Selecção U20 e U17
Começou uma nova etapa na Selecção Nacional com a entrada das categorias de U20 e U17.
A Selecção U20 começou a sua nova etapa no dia 23 de Março com um jogo amigável contra o grande rival Espanha com uma vitória por 2-1 em casa, num estádio com 31119 espectadores a assistirem ao encontro.
O seleccionador joao lopes fez alinhar a equipa com um 5-4-1 utilizando dois defesas centrais mais recuados, um trinco e dois defesas laterais. Dois médios centro controlaram o meio campo com a ajuda de dois médios ofensivos no apoio ao ponta de lança.
Controlando o meio campo com 29,53 % de posse de bola contra uma posse de bola de 20,47% da equipa adversária conseguiram levar os seus intentos a bom porto.
O seleccionador fez rodar os jogadores com a intenção de conhecê-los mais ao pormenor para poder encaixar melhor esses atletas nas posições mais adequadas em futuros jogos.
O próximo jogo será hoje pelas 17:30 contra o Paraguai fora de portas, jogo amigável com o intuito de rodar mais os jogadores e eliminar possíveis falhas.
Quisemos saber mais sobre este primeiro jogo e perguntámos ao treinador João Lopes o que achou deste 1º jogo:
1 - O que achaste deste 1º jogo?
2 - Que espectativas tens desta equipa?
3 - Está a ser fácil a escolha dos jogadores?
4 - Qual a parte mais difícil de ser seleccionador?
5 - Vamos ver outra formação ou já tens uma formação predefinida?
1 - Este primeiro jogo acho que foi bom, apesar de ser um amigável é sempre bom vencer, mas essencialmente deu para ter uma noção mais concreta da qualidade dos jogadores que tenho a minha disposição.
2 - Tenho grandes expectativas, acho que com esta equipa irei conseguir no mínimo o apuramento. E também ainda não escolhi todos os jogadores, ainda só seleccionei apenas 23 jogadores.
3 - Para já posso dizer que foi fácil porque já tinha conhecimento de grande parte destes jogadores, e também têm uma qualidade bastante distinta dos outros jogadores que ainda estou a observar, o que me facilitou a tarefa.
4 - Acho que ainda não posso dizer nada sobre isso visto que apenas assumi este cargo à pouco tempo, mas quando se faz as coisas por gosto, o difícil torna-se fácil.
5 - Sim, ainda vão ver outras formações, tenho preparadas algumas formações para situações diferentes, todos os jogos têm uma historia diferente e eu gosto de observar bem o adversário e escolher a formação consoante o opositor que vamos defrontar.
Obrigado.
A Selecção de U17 comandada pelo Florian Oliveira não conseguiu ir além de uma derrota caseira por 2-3 contra a Áustria. Utilizando uma táctica básica de 4-4-2 com dois médios-ala mais ofensivos no apoio aos avançados. O próximo jogo será hoje pelas 17:30 contra a Croácia.
Este jogo serviu para o treinador se ambientar aos seus pupilos para os confrontos que se avizinham no sentido de irmos mais além nos próximos campeonatos.
Em virtude da indisponibilidade do Florian Oliveira, falámos com o seu assistente, Sarmento, o que pensa desta Selecção:
1- Tem sido fácil a escolha dos jogadores?
2- Já têm uma formação predefinida ou ainda vão fazer mais experiências em termos de formação?
3- Que espectativas tens desta equipa?
4- Qual o sector do campo que tem de ser mais trabalhado?
5- Ser assistente do Florian Oliveira está a corresponder às tuas espectativas?
1 – A escolha de jogadores sub-17 é bastante complicada, são apenas os de 15, 16 e 17 anos, com a agravante que os melhores (os de 17) na próxima época já não podem servir a nossa seleção, uma vez que terão 18. O Florian escolheu os melhores, tendo por base o seu trabalho de prospeção através dos seus olheiros, com a minha ajuda (tenho nos meus olheiros cerca de 20 jogadores a serem avaliados) e com a preciosa colaboração de um user que trabalha na sombra mas que eu vou dizer quem é. O “olhos do mar” tem dado uma preciosa ajuda ao selecionador.
2 – A essa pergunta só o chefe da equipa pode responder, não sei. O que sei é que ainda estamos a fazer jogos de preparação e como tal a rodar e experimentar jogadores. Penso que está respondido.
3 – As melhores possíveis, acreditando no trabalho do Florian Oliveira e, tenho de repetir, na excelente ajuda que tem dado o “olhos do mar”.
4 – Peço desculpa mas a essa só o Florian deverá responder. Mas… talvez o ataque.
5 – A pergunta é se eu estou a ser útil ou não ao Florian. Vou ser sincero, ele insistiu muito para que eu fosse o seu assistente e eu avisei-o que tinha pouco tempo. Para “piorar” a situação chegou-me o convite para ser o responsável pela Magazine, ao qual não podia dizer que não, pois adoro a Magazine e adoro escrever. O Florian dirá se lhe estou a ser útil ou não. Para já tenho feito o que me tem sido pedido… tenho jogadores em observação e antes do primeiro jogo conversamos sobre os melhores para serem convocados.
Esta Selecção vai permitir construir uma grande equipa sénior com o trabalho feito entre os selecionadores ao longo dos tempos.
Vamos todos apoiar estas novas Selecções que estão no inicio da carreira e Portugal merece o vosso apoio.