Ucrânia - 4 - Portugal - 2
Na 2ª jornada do mundial Portugal somou a 2ª derrota, saindo derrotado pela Ucrânia por 2-4.
Foi um jogo equilibrado, onde a diferença esteve no aproveitamento das situações de Power Play. Se Portugal começou bem, pois aos 12 minutos Mauro Ladeia aproveitou a 1ª penalidade ucraniana para inaugurar o marcador, os ucranianos responderam na mesma moeda aos 18 e 22 minutos aproveitando 2 situações de superioridade numérica. Ao minuto 24 dilataram o marcador para 3-1, mas Portugal soube reagir e quando Marco Campos reduziu para 3-2 ao minuto 37 o jogo estava em aberto. No derradeiro período, mais uma penalidade lusa resultou no 4-2 ao minuto 42 (3º golo sofrido em inferioridade numérica) e aí Portugal já não conseguiu ser eficaz.
2ª derrota em 2 jogos, último lugar do grupo, mas uma vitória hoje contra a Finlândia pode colocar Portugal no rumo certo.
Estatística do encontro:
Remates: Ucrânia 36 - Portugal 30;
Faceoffs: Ucrânia 26 - Portugal 34;
Penalidades: Ucrânia 4 - Portugal 5;
No final do encontro, o seleccionador nacional Xxflip falou para a PPMag:
P: Não foi o resultado que estavas à espera, presumo.
Xxflip: Certamente que não. Hoje estava confiante em conseguir uma vitória frente a um adversário cuja única vantagem em relação a nós era a sua defesa, no entanto eles mostraram também ser extremamente perigosos em situações de vantagem numérica.
P: 3 golos em 5 oportunidades é um registo notável. Achas que poderíamos ter feito mais para impedir a performance demonstrada pelos Ucranianos?
Xxflip: É sempre possível fazer mais. Durante toda a preparação sempre conseguimos concretizar em situações de vantagem, e mesmo algumas vezes em desvantagem, no entanto hoje não conseguimos melhor que 25%. Também não conseguimos evitar nenhum dos 3 golos, apesar de considerar ter organizado a equipa da forma mais correcta. Resta-nos continuar a trabalhar para conseguirmos melhorar.
P: Segue-se a Finlândia. Uma derrota significa que o objectivo de Portugal será apenas tentar não descer?
Xxflip: Não penso no próximo jogo nesses termos. Nós analisamos os jogos de preparação da Finlândia, bem como os dois jogos do mundial, e iremos organizar a nossa equipa da forma que achamos ser a que mais garantias nos dá. Se o resultado for positivo melhor.
P: Na tua opinião, Portugal tem equipa para lhes ganhar?
Xxflip: Portugal não é a equipa mais forte no próximo jogo, logo a probabilidade de conseguir um bom resultado é inferior à de obter um mau resultado, no entanto a vitória é possível, e é com esse pensamento que iremos preparar o jogo.
P: Considera que o seu lugar como seleccionador ficará comprometido caso não consiga um bom resultado?
Xxflip: Não posso responder a essa pergunta. Haverá certamente quem pense que as nossas opções não são as mais correctas, ou talvez que os jogadores escolhidos não sejam os melhores. Se essa for a ideia da maioria então o meu lugar como seleccionador estará em risco. Continuarei no entanto a trabalhar da forma que disse que faria e a preocupar-me apenas em tirar o máximo rendimento possível dos recursos que temos à nossa disposição.
Nos restantes encontros do grupo, o Brasil somou a 2ª vitória "esmagando" a Bulgária por uns esclarecedores 6-1, e a Finlândia derrotou a Áustria por 2-0. Brasil lidera com 6 pontos, tantos como a Ucrânia, seguindo-se Finlândia e Bulgária com 3. Áustria e Portugal ainda não pontuaram.
O outro grupo é liderado pela Croácia com 2 vitórias, pois hoje venceram a França por 4-3. Os Estados Unidos venceram a Bélgica por 2-0, e a Espanha venceu a Holanda por 3-2 no shootout. Croácia lidera com 6 pontos, seguida da Holanda com 4, Estados Unidos e Bélgica com 3 e Espanha com 2. A França ainda não pontuou.