Andebol - Temporada 15
Terminou mais uma temporada do andebol. Mais uma repleta de surpresas, novidades e muita emoção. Quem se destacou? Quem desiludiu? Neste artigo iremos destacar os jogadores e as equipas em destaque nesta temporada.
Liga I
A equipa Sampaio Andebol sagrou-se campeã pela primeira vez após três anos consecutivos a terminar no segundo lugar do pódio. Desta maneira impediu o tetra da equipa do Damamipa, finalista vencido. Na luta pelo terceiro lugar, estiveram as equipas do BoavistaFC2013 (nunca atingiu um terceiro lugar) e da Academia Sporting Clube (que desejava repetir o 3º lugar das temporadas 10, 11, 12 e 13), tendo a equipa de levado melhor por 2 a 1. O Milheiroense fez o seu melhor resultado de sempre suplantando o sexto lugar da época transata ficando no quinto posto e o Sport Seixal Benfica pelo sexto. A equipa de Cape Verde Sharks terminou em sétimo posto (repetindo a classificação da longínqua temporada 8) e a equipa Feijó AC que na sua época de estreia na Liga I, terminou a época tranquilamente no 8º lugar. A fase de despromoção terminou com a seguinte classificação:
9º Braga Bombers
10º CDTNovas
11º Pampilhosense
12º Lima Team
13º Saint John Athletics
14º Joca Dias Team
Deste modo, desceram à Liga II as equipas de Lima Team, Saint John Athletics e Joca Dias Team. A equipa Lima Team encontrava-se na Liga I desde a temporada 10, enquanto a equipa de Saint Johan Athletics tinha subido à Liga I na época anterior. Já a equipa Joca Dias Team desceu de divisão por desistência do seu treinador. No sentido inverso temos na Liga I os regressos das equipas majista (proveniente da Liga II-2) e Ferroclube AC (proveniente da Liga II-3) e a estreia da equipa de ScP – Best (proveniente da Liga II-1).
Os jogadores em destaque nesta época foram:
Melhor marcador- Norberto da Costa – Damamipa – 489 golos
Jogador com mais assistências- Sandro Encarnação – Cape Verde Sharks – 174 assistências
Melhor Guarda-redes- Marco Mendonça – Academia Sporting Clube – 44,12% de defesas
Liga II
Como referido acima as equipas de ScP – Best, majista e Ferroclube AC venceram os playoffs mas também as fases regulares com uma relativa facilidade. De salientar o desaparecimento da equipa Talented Team, que militava na Liga II-3 que disputou a subido com a equipa e Ferroclube AC. Outro aspeto negativo é o numero de equipas não ativas nesta Liga, 11 em 42, o que enfraquece as nossas ligas, sendo um objetivo que deixo para 2018 que cada treinador ativo traga um amigo para o jogo.
Os jogadores em destaque foram:
Melhor marcador- Thijs Schenk– SCP Best – 663 golos
Jogador com mais assistências- José Cintra – Fire Eagle AC – 307 assistências
Melhor Guarda-redes- Selmar Nõgel – SCP Best – 57,89 % de defesas
Liga III
Na Liga III de salientar a subida da equipa do Pauma Andebol, a única equipa ativa que subiu à Liga II.
Continuem a ler a PPM Magazine.
Abraços a todos