Mundiais de Hóquei (17ª época) - 3º dia
Um passo em frente e dois tropeções!
SENIORES
Divisão TOP – República Checa
Na principal divisão, o destaque vai para a vitória do Brasil sobre a Rússia, por 3-1, que levou a que os sul-americanos relegassem para o grupo da despromoção os homens de leste. Merece também destaque a 3ª vitória da Finlândia, agora sobre a Letónia, tendo os finlandeses sido a única equipa a conquistar 9 pontos. De resto, resultados normais. Com os resultados verificados hoje, suecos, alemães e espanhóis, além dos russos, lutarão pela fuga à despromoção da Divisão TOP.
Resultados:
Grupo 1: Letónia 2 Finlândia 4; Suécia 5 Dinamarca 6.
Grupo 2: República Checa 6 Polónia 0; Brasil 3 Rússia 1.
Grupo 3: Eslováquia 4 Sérvia 2; França 2 Alemanha 0.
Grupo 4: Espanha 1 Hungria 2; Lituânia 3 Bielorrússia 4 (OT).
Divisão I – Estados Unidos
Depois da vitória sobre a Bósnia, na jornada anterior, a seleção portuguesa venceu novamente, desta feita a Croácia, por 3-1. Tendo-lhe pertencido o domínio total do jogo, Portugal já vencia por 3-0 no final do 2º período. No último período, os croatas marcaram o seu tento de honra mas a vitória já não fugiu aos comandados de xxflip. Os golos lusos foram apontados por Paulo Dolores, Tiago Mourinho e Francisco Simão. Com este resultado, Portugal coloca-se me boa posição, bastando 1 vitória nos dois jogos que faltam para passar aos playoffs.
No outro grupo, destaque para as vitórias convincentes da Suíça (sobre a Roménia!) e do Reino Unido, ambas pelo mesmo resultado (5-0), sendo estas as duas seleções que lideram o respetivo grupo, com os britânicos com 1 ponto de vantagem sobre os suíços.
Resultados:
Grupo 1: Itália 1 Bósnia 2 (SO); Portugal 3 Croácia 1; Canadá 2 EUA 3.
Grupo 2: Eslovénia 3 Ucrânia 1; Suíça 5 Roménia 0; Reino Unido 5 Argentina 0.
Divisão II – Holanda
Na divisão inferior, a Estónia parece querer não dar qualquer hipótese aos adversários e conquistou a sua 3º vitória, 1-0 sobre a Bélgica. A Estónia lidera com 9 pontos, seguida da Bulgária com 8.
Resultados:
Bulgária 5 Áustria 4 (SO); Noruega 3 Turquia 2; Estónia 1 Bélgica 0.
SUB20
Divisão TOP – República Checa
Na Divisão TOP, o destaque vai para a eliminação da equipa da casa, depois desta perder com a Polónia, por 2-1, no 3º e último jogo do grupo. Os checos vão assim disputar o grupo de despromoção com a Alemanha, a Croácia e a Roménia. Os romenos, atuais campeões do mundo da categoria, constituem mesmo a maior desilusão e veem-se agora relegados para a zona de despromoção, coisa impensável no início deste mundial.
Resultados:
Grupo 1: Letónia 5 Rússia 2; Canadá 3 Alemanha 1.
Grupo 2: República Checa 1 Polónia 2; Itália 2 Bielorrússia 3.
Grupo 3: Eslováquia 5 Sérvia 1; Eslovénia 4 Croácia 1.
Grupo 4: Espanha 3 Hungria 1; Roménia 0 França 2.
