PP Magazine, o reinício!
"Meus amigos
Tenho o prazer de anunciar que a PPMagazine já tem dois novos editores, o "metro56" (para o futebol) e o "Pryce" (para o hockey), sendo este último um regresso. Infelizmente já não podemos contar com o Florian Oliveira, que pediu para sair por motivos pessoais, resta-nos agradecer a sua excelente e preciosa colaboração. O Florian era alguém com quem eu gostaria muito de continuar a contar, mas infelizmente não o consegui demover. Falta ainda falar do "furaredes", que continua connosco como colaborador de hockey. Aos que ficam, aos que voltam, aos novos e aos que saem... o meu muito obrigado e boa sorte."
PowerPlay Magazine
Power Play Magazine, O Reinício!
A PP Magazine vai entrar numa nova era. O Sporting Clube de Portugal tem o seu 42º Presidente e a PPMag o seu 4º Editor Chefe. LOL. Com a diferença e com a vantagem que na PPMag não será necessária nenhuma revolução nem reestruturação financeira, nem os primeiros chefes e editores foram tão maus como os últimos presidentes do SCP!
Pelo contrário, os meus antecessores foram muito bons, e compete-me agora a mim e à minha equipa de editores continuar esse excelente trabalho. Ao Nelson Nascimento, ao nmsc e ao Larsson22, presto aqui a minha homenagem.
"...cheguei a ser editor, apesar de ser uma área que não me agrada por aí além." (Marc, 3º Editor Chefe)
1 - Marc, o que te levou a aceitar a direcção da PPMagazine?
2 - De quando a quando trabalhaste na Magazine? E sempre como responsável?
3 - Que critérios usaste para a escolha dos editores?
4 - O que pretendias e exigias dos editores em relação aos trabalhos a apresentar e quanto à sua assiduidade?
5 - Quem foram os teus editores enquanto foste chefe editorial?
6 - Porque deixaste a Magazine?
7 - Em breves palavras diz-me o que esperas ler na Magazine agora que o Vlady me nomeou chefe de edição, e numa altura em que se faz a renovação dos editores. Diz-me ainda se o Vlady te exigia prazos e qualidade nos artigos.
1 - Na verdade não houve nenhum convite. O nmsc pediu para sair da magazine e era preciso encontrar um editor-chefe, acabei por me voluntariar para o cargo.
2 - Vou ser sincero, não me recordo. Entrei para a equipa no inicio do PPM como assistente, acho que cheguei a ser editor, apesar de nunca ter sido uma área que me agrade por ai além. Gosto de escrever, mas apenas para dar a minha opinião, várias vezes polémica, o que acaba por não ser o mais indicado para um editor.
3 - Enquanto fui editor-chefe fui sempre completamente aberto em relação a isso. Sempre que apareceu uma vaga na equipa abri um processo de candidatura publico para que todos se pudessem candidatar. Praticamente todos os que demonstraram interesse em participar acabaram por ser empossados no cargo. Alias, penso que ao longo deste tempo, apenas num dos processos apareceram mais candidatos que vagas.
4 - Sempre os deixei completamente à vontade para publicar aquilo que gostam e quando gostam. A unica "cobrança" acabava por ser aquilo que era depois cobrado a mim pelos donos do jogo, que houvesse artigos publicados.
5 - Irei juntar todos os que trabalharam como editores durante o periodo que fui capitão, Sarmento, furaredes, Florian Oliveira, Minisnowball e paulo79.
6 - Deixei no momento que optei por deixar o cargo de capitão. Era editor-chefe porque alguém tinha de ser o responsável, e sendo eu o responsável máximo a nível nacional, fazia sentido dar eu a cara.
7 - Espero voltar a ler novos artigos com a regularidade com que eles apareciam à 2 ou 3 meses atrás, chegou a haver meses com oito ou nove artigos publicados, o que é excelente, mesmo para países "grandes" no jogo como os Eslovacos. Algo que infelizmente se perdeu neste ultimo par de meses.
Por parte do Vlady nunca me foi exigido nada, apenas eramos premiados em conformidade com o número de artigos publicados. A qualidade dos artigos, acaba por ser avaliada por nós próprios (neste caso pelo capitão, e eu fazia-o em função do meu sentimento, da avaliação dos artigos e também do próprio feedback na caixa de comentários).
