Portugal - 2 - Finlândia - 5

Portugal entrou mal no Mundial de Hóquei, ao perder com a Finlândia por 2-5 na jornada inaugural da competição.
Sabendo do poderio do adversário, o seleccionador nacional Xxfilp não quis arriscar a energia da equipa num jogo em que Portugal não era favorito, e talvez tenha pago um preço elevado por isso. Portugal entrou a mandar no jogo, obrigando o goalie finlandês a aplicar-se a fundo nos primeiros minutos para manter as suas redes invioláveis. Todavia, após os primeiros 5 minutos a equipa eclipsou-se em termos ofensivos o que permitiu aos finlandeses mandarem por completo no jogo. Francisco Lobato ia fazendo o que podia, mas não surpreendeu nenhum dos 10.400 espectadores presentes na Arena que o golo inaugural dos finlandeses tenha surgido aos 12 minutos, após uma boa combinação ofensiva.
O 2º período começou praticamente com o segundo golo finlandês, aproveitando uma penalização em espera cometida por Franklino César. A toada do jogo não mudava, mas aos 25 minutos Portugal conseguiu reduzir para 1-2 com Jorge Calapez a surpreender a equipa finlandesa quando Portugal jogava com 1 jogador a menos. A equipa lusa ofensivamente não funcionava e aos 34 minutos os finlandeses voltaram a marcar não deixando grandes dúvidas sobre qual seria o resultado final dado o domínio do encontro. As penalidades portuguesas também não ajudavam, pois 4 penalidades cometidas no período iam impedindo a equipa nacional de lutar pelo resultado, não obstante o nosso único golo tenha surgido precisamente numa dessas penalidades.
Portugal conseguiu equilibrar o jogo no derradeiro período, mas já pouco havia a fazer. Os finlandeses iam controlando o encontro, e quando marcaram mais 2 golos de rajada aos minutos 53 e 54 deram a estocada final nas nossas aspirações. Delfim Vila Real ainda reduziu aos 57 minutos, mas já nada havia a fazer.
Vitória justa dos finlandeses, num jogo em que Portugal ficou um pouco aquém do poderia ter feito. Xxflip reconheceu isso mesmo, pois referiu à PPMag que "Não estava a espera de um resultado tao expressivo, no entanto so alguma surpresa permitiria um resultado positivo. No final do jogo ganhou a equipa com os melhores jogadores. De seguida iremos defrontar o Brasil, outra selecção que nos ira apresentar muitas dificuldades, ainda mais depois da derrota inicial."
Nos outros jogos do grupo, a França derrotou surpreendentemente mas de forma incontestável o Brasil por 4-1 e a Suíça derrotou a Estónia por 3-2 num resultado algo injusto para os estónios. Hoje Portugal defronta o Brasil, num jogo bastante difícil para as nossas cores onde nenhuma das equipas quererá somar a 2ª derrota.
No outro grupo, a Espanha derrotou a Holanda por 6-0, a Áustria venceu a Ucrânia por 4-3 e a Dinamarca bateu a Suécia por 3-2.
Facebookta paylaş Twitter'da paylaş MySpace'te paylaş