A época da selecção nacional de Hoquei
A selecção nacional de hóquei continua a preparação para o mundial que se aproxima e a PP Mag faz mais um balanço sobre a época da nossa selecção.
Curiosamente, os resultados têm acontecido de forma cíclica. Depois de 1 derrota e 2 vitórias nos primeiros 3 jogos, novo ciclo com mais 1 derrota e 2 vitórias nos 3 jogos seguintes. Nos últimos 6 jogos, primeiro 3 derrotas consecutivas e agora 3 vitórias consecutivas. Curioso....
Os resultados têm sido relativamente normais, dado o equilíbrio que cada vez mais existe no nível das selecções nacionais. Destaca-se naturalmente pela positiva a vitória sobre a Bielorrússia (divisão TOP) por 3-1, resultado que embalou a nossa selecção para o ciclo de 3 vitórias consecutivas pois posteriormente batemos a Argentina por 2-1 no shootout e a Áustria por 4-1. Pela negativa, temos que referir as 2 derrotas expressivas contra a Áustria por 2-9 e 3-6, onde as coisas não correram bem aos comandados de Xxflip.
Até ao momento Xxflip utilizou 37 jogadores nos amigáveis, não tendo promovido até agora nenhuma estreia na equipa nacional. Renato Amorim, centro que joga na I liga húngara, tem estado endiabrado, pois participou em todos os 12 jogos desta época e já leva 15 pontos (6 golos e 9 assistências), preparando-se para pulverizar o recorde de mais pontos numa época que pertence a Rafael Lameiras na primeira época da selecção, Mauro Ladeia na season 5 e Ventura Barreiros na season 6 todos com 13 pontos. Destaque também para Delfim Vila Real (Shui Xian) que já leva 11 pontos nos 10 jogos que disputou. Os goalies têm todos estado em bom plano, Francisco Lobato (Axadrezados) jogou em todos os encontros e leva uma média de 1,4 golos sofridos por jogo, Alan França (II Liga Letónia) tem sido a 2ª aposta e têm uma média de 1,5 golos sofridos por jogo e Olegário Másculo (Acdcabouco) foi aposta apenas por 3 ocasiões mas tem estado à altura com uma média de 1 golo sofrido por jogo.
Colocamos algumas perguntas ao seleccionador nacional, para saber quais as suas opiniões sobre o decorrer da época.
- Como está a decorrer a preparação até aqui?
A preparação está a decorrer conforme planeado. Temos conseguido gerir os jogadores de forma a elevar a química de uns e mantendo o nível de outros de entre os que consideramos ser importantes para o próximo mundial. No fundo tratou-se de continuar a aplicar o método já utilizado na época passada, que passa por valorizar os jogadores com maiores capacidades de evolução de entre aqueles que são opção para o mundial.
- Todos os jogadores estão com bons níveis de energia ou estamos com algumas preocupações?
Existem algumas preocupações, no entanto nada de alarmante para já. Os treinadores cujos jogadores mostravam níveis de energia mais baixos foram contactados no sentido de os pouparem sempre que possível, apesar de compreendermos e aceitarmos que as necessidades das equipas poderão estar primeiro. Neste momento o Estevão Moreno e o Cris Miranda Neto são os jogadores com os níveis mais baixos se exceptuarmos o Tálio Martins, que neste momento apresenta um nível de energia que, a continuar com esta evolução, o afastará do mundial. Até ao momento a selecção dos jogadores, para a lista de possíveis convocados, tem sido baseada prioritariamente nas suas capacidades técnicas, no entanto à medida que nos aproximamos do mundial essa selecção começará a ter em conta a experiência e nível de energia de cada um.
- Esta época ainda não entrou nenhum jogador, achas que os jogadores que estão na selecção estão lá para durar?
Dos jogadores que estão na selecção, apenas os 28 seleccionados têm algum benefício, uma vez que recebem um bónus de treino, pelo que não há qualquer vantagem em chamar mais jogadores a não ser que haja lugar para eles nesses 28. Até ao momento temos optado por evoluir os jogadores que têm condições para estar no próximo mundial e ao mesmo tempo apresentam uma longevidade que ainda lhes permite beneficiar do bónus extra da selecção. À medida que a longevidade destes jogadores for baixando, irão surgir oportunidades para outros jogadores, mas até lá criaremos condições para que os que lá estão possam atingir o seu potencial máximo. O objectivo foi e continuará a ser melhorar a selecção que irá estar no próximo mundial, mantendo referenciados os jogadores que poderão vir a fazer parte da mesma, mesmo que não estejam na selecção neste momento.
- Achas que será desta que conseguiremos pela primeira vez chegar à divisão TOP?
Se me perguntares se acredito que iremos chegar à divisão TOP a minha resposta será afirmativa, no entanto se me perguntares se iremos subir à divisão TOP dir-te-ei que iremos encarar cada jogo a seu tempo sem qualquer preocupação com o resultado final. Queremos ganhar o próximo jogo e iremos preparar o próximo jogo com esse objectivo em mente.
- Para terminar, se não subirmos é razão para não te recandidatares?
A minha recandidatura não está ligada ao resultado da selecção no próximo mundial. Neste momento não conto voltar a ser candidato para seleccionador apenas porque já não tenho tempo suficiente para a selecção e para a minha equipa. Acredito que haverá candidatos experientes e capazes de continuar com o projecto, pelo que essa não é uma preocupação para mim neste momento.
A PP Mag agradece a disponibilidade do seleccionador nacional Xxflip e deseja a Portugal toda a sorte no mundial.
Rumo à Divisão TOP!!!
Выложить на Facebook Выложить на Twitter Выложить на MySpace