Em jeito de balanço...
HÓQUEI
A temporada do hóquei entrou há pouco na sua segunda volta da Época Regular, estando cumpridas 24 jornadas das 38 que compõem a triagem para a segunda fase, os playoffs.
A época na 1ª Liga está a ser bastante disputada, encontrando-se, como habitualmente nas últimas épocas, o escalonamento dividido em grupo ou em secções, se assim lhe quisermos chamar.
No pelotão da frente, três equipas parecem querer disputar o título nesta fase, Milheiroense, Sampaio Flyers e Benfica 82, por esta ordem, havendo uma diferença de 5 pontos entre 1º e 3º. Entre eles se decidirá certamente o caneco. Algo surpreendentemente, a equipa de cccll, o Lima Team, está já um pouco afastada desta corrida, encontrando-se a 6 pontos do pódio e a 11 da liderança. Para o que tem feito nas últimas épocas, parece uma época desapontante para o seu manager. Esta distância para os primeiros permitiu que outras três equipas se colassem ao Lima como moscas em resina: os Peniche Wasps, a fazer uma época brilhante, com os mesmos pontos, Durium Spartans, a equipa que pratica o hóquei mais entusiasmante da Liga, a apenas 2 pontos, e Sport Seixal Benfica, a 5 da equipa de cccll.
Segue depois um duo, ADN e Metralhinhas, e entre eles se decidirá a última vaga de acesso aos playoffs. Esta vai ser também uma luta tremendamente renhida.
No 10º lugar, tranquilo, longe dos da frente e já afastado dos que o perseguem, segue a equipa de agguia, o Benfyka. O lugar de agora será o seu.
Segue depois um grupo numeroso de 5 equipas que se acotovelam para tentar chegar ao melhor lugar possível, de forma a jogarem em casa o segundo jogo dos playoffs, caso seja necessário, almejando a melhor classificação. Estão nessa situação: Benfica SLB, Sangemil, CLNS, Raio de Luz e Dínamo Caldense.
A fechar o grupo que se manterá provavelmente na 1ª liga (com a falta de equipas não se sabe muito o bem o que sucederá!), segue o estreante XumyXumy HC, o qual parece ter relegado para os lugares de descida os desapontantes Praia da Tocha e Blueshark.
Finalmente, sem quaisquer perspetivas de alteração, seguem as duas últimas equipas: Penguins FC e RVM 9.14, esta sem qualquer ponto conquistado.
As próximas jornadas serão decisivas para o definitivo escalonamento das equipas.
FUTEBOL
No futebol, a época está na sua fase decisiva, havendo apenas quatro jornadas para se decidir o que houver para decidir, mormente o título, o qual se encontra ao rubro.
O Sampaio, que parecia ter a época e o título na mão, teve alguns resultados inesperados, particularmente na última jornada, onde se deixou surpreender em casa pelo União Paredes, empatando a 0-0. Com esse resultado, a equipa de michelvaillant7 caiu, ou melhor tombou, do 1º lugar, cedendo-o ao ADN. Para trás, haviam também ficado duas derrotas inesperadas e consecutivas: contra o Figueirinha em casa (derrota por 2-0) e contra o Damamipa, no terreno deste, (derrota por uns inusitados 3-0). Deste modo, a equipa de Digo09 aproveitou bem os tropeções ou os solavancos do adversário e assumiu a liderança. Olhando para o calendário que falta, não parece fácil a equipa de michelvaillant7 retomar o comando e o ADN tem o pássaro na mão.
Com os restantes lugares ainda com lutas por concluir, mas que importa só pela classificação, a atenção centra-se sobretudo na fuga aos lugares que ditarão a disputa de um playoff de manutenção, sabendo as equipas de antemão que daí poderá surgir a equipa que pratica o mais belo e emocionante futebol do pais, o Estrela Latina, e que esta lhes pode causar dissabores. Nesta luta pela fuga aos lugares do purgatório estão as equipas do Calçadinhas, a desgovernada equipa do King’s United e o Gr8 SC, sendo que esta última procura trocar de lugar com a equipa sem manager, empresa que não parece difícil. Ainda nesta zona dos playoffs, é de destacar a presença da equipa do OAK United, a realizar uma época dececionante.
ANDEBOL
No andebol, a época ainda esta no seu início, estando apenas disputadas 6 jornadas. Sendo assim, há muito ainda por decidir e muito para nos surpreender ou dececionar. No entanto, se quiséssemos apostar, diríamos que o título no Sampaio Flyers era dinheiro no bolso, ainda que Damamipa, Boavista2013, CDTNovas ou Milheiroense poderão, de alguma maneira, perturbar a marcha triunfal da equipa de michelvaillant7.
BASQUETEBOL
A época regular terminou, iniciando-se agora os playoffs.
Na Fase Regular, nada de novo aconteceu: o Sampaio Flyers dominou a época, logo de seguida pelo Milheiroense, e entre estes dois se decidirá o título, sendo que a equipa de michelvaillant7 parte como favorita.
Depois destes dois, surgem o Fluvial Mineiro, a equipa que pratica o basquetebol mais excitante, o Braga Bombers e o ADN Globetrotters. Entre estas três equipas se disputará, provavelmente, o bronze.
CFEAmadora, Majista e Baleal Squids conseguiram também o apuramento para os playoffs do título, não nos surpreendendo se alguma delas causar alguma gracinha nesta fase decisiva.
No que concerne a descidas, surpreende pela negativa a presença do Damamipa nestas águas traiçoeiras, quer pelo historial da equipa, quer pelo seu potencial. Também o Dínamo Caldense parece algo deslocado nestas andanças.