Arranque de Época (parte 1)
Olá a todos. Eis o meu primeiro artigo para a magazine.
Aqui estamos com o arranque de uma nova época no Basquetebol. Como novo desporto que é espera-nos certamente muitas emoções ao longo desta época, com muita incerteza à mistura quanto aos resultados finais. Afinal de contas, estamos numa fase muito precoce do desporto e o equilíbrio é a nota dominante até ao momento.
Mas vamos a um resumo do que aconteceu até agora, tentando claro, fazer uma previsão do que poderemos ter ao longo da restante época.
1ª Liga
(após a 6ª jornada)
A 1ª liga já arrancou, e se uns podem dizer que arracaram a todo o gás, outros acontece precisamente o contrário.
Na Série A, as surpresas têm dominado até ao momento. As equipas que subiram estão claramente a superar as que já lá estavam, com excepção para o Almada BC. É com alguma estranheza que vemos a equipa do "mestre" Fura Bolas B.C. e o vencedor da taça Milheiroense Basket, em 5º e 6º lugar respectivamente, ou seja, se a época terminasse agora estariam fora do playoff.
Em sentido contrário, as equipas recém chegadas à I SóPaLenha, Sporting 1962 e SL Benfica estão a dar muito boa conta de si e a dar sinal que há que contar com elas para a luta pelos playoff! Pelo meio há ainda o Grémio At. Caldense, equipa que escapou à despromoção na época passada à justa mas que para já vai com boas perspectivas de melhorar.
Contudo, com a época tão longe do fim muita coisa irá certamente mudar. Será uma série muito em aberto até ao final, na minha perspectiva. Creio no entanto que fazer uns meros 50% de vitorias nao chegará para atingir o playoff.
Na Série B estamos a assistir a um arranque fenomenal do Fluvial Mineiro, que conta por vitórias todos os jogos realizados até ao momento. É a melhor equipa deste inicio de época e leva já uma margem considerável (4 jogos) para a "linha de água". É cedo na época, mas 4 jogos já dá algum descanso, pelo menos para os proximos tempos. Seguem-se 2 equipas recém promovidas, Windy City e U.S.C.Paredes, ambas com 4 vitórias e em posição segura para já.
Com um arranque atribulado está o actual campeão em título, o OAK UNITED BC, que já leva 4 derrotas, estando em igualdade com o Ferroclube BC e o NM Ardense. Com apenas o diferencial de pontos a separar estas equipas, não estarei errado se afirmar que ninguém esperava um arranque tão negativo por parte do campeão nacional.
Em pior situação estão o EXPOFACIC BASKET e Quiaios Basket Team, com apenas 1 vitoria até ao momento, se bem que estão a apenas 1 jogo da linha de água.
Parece-me que vamos ter uma série com os primeiros lugares algo distanciados, mas muito em aberto no que toca aos lugares de baixo. Poderemos ter uma equipa a rondar os 50% a conseguir o playoff final, dado que as equipas abaixo do 5º lugar têm todas um bom nível competitivo e podem perfeitamente andar a roubar pontos uns aos outros, complicando as contas da série.
Seguir-se-à a parte 2 deste artigo em breve, com uma sucinta análise do que se passa nas ligas II e III.
Obrigado a todos, e até uma próxima