Espaço Entrevista - farpando
Revista: Para começar se apresente.
farpando: Meu nome é Antonio, tenho 28 anos, moro no Rio de Janeiro, sou solteiro e sem filhos.
Revista: Na temporada passada, você chegou as Quartas-de-final da Copa Nacional (perderia pro Sóbrios da Moema por 3-1 em casa) e as Semifinais do playoff (perderia para o LoKoMeLLo por 2-0 na série). Você foi surpreendido aí nestas duas partidas. Você já viu isto acontecer novamente esta temporada ao ser eliminado na Copa Nacional na Rodada 5 (perdeu para o Richard Hockey Club por 4-2 em casa, estando vencendo por 2-0 até os 50 minutos). Você teme que isto volte a se repetir?
farpando: Foram 3 jogos distintos, contra o Sóbrios ele foi de importância alta e teve o mérito dele, contra o LoKo, havia muito equilíbrio entre as duas equipes e poderia dar qualquer coisa. Porém contrao Richard foi uma fatalidade, ele teve mérito, mas foi muito mais sorte do que mérito. E nenhum time está imune a isto. Eu, particularmente, procuro estudar bastante os meus adversários, estar sempre aprimorando as linhas, poupar energia até os playoffs e rezar pra dar tudo certo.
Revista: Falando ainda nesta sua temporada. Você foi uma das decepções do país ao não se classificar para o playoff da Liga dos Campeões. O que aconteceu? O que deu errado?
farpando: Meu desempenho dentro de casa foi muito aquém do que eu estava esperando. Perdi duas partidas, uma delas contra um concorrente direto, em que se eu tivesse ganho estaria classificado. Também perdi pro lanterna fora de casa, um jogo que não podia perder. Talvez eu devesse ter ido de importância alta nesses 3 jogos, mas ai correria o risco de faltar energia nas fases seguintes.
Revista: Devido aos maus resultados dos times nas competições internacionais, teremos só 2 representantes em cada competição na próxima temporada. Você já não tem mais chance na Copa dos Campeões das Copas. Algum receio de também ficar de fora desta e ter seu planejado comprometido para a próxima temporada?
farpando: Eu preciso chegar a final dos playoffs para garantir uma vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. É uma tarefa complicadíssima. E ficar de fora significaria renda de 5 jogos a menos e também um decréscimo no valor dos patrocinadores, levando em conta o inflacionamento dos sálarios a cada temporada, esse dinheiro vai fazer muita falta. Isso me preocupa muito, eu considero hoje mais importante chegar na final do que o próprio título.
Revista: E esta liga. Você surpreendeu a todos estando líder e indo todas as partidas de importância baixa. Conte-nos o segredo para tal sucesso.
farpando: Vou admitir que até mesmo eu me surpreendi. Vários foram os fatores. Primeiro, o entrosamento do time, que é praticamente o mesmo da última temporada. Segundo, o investimento nas instalações, principalmente no CT, hoje eu tenho 16 jogadores com AG maior que 200 e isso se deve em grande parte ao desenvolvimento dessa instalação. Em terceiro, a análise dos adversários, para na hora dos jogos escolher a melhor tática.
Revista: Um problema que tem sido bem discutido no fórum é a questão das despesas para as próximas temporadas. Ela irá aumentar consideravelmente e isto afetará muitos usuários, principalmente aqueles que não estão se planejando. Como lhe dar com esta situação?
farpando: O planejamento tem que ser feito a longo prazo. Quem pensar em imediatismo vai sofrer no futuro. As despesas estão aumentando exponencialmente e tem que se arrumar uma forma de, em paralelo, fazer crescer as fontes de renda no mesmo ritmo. Na minha opinião, esse vai ser o maior desafio do jogo.
Revista: E os investimentos que tem feito no time. Você é um dirigente com mais tendência para o mercado, projetar juvenis, investir nas instalações, arena. Conte-nos como é o seu.
farpando: Eu me considero um dirigente equilibrado. Todos esses estilos são importantes e nenhum pode, simplesmente, ser deixado de lado. Dependendo do momento, eu priorizo uma em detrimento de outro. Atualmente, me considero com uma tendência maior em investir nas instalações, mas provavelmente na próxima temporada minha tendência já será diferente.
Revista: Para um novato que está começando agora, ele se sente muito desamparado, muito se dá por não ler o Guia e o FAQ, e não sabe o que fazer. Qual conselho você dá para quem tá começando?
farpando: Tudo que você precisa saber está no guia. Sempre que eu tenho alguma dúvida, eu recorro ao guia e sempre encontro a resposta que eu preciso. O guia é muito completo e muito bem feito. É de grande ajuda não só para quem está começando, mas também para os mais experientes.
Revista: E para finalizarmos a entrevista não poderia deixar de perguntar. E a liga. Tem muitos bons times. Mas, quem você acha hoje que teria condições reais de tirar o título de você e por quê?
farpando: Vou apontar dois times: LoKoMeLLo e GLADIADORES HC. Primeiro porque ambos me venceram 2 vezes nesta temporada. O LoKo vem fazendo grande campanha tanto na Liga como na Copa Nacional, tem um time muito forte e bem entrosado que vai dar muito trabalho. O Gladiadores tem o melhor plantel do Brasil e é o atual campeão, mesmo com a energia baixa dos seus jogadores, jamais pode ser descartado.
Revista: Sinta-se à vontade para deixar uma mensagem aos nossos leitores.
farpando: Eu queria mandar um salve do Pro Sub-20 da Xurupita, mandar um salve pra tia da marmitex, um salve pro Daniel da Pizzaria Por do Sol, um salve pro Dedé, meu patrão e um salve pro Duff da Xurupita.
benge