Época 6
E assim terminou a sexta temporada das ligas de andebol. Como sempre, é nesta altura que se fazem os balanços: os objectivos foram atingidos? Foram identificados problemas na equipa? Mas como tudo na vida, estamos já a olhar para a frente e a preparar a próxima temporada: reforços para a equipa? Definir objectivos.
Mas vamos por partes. Como decorreu então esta sexta temporada? Que equipas se salientaram? Que estratégias foram utilizadas? Quem venceu? Quem desceu? Quem subiu?
A todas estas perguntas tentaremos dar resposta neste artigo.
Na Liga I, houve vários factos bombásticos:
- a equipa Bastardinys Andebol Clube ficou sem general manager, perdeu os jogadores mais valiosos e viu-se a cair em queda livre na tabela classificativa. Deste modo, uma das duas equipas que apresentavam no seu curriculum vitórias na Liga I (a outra é a Cape Verde Sharks) saiu de cena deixando imensas saudades;
- a equipa Shorties AC, que desde a temporada 1 competia na Liga I, ficou também sem general manager; só numa temporada, dois históricos deste jogo deixaram de evoluir;
- a equipa OAK United sofreu também um percalço. O manager "desistiu" do andebol, vendeu os melhores elementos da equipa no inicio da época, restando apenas alguns jogadores para comparecer aos jogos.
Deste modo a Liga I viu-se com três equipas debilitadas ao longo da temporada. Mas as outras lutaram arduamente ´para garantir os seus objectivos: a vitória final, a melhor posição possível, a manutenção.
A fase regular foi interessante pelo modo como as equipas evoluíram estrategicamente, no sentido de obter os seus objectivos sem grande impacto a nível físico. Nesta primeira fase ficou definido quem iria ao play off e quem seguiria para a ronda de despromoção. No playoff ficou o RBBBenfica (vice-campeão da temporada passada), o campeão em título, Cape Verde Sharks, Damamipa, o recém promovido e surpreendente Boavista2013FC, a Academia Sporting Clube e o Grémio Atl. Caldense que voltam aos play offs depois de terem falhado esse objectivo na temporada passada e o Cachoeiras Handball e o Agra Maior, ambos pelo segundo ano consecutivo.
Para a ronda de despromoção seguiram as outras seis equipas: Talented Team, Ferroclube AC, Milheiroense Andebol, Bastardinys Andebol Clube, Shorties AC e OAK UNITED AC.
O playoff acabou por confirmar a boa época do RBBBenfica tendo conseguido o primeiro título da sua história após vitória por 2:1 na final com o Cape Verde Sharks. Em terceiro ficou a Academia Sporting Clube (que fez uma gestão inteligente ao longo da época) que suplantou o Damamipa também por 2:1. O estreante Boavista2013FC ficou no 5º lugar após vencer por 2:0 o Cachoeiras Handball enquanto no sétimo ficou o Agra Maior que venceu o Grémio Atl. Caldense também por 2:0.
Na luta pela manuntenção, desceram automaticamente e de forma natural as equipas de Bastardinys Andebol Clube, Shorties AC e OAK UNITED AC. Na luta pela permanência com as segundas classificadas das ligas II a Talented Team venceu a Sport Seixal Benfica, o Milheiroense Andebol caiu aos pés da Pedra de Baixo e Ferroclube AC ultrapassou o VIGOROSA SPORT.
