Futebol, época 15. Balanço e estatísticas.
Liga I
Na principal liga do futebol, o campeão foi a equipa BlackDragons_Porto terminando a prova com mais 5 pontos que o segundo classificado, o Sporting Portugal e com mais 6 sobre o terceiro, a Damamipa. Os campeões só sofreram apenas 17 golos (0,4 golos por jogo) em 42 jogos e marcaram 131 (3 golos por jogo), o que não deixa de ser uma marca fantástica e demonstradora da superioridade desta equipa. De referir que na época anterior os BlackDragons_Porto quedaram-se pelo quinto lugar a 24 pontos do 1º lugar. Este foi o 8º título conseguido pela equipa de Paulo Moreira (em 15 edições). Impressionante!
A equipa Estrela Latina (campeão da época anterior) ficou no 4º lugar a 19 pontos do 3º, a Damamipa.
Olhando agora para o outro extremo da tabela classificativa, desceram diretamente de divisão 4 das 5 equipas que tinham subido na época passada: Penicos Avulso, Alfornelos FC, Benfica de Famalicão e Lisboa 04 FC.
A quinta equipa que tinha subido de divisão na época transata foi a equipa Academia Sporting Clube que fez uma excelente época terminando a prova num fantástico 6º lugar.
Após a época regular e na ronda de despromoção todas as equipas do escalão principal (Gondomar FC, SL Warriors, Grémio At. Caldense e Só Pá Lenha) ultrapassaram os seus adversários carimbando a manutenção na Liga I-1.
No que diz respeito às estatísticas dos jogadores, tivemos os seguintes nomeados:
Melhor marcador
Norberto Queiroz - Damamipa - 42 golos
Jogador com mais assistências
Fernando Pestana - Damamipa - 24 assistências
Melhor guarda-redes
Nuno Alves - Sporting Portugal - 21 jogos em branco e 79% de defesas.
Curiosidades:
Das equipas que competiram na Liga I-1, na primeira temporada somente 6 equipas permanecem ainda na mesma Liga, BlackDragons_Porto, Grémio At. Caldense, Axadrezados, Lima Team, Sport Seixal Benfica e Milheiroense FC.
Deixamos agora algumas declarações do Manager campeão sobre a época que terminou.
Um desejo:
"Aproveitar também para desejar a toda a comunidade um ótimo 2015."
A última temporada:
"Em relação à temporada que agora findou, foi uma temporada em que o meu principal objetivo era a conquista do Campeonato Nacional, já que no anterior devido à minha aposta em ir o mais longe possível na Liga dos Campeões acabei por ficar mal classificado no campeonato. Essa aposta acabou por servir de lição já que, na minha opinião, não vale a pena apostar nessa competição já que é quase certo que não a vencerei e que a classificação no campeonato irá ser má e com isso uma quebra acentuada a nível de patrocínios.
Competições em que participou:
"Posso dizer que esta época que acabou foi muito boa já que em 3 competições venci 2 delas e na outra cheguei à final, não conto aqui a supertaça da liga já que não tinha qualquer interesse. Infelizmente e mais uma vez não consegui vencer a taça de portugal que para mim já é mais uma maldição."
A estratégia:
"Em relação à minha estratégia utilizada sempre foi em ter 3 equipas o mais equilibrado possível para depois em termos de gestão de energia fazer a diferença em relação ás outras equipas."
Expetativas para esta época:
"As minhas expetativas para esta época é tentar novamente ser campeão, embora com consciência que não irá ser fácil já que por motivos económicos fui "obrigado" a vender o tal equilíbrio de jogadores que tinha para rodar... e também pela subida de algumas equipas em termos de competitividade."
É sempre muito interessante e enriquecedor perceber como os managers de topo trabalham. Dá sempre para aprendermos um pouco mais.
