Mundiais - 5º dia
AO QUINTO DIA, FEZ-SE LUZ….
O quinto dia dos mundiais de hóquei foi apenas para confirmar a qualificação para a fase seguinte de duas seleções: a seleção de sub20 já havia garantido a passagem mas a seleção mais nova apenas hoje o conseguiu. Entretanto, a seleção principal deu um safanão na crise e deu um passo de gigante rumo à manutenção na principal divisão do hóquei…
SELEÇÃO SÉNIOR
DIVISÃO TOP
PORTUGAL 4
BULGÁRIA 0
Portugal deu hoje um passo de gigante rumo à manutenção, ao bater a Bulgária, na 2ª jornada do grupo de despromoção da Divisão Top, por 4-0.
Num jogo de sentido único, onde Portugal pareceu ser a única equipa no ringue, a prestação da equipa lusa destaca-se, mais uma vez, pelo elevado número de oportunidades criadas e, inevitavelmente, num registo a que as seleções portuguesas já nos habituaram, pelo elevado número de oportunidades perdidas.
Portugal abriu o marcador pouco depois do meio do 1º período, aos 13 minutos, por intermédio de Américo Filho. Nesse primeiro período, a seleção portuguesa dominara, registando 17 oportunidades, contra 9 dos búlgaros.
No 2º período, nova enchente de oportunidades e apenas um golo, à passagem do minuto 4 desse período, por intermédio de João Júnior.
O 3º período assistiu novamente ao domínio claro da seleção portuguesa, com 16 oportunidades criadas e, pasme-se, dois golos marcados, um deles o bis de João Júnior.
No outro jogo do grupo, a Suíça bateu a Eslovénia por 4-3. Com este resultado, Portugal subiu ao 2º lugar do grupo, barreira que permite a permanência da seleção na Divisão Top, faltando-lhe agora o jogo contra a Eslovénia, seleção que ainda não averbou qualquer ponto nesta fase. Suíça e Bulgária defrontam-se no outro jogo.
Na luta pelo título da Divisão Top, destaque para a Espanha, atual campeã em título, que ficou hoje arredada dos play-offs, ao perder novamente na 2ª jornada da fase de qualificação, desta feita contra a Sérvia.
SELEÇÃO sub20
DIVISÃO I
REINO UNIDO 1
PORTUGAL 2
(após o shootout)
Portugal bateu hoje a seleção do Reino Unido por 2-1, resultado alcançado apenas após a marcação de grandes penalidades.
Num jogo onde pouco havia a decidir, pois a seleção portuguesa havia garantido os play-offs na jornada anterior, o selecionador nacional optou por fazer descansar as pedras mais importantes, fazendo entrar os jogadores menos rodados.
Com a seleção das ilhas britânicas a jogar sempre em muito alta, Portugal encarou o jogo com um claro desafogo, jogando num ritmo mais baixo (baixo/normal). Esta diferença fez-se logo notar pois a seleção britânica dominou claramente o jogo mas, numa sina que não é só dos portugueses, não conseguiu concretizar as oportunidades criadas. De qualquer modo, foram os britânicos a abrir o marcador, já no final do 1º período. No 2º, a situação não se alterou mas Portugal chegou à igualdade, também perto do final deste período, por intermédio de Sandro caneira. No 3º período, com a seleção portuguesa a jogar em normal, também nada se alterou em termos do domínio britânico mas Luís Neto foi mantendo as redes lusas invioláveis.
O jogo foi então para prolongamento, onde também nada se alterou, com Portugal a equilibrar mais a preponderância no jogo.
Nas grandes penalidades, Portugal foi mais feliz, com Vítor Godinho a ser o único a converter, após cinco tentativas falhadas, três para os britânicos e duas para os portugueses.
Portugal vai agora defrontar a Sérvia nos Play-offs. Os restantes encontros são os seguintes: França-EUA; Rússia-Brasil e Irlanda-Suíça. Todos os jogos do play-off disputam-se amanhã.
SELEÇÃO sub18
DIVISÃO I
PORTUGAL 1
HOLANDA 2
A seleção portuguesa garantiu hoje a passagem aos play-offs da Divisão I, mesmo tendo perdido com a Holanda, seleção que dominou o grupo.
Face aos resultados verificados até esta jornada, não se esperava tarefa fácil aos bebés portugueses e, de facto, mesmo tendo o domínio de jogo e mais oportunidades de marcar, Portugal nunca pareceu confortável com o jogo e entrou praticamente a perder quando o ala Tim van Koert marcou, ainda não era passado o primeiro minuto de jogo. Correndo atrás do prejuízo, a seleção portuguesa logrou conseguir o empate perto do minuto 16, do 1º período, através do também ala Vítor Filho.
O jogo saiu do 1º período empatado e o 2º nada trouxe, ainda que Portugal tenha tido um ligeiro ascendente sobre a Holanda mas nunca transformando em golos esse domínio.
No 3º período, mesmo Portugal acentuando o seu domínio, foi a Holanda quem conseguiu voltar a marcar, à passagem do minuto 55, por intermédio do center Bas Meems.
Depois de um início de campeonato auspicioso, com duas vitórias nos dois primeiros jogos, a seleção nacional de sub18 parece surgir agora menos fulgurante e com algumas dificuldades em concretizar as oportunidades que cria.
Nos play-offs, Portugal vai defrontar a equipa da casa, a Lituânia, enquanto os restantes jogos reservaram os seguintes embates: Itália-Bélgica; Holanda-Argentina e Roménia-Brasil. Todos os jogos do play-off disputam-se amanhã.