Curiosidades! 3º Capítulo...
Porque bocejamos? E porque bocejar é tão contagioso?
Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de gás carbónico no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isso porque a quantidade de oxigenio na corrente sanguínea aumenta.
Na espécie humana, a imitação é muitas vezes um acto reflexo. O bocejo, por ser um instinto básico e primitivo, acaba por se tornar um estímulo para as pessoas que o observam. A resposta do corpo é praticamente automática, de forma similar ao que acontece com o riso em situações de grupo.
Quanto tempo dura um sonho?
Dantes acreditava-se que os sonhos aconteciam em frações de segundos, mas hoje sabemos que eles acontecem em tempo real na nossa mente, na mesma velocidade que imaginamos estar vivenciando-os. Um sonho costuma durar de 10 a 40 minutos e relaciona-se sempre com nossos medos, preocupações, desejos ou coisas que estão para acontecer. Há pessoas que acreditam não sonhar, mas elas apenas não se recordam com o que sonharam. Para nos lembrarmos de um sonho, é preciso acordar no momento em que ele acontece.
Como surgiu o nome Alá?
O termo Alá, designação de Deus entre os muçulmanos, vem do árabe al-Ilah. A palavra é a junção do artigo al (o) com ilah (que significa deus, divindade). Ilah, por sua vez, vem do radical alaha (adorar). A origem deste pode ser traçada a partir de escritos semitas anteriores, nos quais a palavra para Deus era Il ou El.
Por que o judaísmo não acredita que Jesus Cristo tenha sido o Messias?
Segundo o rabino (ou Rabi) Busquila, da Congregação Israelita Paulista (no Brasil), os judeus consideram Jesus uma pessoa comum, tão humana quanto qualquer outra. "Ele foi uma pessoa boa, inteligente, um líder carismático e também foi judeu", explica o rabino. De acordo com ele, o judaísmo não aceita a ideia de que um homem viraria Deus ou vice-versa. "Foram os apóstolos que desenvolveram a teoria do Cristianismo, já após o falecimento de Jesus, que nunca afirmou ser filho de Deus", afirma Busquila. Segundo ele, os judeus não acreditam que houve ou haverá um Messias, mas sim uma era messiânica, na qual toda a humanidade aceitará e lutará pela paz.
Algum animal entende a língua dos homens?
De acordo com o zootecnico Alexandre Rossi, muitos animais entendem palavras pronunciadas por nós. Ele enfatiza que, de acordo com testes realizados, os que se mostraram cientificamente mais aptos foram os bonobos (O bonobo (Pan paniscus), também chamado chimpanzé pigmeu e menos frequentemente chimpanzé anão ou grácil), os chimpanzés e os papagaios.
Сподели в Facebook Сподели в Twitter Сподели в MySpace