultimos anos. Tem alguma experiência neste tipo de jogos?
É claro, tal como disse anteriormente, estes jogos são muito populares e já ouvi falar de vários projectos semelhantes.
Vem de uma familia de hoquei. A tua linha com os irmãos Anton e Marian semeavam o medo entre os adversários na NHL. Neste momento os teus filhos, Yan e Pan jogam na mesma liga. Como é possivel haver tanto talento na sua familia?
É uma dádiva de Deus, o nosso talento, mas também custou muitos sacrificios, trabalho duro e amor pelo desporto. Como pai, fico feliz por os meus filhos terem encontrado um trabalho que os satisfaz, um trabalho de que gostam e onde obtêm resultados.
Os teus filhos vivem num continente diferente. Com que frequência os vês? As tuas obrigações profissionais possibilitam que assista a jogos dos teus filhos ao vivo?
Eu viajo para os EUA regularmente para estar com a minha familia e de tempos a tempos vejo jogos deles. Se forem jogos importantes, então eu e a minha mulher iremos até lá. Nós vemos o Janko com mais frequência porque ele joga nos St. Louis Blues.
Quais as razões para o pouco sucesso da selecção Eslovaca no Campeonato do Mundo?
Em primeiro lugar é a gestão da equipa. Não apenas a presença do Sr. Siroky mas neste caso também a gestão profissional. Uma parte substancial da responsabilidade cai sobre o treinador principal. Ele não conseguiu cumprir com sucesso a sua missão tal como já aconteceu por diversas vezes no passado.
Aparte do sucesso no gelo também foi bem sucedido na politica quando foi eleito para o parlamento Europeu. Qual a razão para ter iniciado uma carreira politica? Qual o seu papel no parlamento europeu? As espectativas que tinha antes de ser eleito estão a ser satisfeitas?
São várias questões mas tentarei responder a elas uma por uma. Eu envolvi-me na politica porque tenho um sentimento de responsabilidade, um desejo de contribuir para um melhor futuro dos jovens e das próximas gerações. Também foi uma hipotese de fazer algo com significado. Isto dá-me prazer e dessa forma estou satisfeito com o meu trabalho. Eu tento representar a Eslováquia o melhor que posso no parlamento europeu mas ao mesmo tempo tento defender os valores democráticos. Sou o lider da delegação Eslovaca do Partido Popular Europeu e trabalho na Comissão do Comércio Internacional e na dos Orçamentos. Também sou membro da delegação para as Relações com os Estados Unidos, Delegação à Assembleia Parlamentar Euro-Latino-Americana e Delegação para as Relações com Israel. As expectativas? Estou satisfeito a longo termo com as expectativas que tinha à cinco anos atras.
Quais os teus planos e objectivos para o futuro próximos?
Gostariamos de ter sucesso com a nossa equipa SDKÚ-DS e pessoalmente gostaria de continuar como lider da delegação Eslovaca. O objectivo mais próximo é ter sucesso nas eleições para o PE em que trabalhei como lider. Gostaria de continuar o meu trabalho e peço o voto de todos os adeptos do hoquei.
Costumava ser o General Manager da selecção Eslovaca de hoquei. Ganhou o Campeonato do Mundo em 2002 nessa função. Gostaria de dar algum conselho aos treinadores que jogam PowerPlay Manager?
O objectivo de qualquer treinador, seja ele real ou virtual, é criar um conjunto de jogadores com o objectivo final de criar uma equipa com qualidade, cheia de sinergias e não apenas um conjunto de talentos individuais excepcionais.