Do ponto de vista individual podemos destacar os seguintes jogadores:
O melhor marcador - Eliseu Nascimento - Agra Maior
449 golos
O jogador com maior número de assistências - Delfim Pascoal - Cachoeiras Handball
168 assistências
O jogador com mais roubos de bola - Ismael Bezerra - Shorties AC
71 Roubos de bola
O jogador com mais blocos efetuados - Arménio Ferreira - Cape Verde Sharks
77 Blocos
Melhor Guarda-redes - António Proença - Cape Verde Sharks
46.8% de defesas
Curiosidades estatísticas
Claro que a estatística vale o que vale, mas no entanto não deixa de representar factos. Aqui ficam alguns dados estatísticos da época que terminou:
- Equipa com maior eficiência de remate - RBBBENFICA - 72%
- Equipa com mais golos de 7 metros - Cape Verde Sharks - 193
- Equipa que mais contra-ataques realizou - Ferroclube AC - 662
- Equipa mais concretizadora nos contra-ataques - Milheiroense Andebol - 82%
- Equipa que mais conta-ataques defendeu - Talented Team - 102
- Equipa com menos cartões amarelos - Boavista2013FC - 159
- Equipas com menos cartões vermelhos - Cachoeiras Handball, Damamipa, Ferroclube AC e Academia Sporting Clube - 3
- Equipa com melhor média de assistência - Ferroclube AC - 6788
Para terminar colocamos algumas questões aos managers desta Liga I. Essas perguntas foram:
1- Mais e menos da Liga?
2- Os teus objectivos foram atingidos?
3- Que estratégias seguiste?
4- Objetivos para a próxima temporada?
5- Qual a tua equipa rival?
As respostas foram:
Sandro Carvalho - OAK UNITED AC
1- Não encontro o mais da liga (também não andei muito atento)... O menos, claramente os dois bots...
2- Foram atingidos na plenitude! Ultimo lugar!
3- A estratégia passou por ser o saco de pancada da Liga.
4- Ultimo lugar numa qualquer divisão II...
5- Os maiores rivais esta época foram o Shorties AC† que quase me roubavam o ultimo lugar.
Rodrigo Breia - RBBBENFICA
1-Mais, a minha vitoria, e o crescimento de algumas equipas para o topo da competitividade, o menos, termos perdido 3 equipas mt boas, principalmente o Bastardinys.
2- Sim, ganhei a Taça, a Liga e o Playoff, apesar de não ter conseguido passar a fase de grupos da Champions, mas isso provavelmente iria de sacrificar as restantes conquistas nacionais.
3- Tive como estratégia nunca entrar em loucuras com a energia, mas sem ser demasiado conservador para me manter nos lugares da frente, pois a liderança do campeonato é mt importante para jogar em casa os jogos decisivos do Playoff. Mantendo-me no topo tb não deixava margem para outras equipas fazerem o estagio de meio da época, que custou ao Larsson a liderança na ultima jornada. Na Taça, fui passando tb sem grandes loucuras de energia, e fui vendo que os maiores concorrentes estavam todos a cair e acabei por ganhar a meia-final em Baixa/Baixa e a final em Normal/Baixa.
4- Tentar repetir o Campeonato e o Playoff, a taça será sempre um bónus, mas tenho o desejo de fazer boa figura na Champions, pois perdemos 2 lugares internacionais na época passada. porque as equipas portuguesas só querem saber das competições internas. Dessa forma, tentei reforçar-me de outra forma para tentar ser competitivo tb na Champions. Atenção a equipa Academia Sporting Clube.
5- Rival é o Larsson, mas a Damamipa, Boavista e Academia Sporting Clube estão em crescendo e a aproximar-se do topo como já tinha dito acima. Tenho realmente mt pena do Bastardinys ter abandonado o jogo.
Nuno Santos - Cachoeiras Handball
1- Mais o facto de já ter atingido uma posição compatível com o valor da minha equipa.
Menos o motor de jogo que por vezes tem coisas que não lembra ao diabo!
2- Sim. Foi o que estava à espera.
3- Tentar ficar em 5º, para jogar com o 4º no play-off. Falhei por pouco. Vamos ver para o ano. Quanto a estratégias, não sou muito de surpresas. Gosto de 3-2-1 e CA.
4- Melhorar o que fiz nesta. Mas como investi já muito em instalações, depois falta cacau para jogadores. E o investimento na academia não tem dado grandes resultados.