Liga II
Os 4 campeões desta liga foram FC Baguim (Liga II-1), REBORDOSA A.C (Liga II-2), HRaKi (Liga II-3) e cromos (Liga II-4). NO que diz respeito ao decorrer das época, enquanto o FC Baguim e o cromos tiveram um final de época relativamente calmo, no caso das outras duas formações foi mais dificil e complicado. As equipas do REBORDOSA A.C e do HRaKi terminaram a temporada somente com um ponto de avanço sobre os seus adversários, o ADN FC e o Ferroclube, respetivamente. A equipa REBORDOSA A.C teve uma ultima jornada complicada pois partia com 3 pontos de avanço sobre o rival, logo um empate bastava, sendo que a derrota poderia ser fatal. Porém as coisas correram bem para aqueles lados e o empate foi efetivamente suficiente. No caso da Liga II-3 a equipa Ferroclube perdeu a liderança para a equipa HRaKi na jornada 38 e nunca mais conseguir voltar a liderança por causa de uma série de 6 vitórias consecutivas do seu rival.
Deste modo estas equipas vão competir na principal liga do nosso jogo de futebol e como referido acima nenhuma das equipas que terminou em segundo lugar conseguiu o passaporte para a Liga I, caindo aos pés de equipas primodivisionárias.
No que diz respeito aos jogadores em destaque:
Melhor marcador
Sandro Cruz - Académica Leiria - 68 golos
Jogador com mais assistências
Francisco Galvão - Académica Leiria - 32 assistências
Melhor guarda-redes
Manuel Pedreira - Talented Team - 31 jogos em branco e 76% de defesas.
Curiosidades:
Para a equipa Baguim FC esta representa a quarta presença no escalão principal, para a equipa cromos representa somente a segunda. No caso do REBORDOSA A.C e do HRaKi será estreia absoluta nestas andanças. Uma boa sorte a todos eles.
Aproveitamos também para falar com alguns destes managers, ficando para um próximo artigo entrevistas aos restantes.
Zé Cromão, manager da equipa.... cromos... (quem diria??)
Temporada passada
"A época passada foi bastante calma e as coisas estiveram quase sempre controladas pois eu tinha descido da 1ª e apesar de tudo a equipa já era ''jeitosinha''."
Esta temporada
"Para este ano prevêem-se aguaceiros e trovoada, o objectivo é ficar livre da ronda de despromoção.Vai ser à pele, as equipas estão cada vez mais fortes e fiquei com alguns jogadores no plantel que foram aliciados por empresários para dar o salto e não me estão a render o que deviam."
Estratégias
"Estratégias nada de especial, apenas o meu gosto por comprar e vender e daí retirar uns ganhos agradáveis que são reinvestidos na equipa. Acho que é a minha principal diferença para a maioria, muitas compras e muitas vendas de jogadores e funcionários todos os anos.
Mais uma maneira diferente de ver o jogo. Parabéns Zé.
Para finalizar, entrevista com José Rocha, manager do REBORDOSA A.C
A temporada passada
"A temporada correu melhor do que o planeado, o meu objectivo principal era o estádio, instalacoes e um lugar nos 3 primeiros e tenho uma rivalidade bastante grande com um amigo meu que foi o pricipal culpado de ser campeão ao me obrigar a investir um pouco no plantel o que tornou este esta época bastante divertida e o calendário ajudou programando o nosso jogo no fim.
Depois tive a honra de ser eleito selecionador da equipa nacional de futebol senior."
Contratempos
"Na liga posso dizer que nao tive qualquer contratempo correu tudo de feição e nem sei porquê até os adversários ajudaram. A nivel de selecção é que as coisas nao correram bem, foi tudo novo para mim e ainda estou num processo de adaptação conhecendo os jogadores e as equipas adversárias. No torneio consegui chegar a final do grupo contra o Canadá. Penso que foi uma prestação positiva."
As competições em que participaste
"Como ja tinha dito em cima a liga correu melhor que o esperado na taça nacional fui o mais longe que podia ate encontrar um adversário da primeira liga. Na taça da liga perdi na final nos penaltis foi pena porque queria a dobradinha lol."
Estratégias
"Basicamente joguei sempre em 4/4/2 com losango no meio."
Expetativas para esta época
"A minha expectativa é tentar à manutenção nem que seja através da ronda de despromoção. Nao tenho um plantel competitivo para esta 1 liga tentarei me reforçar sem por em causa as instalações e o estádio que são os meus principais objectivos, mas a ver vamos."
E termina a entrevista com
Continuação do bom trabalho, abraço a todos os managers e à equipa ppm.
E nisto eu acompanho o José Rocha, dando-lhe os parabéns pela época preenchida com subidas de divisão e a gestão da nossa seleção.
Um abraço a todos
Leiam e colaborem com a PPM Magazine