19ª época de hóquei - análise
O BOM, O MAU… E O VILÃO!
O BOM…
A LUTA PELOS LUGARES DO PLAYOFF
Excetuando a luta pelos dois primeiros lugares, esta época a luta pela melhor posição para o playoffs assumiu uma intensidade e um grande entusiasmo, com cinco equipas a lutaram intensamente palmo a palmo. Praticamente desde o início da época, Benfica 82, ADN, Lima, Spartans e Milheiroense perfilaram-se como as equipas que iriam travar esta luta épica durante as 38 jornadas da Fase Regular. No final, a ordem foi quase a inversa da Fase Regular, com a equipa de Pryce (ainda e sempre a equipa que melhor hóquei pratica!!!) a terminar no último lugar do pódio.
BENFICA 82
Na sua décima época na Liga I, a equipa de jcfm fez uma época de encher o olho. Na época regular, contra equipas teoricamente mais apetrechadas, o Benfica 82 teve uma campanha irrepreensível, terminando no pódio, a primeira vez que tal acontece. Depois, nos playoffs, as coisas não correram tão bem e a equipa acabaria em 6º lugar final. No entanto, este resultado final em nada macula a prestação da equipa de jcfm e espera-se a continuação deste resultado nas épocas vindouras.
SPORTING PORTUGAL
Apesar de não ter conquistado o tão desejado 2º título, a equipa de Larsson tem de ser incluída no rol dos bons pois é a única que pode inquietar o dominador Shui Xian. Na época regular segui a equipa de Oolong que nem uma sombra. Depois, nos playoffs, após ter despachado Milheiroense e Lima (este, com alguns apertos!), fez os possíveis para desfeitear o campeão: ainda deu algumas esperanças aos seus adeptos no primeiro jogo, batendo o Shui Xian, em sua casa, por uns expressivos 5-1 (!!), mas depois a equipa de Oolong emendou a mão e acabaria por renovar o título.
LOBOS DA SERRA
Por se ter estreando nos playoffs, apenas na sua 3ª época, a equipa de lobisomen merece também o nosso destaque. E tal qual um lobo solitário, a equipa fez uma travessia, leia-se Fase Regular, quase sozinho, apenas incomodado pelos Navigators até à 31ª jornada, altura em que seguiu sozinho, conquistando um merecido 8º lugar. Nos playoffs, já pouco se esperaria, depois de “apanhar” o Shui Xian logo na 1ª ronda mas a época brilhante estava conseguida!
SAMPAIO FLYERS
Estrear-se na 1ª liga e logo garantir a manutenção não é pequeno feito mas a equipa de michelvaillant7 parece ter ascendido à principal divisão com os pés bem assentes na terra e promete continuar a lutar para se chegar ainda mais acima. A observar nas próximas épocas…
NM ARDENSE E PAMPILHOSENSE
Perseguiram-se mutuamente ao longo de toda a época e protagonizaram uma das lutas mais interessantes da 1ª Liga, a fuga à despromoção direta. Durante algum tempo, a equipa de pafpires parecia ter o 16º lugar assegurado mas uma ponta final dos comandados de premer inverteu a classificação e a estreia em glória na 1ª liga do Pampilhosense esfumou-se nas últimas 3 jornadas. Para o NM Ardense é a manutenção finalmente depois de épocas num constante sobe-e-desce. Para o Pampilhosense é a certeza de que o regresso a este patamar não deverá tardar.
ANACONDA ANGELS, RED VIPERS, SADINOS, FERROCLUBE
Cada uma destas quatro equipas foi campeã da sua respetiva divisão, ascendo por isso à divisão principal. Anaconda Angels, Red Vipers, Sadinos e Ferroclube merecem, por isso, todos os parabéns! Para qualquer uma delas será uma estreia! Na época que agora finda, foram também 3 os estreantes. É bom ver o hóquei com “sangue novo”, especialmente na 1ª liga, e esperemos que esta passagem traga ânimo a muitas equipas e que outras se juntem a este jogo fantástico.
O MAU
RABO TEAM
Depois de ter conquistado um lugar nos playoffs na última época e de ter estado na Taça dos Vencedores das Taças, por via da sua presença na final, frente ao Shui Xian, esperava-se um pouco mais da equipa de Rubesiano. Mas, esta época, a equipa parece ter-se enredado em “ervas traiçoeiras” e cedo perdeu o comboio dos 8 primeiros, terminando em 10º, a 18 pontos do 8º. Nos playoffs, ainda recuperaria um lugar mas que não faz esquecer uma época algo dececionante. A rever nas próximas épocas…
MINISNOWBALL
Era uma equipa com algum historial. Era também comandada por um user que parecia de pedra e cal no jogo mas a equipa acabaria por desistir e juntar-se-ia ao Atouguia Bulls como as duas equipas sem manager. Os Bulls acabariam por cair para a 2ª liga mas a ex-equipa de Minisnowball ainda se manterá por mais uma época, até que caia de vez.
BRAGA PREDATORS
Depois de ter garantido a permanência na sua época de estreia (atenção Flyers!), a equipa de JonasO parecia ter conquistado um lugar na 1ª liga e esta época, com mais ou menos dificuldades, evidenciava garantir novamente a manutenção. Mas nada disso aconteceu: a equipa foi uma sombra da época passada e terminou num muito dececionante último lugar, com apenas 6 pontos, fruto de 2 vitórias conquistadas logo nas 3 primeiras jornadas. Depois disso, foi sempre a descer e, à passagem da 1ª volta, já a equipa se encontrava na cauda do pelotão, donde nunca mais sairia.
O VILÃO!
Este parágrafo era para ser chamado "O Campeão" mas, devido à forma como o Shui Xian vem dominando o hóquei luso, usurpando tudo, nada deixando para os restantes, "o vilâo" parece-me adequado (com as devidas desculpas ao Oolong!).
E então que dizer, após mais um triunfo do Shui Xian? Os números e o palmarés…? Bem, este foi o 12º título absoluto para os homens do chá. O 3º consecutivo! Foi também o 15º da Fase Regular e desde a 11ª época, quando o Laëtus conquistou a Fase Regular, que mais ninguém conquistou este particular. Das equipas ainda em atividade, além do Sporting Portugal, com 1 título absoluto, e dos Spartans, com 1 da Fase Regular, mais ninguém conquistou títulos. E não se prevê que haja novidades neste particular, a não ser que a equipa de Larsson, com a Dona Sorte a dar a sua mãozinha, desminta este prognóstico!