5- Não tenho uma. São todas as da I.1
Marc - Cape Verde Sharks
1- Mais, o primeiro titulo do RBBBenfica.. sempre bom ter novas equipas a aparecer
Menos.. a parte final da minha temporada, depois de 3/4 de temporada muito bons, pessimas opções levaram do vicecampeonato
2- Não, o objectivo depois de 3 titulos e sendo a unica equipa activa que foi campeã, só poderia ser voltar a vencer o titulo.. pelo que obviamente não foram atingidos
3- A estrategia passa muito por tentar conhecer bem os adversarios, o que é mais facil numa liga reduzida como é a do andebol
4- O objectivo terá de ser reforçar a equipa, objectivamente o meu plantel já não é o melhor do campeonato. Com isso, teremos condições para voltar aos titulos.
5- O RBBBenfica sem duvida..este os 2 ultimos campeonatos a lutar contra a minha equipa ponto a ponto e a tendencia é para assim continuar. O Damamipa também esteve excelente este ultimo ano, vamos ver se irá confirmar na proxima.
Tomás Albergaria - Boavista2013FC
1-Para mim o mais foi claramente o confronto com as grandes equipas do nosso país, o que permite aprender sempre um pouco mais. O menos foi mesmo as três equipas que competiram à margem do campeonato.
2- Completamente e foram até superados. O meu grande objetivo era ficar nos 8 primeiros. Acabei em 5º.
3-A estratégia foi tentar rapidamente garantir a permanência automática.
4-Ficar nos 8 primeiros, como na época 6. Só depois de solidificar a minha presença na Liga I poderei pensar em algo mais.
5-Pelo que aconteceu ao longo da temporada o Cachoeiras Handball e Agra Maior foram aquelas que ia tendo debaixo de olho.
Nuno - Milheiroense Andebol
1- Mais-um novo vencedor da liga e também na taça.
Menos-a desistência do OAK, tinha uma equipa boa antes de decidir desistir. Há que sublinhar a hombridade dele em não deixar a equipa ficar "bot" numa I liga e gramar com a equipa mesmo já tendo desistido. Gostei da atitude e do esforço!;)
2- Nem por isso. Tinha como objetivo a manutenção, mas acabei por descer de divisão, embora já soubesse que iria ser difícil fica na I.
3- Gastar pouca energia durante a época regular, pois sabia que os adversário eram de longe superiores e concentrar-me nos playoff´s. Infelizmente na ronda de promoção/despromoção tive um adversário muito forte e que acabou por ditar a minha descida. No entanto, desejo-lhe as melhores felicidades.
4- Subir novamente claro!;)
5- Não tenho uma equipa rival.
Álvaro Ribeiro - Ferroclube AC
1- O mais é que em cada temporada que passa há mais competitividade entre as equipas e o menos é que a partir de uma certa altura algumas equipas desistem de lutar dado a dificuldade que têm em se manter com a energia suficiente para terminar numa boa posição.
2- Nem por isso, mas consegui manter-me na 1º Liga.
3- Gastar o menos energia possível mas é muito dificil porque a 1º Liga é muito forte.
4- Manter os objectivos iniciais, isto é, ficar nos 8 primeiros.
5- Todas.
João Lima - Talented Team
1. O mais para mim foi o Boavista2013FC por ter feito uma boa época, menos fomos nós, talented team, não estivemos a altura das nosso potencial.
2. Não como já perceberam, queria disputar o titulo não a roda de despromoção.
3.Eu começo sempre o campeonato em baixa para que a minha equipa principal não quebre cedo de mais, precisamos que os jogadores estejam com energia suficiente para lutar no final da época, normalmente não compro jogadores para reforçar a equipa, eu espero que a academia me dê futuras pérolas, mas não tem acontecido muito isso, vou ter que repensar no clube quando tiver tempo.
4. É voltar a lutar pelos primeiros, mas cada vez está mais complicado, a muitas equipas boas.
5. Não tenho assim nenhuma rivalidade de maior, os Cape Verde Sharks, Bastardinys Andebol Clube(infelizmente já não existem) estes são os mais antigos na liga onde lutamos até a ultima pelo titulo nos inícios do andebol, e o Milheiroense Andebol por de se tratar de um amigo cá da terra.
Espero que tenham gostado.
Leiam e apoiem a PPM Magazine.
Abraço a todos