Divisão I – Irlanda
Portugal voltou a perder no mundial da categoria, desta feita contra a todo-poderosa Finlândia. O resultado, 2-1, até se pode considerar lisonjeiro face ao avassalador domínio finlandês que apenas Fausto Aragão, melhor jogador no ringue, foi evitando que se traduzisse num resultado mais dilatado. A equipa comandada por furaredes ainda chegou à igualdade a meio do 3º período, por Aurélio Barreiros, e a chama pareceu voltar a acender-se mas o tento finlandês, quatro minuto depois, depressa a apagou. Com este resultado, Portugal caiu para a zona perigosa e precisa de boas prestações nos dois jogos que faltam, contra o Brasil, que hoje perdeu surpreendentemente com a Bósnia, e contra a Holanda, decididamente a pior seleção do grupo.
No outro grupo, Suécia e Suíça continuam a não dar hipóteses às restantes seleções e lideram só com vitórias, depois de baterem a Áustria e a Dinamarca, respetivamente.
Resultados:
Grupo 1: Brasil 2 Bósnia 3; Portugal 1 Finlândia 2; Holanda 1 Bulgária 2.
Grupo 2: Lituânia 1 Irlanda 3; Suíça 2 Dinamarca 0; Suécia 4 Áustria 2.
Divisão II – Argentina
Na Divisão II, realce para a 3ª vitória da Noruega, desta feita sobre a Estónia, que permite aos nórdicos liderar a divisão com um ponto de vantagem sobre os EUA, que hoje sofreram para bater a equipa da casa. Estónia e Ucrânia ainda não averbaram qualquer ponto.
Resultados:
Reino Unido 4 Ucrânia 1; EUA 3 Argentina 2 (SO); Noruega 2 Turquia 1; Estónia 1 Bélgica 2.
SUB18
Divisão TOP – República Checa
No 3º dia do Mundial Sub18, um jogo surgia destacado no horizonte: o embate entre os atuais campeões do mundo, a Finlândia, e a Letónia. Os finlandeses, ainda invictos, estavam já apurados para a fase seguinte e só uma hecatombe impediria os letões de alcançar esse objetivo. No final, o resultado foi o esperado, 6-2 a favor dos letões, pois os finlandeses resguardaram-se bastante. Dos restantes resultados, destaque para a derrota da Roménia frente à Bielorrússia, por 2-1, e que relegou os romenos para o grupo da despromoção, juntamente com a Holanda, a Alemanha e a Espanha.
Resultados e Classificação:
Grupo 1: Letónia 6 Finlândia 2; Holanda 0 Rússia 4.
Grupo 2: República Checa 3 Polónia 2 (SO); Reino Unido 5 Alemanha 6 (SO).
Grupo 3: Eslováquia 3 Sérvia 0; Roménia 1 Bielorrússia 2.
Grupo 4: Espanha 2 Hungria 1 (SO); França 1 Croácia 5.
Divisão I – Dinamarca
Portugal sofreu hoje a 1º derrota no Mundial de Sub18, Divisão I, ao perder com a equipa da casa, a Dinamarca, por 4-3. Apesar de um ligeiro ascendente dos dinamarqueses, Portugal chegou ao final da 2ª parte a vencer por 3-2, mas no 3º período a Dinamarca marcou mais dois golos e conquistou os 3 pontos. Os golos portugueses foram marcados por Cláudio Queiroz, Paulo Pinheiro e Tiago Conceição. Apesar da derrota, Portugal manteve o 1º lugar do Grupo 1, agora em igualdade pontual com os EUA, a Bélgica e a Dinamarca. Na próxima jornada, Portugal defronta a Eslovénia.
Resultados:
Grupo 1: Eslovénia 3 Bélgica 4; Portugal 3 Dinamarca 4; Canadá 3 EUA 5.
Grupo 2: Brasil 3 Noruega 2 (SO); Suíça 4 Lituânia 2; Suécia 4 Áustria 2.
Divisão II – Bulgária
Na Divisão II, destaque para a 1ª vitória da equipa da casa, frente à Irlanda, por 2-1. A Itália, que bateu a Argentina por 4-1, segue na liderança.
Resultados:
Itália 4 Argentina 1; Bulgária 2 Irlanda 1; Ucrânia 1 Turquia 2 (SO); Estónia 1 Bósnia 0 (SO).