Abraço
"...o leitor tem de ser surpreendido com informações que não conhecia até aquele momento, essa é que é a parte difícil." (Nuno, 2º Editor Chefe)
1 - Nuno, o que te levou a aceitar a direcção da PPMagazine?
2- De quando a quando trabalhaste na Magazine? E sempre como responsável?
3 - Que critérios usaste para a escolha dos editores?
4 - O que pretendias e exigias dos editores em relação aos trabalhos a apresentar e quanto à sua assiduidade?
5 - Quem foram os teus editores enquanto foste chefe editorial?
6 - Porque deixaste a Magazine?
7 - Em breves palavras diz-me o que esperas ler na Magazine agora que o Vlady me nomeou chefe de edição, e numa altura em que se faz a renovação dos editores. Diz-me ainda se o Vlady te exigia prazos e qualidade nos artigos.
1 - Achei o desafio interessante. Gosto de escrever e como tinha umas ideias para ajudar a crescer a nossa Magazine, aceitei o desafio e coloquei-as em pratica ou pelo menos tentei! :D
2 - Quanto á minha entrada não me recordo o mês mas entrei um tempo depois de ter entrado como moderador. Devo ter ficado uns seis meses como editor. Depois o Nascimento fez-me o convite para liderar a Magazine no início de 2011 e abandonei a Magazine em Junho ou Julho de 2012.
3 - Convidei pessoal que conhecia "virtualmente" e, numa fase posterior, recrutei pessoal que pelas suas intervenções no fórum, pareciam-me que poderiam cumprir bem a função. Colocava em cima da mesa o que pretendia: compromisso com a sua função e também com os prazos, escrevesse bem português e que tivesse algum cuidado com a apresentação do seu artigo. Essencialmente era isto.
4 - Pretendia qualidade sobretudo! Sempre dizia que "o que saísse teria de ter qualidade". Podes perguntar a qualquer um deles que certamente te irão dizer isso. Qualidade pressupunha excelente apresentação (umas imagens e uma boa formatação do texto ficam sempre bem! :D), mas sobretudo o conteúdo. Na minha opinião, o leitor tem de ser surpreendido com informações que não conhecia até aquele momento, essa é que é a parte difícil. Quanto á assiduidade 1 artigo por semana, tempo que achava e continuo a achar ideal, embora ainda considere razoável 2 semanas. Mais do que 2 semanas para mim considero que algo está a falhar...
5 - Uiii esta é que não me deverias fazer! :D Espero não me esquecer de ninguém! Sarmento, Florian Oliveira, lmalves, Pedareosa, Paulo79, Pryce, imortalord, Minisnowball. Se me esqueci de alguém peço as mais sinceras desculpas...
6 - Na altura disse ao Larsson e certamente que ele não me deixará mentir, que com o passar do tempo e ainda foi bastante, comecei a perder a motivação. Com esta falta de motivação para escrever fui dando mais tempo entre os meus artigos que saíam. Embora não fosse esta a minha função e sim de gerir o grupo de editores, não me estava a sentir bem "exigir" prazos à equipa, se eu mesmo não os estava a cumprir, já que também escrevia artigos sobre o hóquei. Acho que um chefe ou alguém responsável deve dar sempre o exemplo. Caso contrário, ninguém o vai respeitar e como não estava a dar o exemplo e não tinha motivação, abandonei.
7 - Começando pelo fim... Nunca ninguém me exigiu nada a nível de prazos. Os prazos que na altura propunha aos editores que contactava eram "meus", já que considerava 1 semana um prazo ideal, tendo em conta que um "helper" tinha trabalho todos os dias ou mesmo um tradutor teria bastantes textos para traduzir conforme a altura. Seria, no fundo, uma questão de justiça!
O que espero ler... Gostava que acompanhassem as grandes competições (campeonato, taça, competições europeias) mas também as selecções. Se possível um pouco de cultura e lazer de vez em quando porque existe mais vida para lá do PPM. Sei que será difícil por causa de tempo e tal... Então se pelo menos acompanharem as grandes competições já ficarei satisfeito!
Até ao fecho desta edição e após várias tentativas não foi possível, infelizmente, chegar à fala com o primeiro Chefe de Edição e Capitão de Portugal.
PedroPerry, Benfikix, Columbano1, Larsson22 e nmsc, foram a equipa de editores do Nelson Nascimento