Entrevista: Ynos - Esmeraldynos
A Revista PP entrevista hoje um dos grandes managers da comunidade brasileira, o maior vencedor da história da CCC, atual bicampeão da competição. Saiu da III e hoje figura na I.1, sempre disputando muito bem, é sem dúvida nenhuma uma das maiores equipes do Brasil e da América Latina. O sabatinado do dia é Ynos.
Olá Ynos, todos sabemos que você tem muitos amigos e parentes que jogam PPM. Quem puxou a fila? O que a sua esposa acha disso?
Na família eu fui o último a jogar. O primeiro foi meu irmão hmj (Hulk), depois meus sobrinhos Vicenzojordao (Saiog) e DaniloJT (Ratifinos), e por fim meu cunhado juniorgoes (Flafut) e eu. Ainda tivemos outros parentes, mas que já abandonaram o jogo. Amigos e conhecidos são vários. Minha esposa no início ignorava o PPM, depois ela passou a odiá-lo e hoje em dia acho que ela dúvida que eu jogo PPM, ela já deve estar pensando que eu tenho uma amante... rsrsrs
Esperava ganhar as eleições do Paraguai? Pretende disputar uma Copa do Mundo pelo país?
Esperava, pois era o candidato com maior experiência e com melhores resultados no PPM, só não poderia imaginar que seria tão complicado comandar uma seleção com tão poucos jogadores disponíveis. Não creio que eu consiga disputar uma Copa do Mundo pelo Paraguai, pretendo subir o máximo possível no ranking, estruturar a seleção e passar minha experiência para os usuários locais e principalmente para o próximo treinador. Não há muito que fazer, além disso.
Logo após o anúncio da desistência de Sherpinha09 e ragnabolg, treinador e assistente da seleção respectivamente, seu nome foi cogitado e apoiado para assumir o cargo, porém, você preferiu se manter nas eleições do Paraguai. Arregou neném? :D
Kkkkkkkkkkkkkkk, boa, boa, boa, muito boa!!! Não que eu tenha arregado. Na verdade eu me candidatei a treinador do Paraguai de olho em uma eventual candidatura à seleção brasileira no futuro. Preferi primeiro experimentar o “dia-a-dia” de uma seleção por um país menor para conhecer o ofício e os desafios, aprender a lidar com situações que só o ambiente de seleção proporciona e inserir-me perante a comunidade internacional, depois de passado este “estágio” no Paraguai, em uma próxima oportunidade até posso e pretendo me candidatar a técnico do Brasil. Nossa seleção merece mais do que uma comissão técnica competente, administrar time é uma coisa, seleção é outra...
Você é o atual bicampeão da CCC se tornando o maior vencedor da história da competição. Qual foi o seu diferencial para esta façanha?
Estratégia. Em grego "strateegia", em latim "strategi", em francês "stratégie", em inglês "strategy", em alemão "strategie", em italiano "strategia", em espanhol "estrategia". Na T7 os times eram bem equivalentes, qualquer um poderia ser campeão, consegui o título por ter montado um time bem equilibrado, poupado energia e estudado os adversários. Na T8 as dificuldades foram maiores, cheguei à final como zebra, o conhecimento sobre o adversário foi essencial para a conquista do título.
Você é um fanático pelo Goiás. O que te deixa mais feliz: acesso do verdão ou o descenso do rival (Atlético-GO)? Acredita que a equipe esmeraldina possa surpreender na série A?
A queda do Atlético-GO já era algo esperado. Tal qual o Brasiliense, o Atlético-GO é um time administrado por políticos, patrocinado por empresas envolvidas em escândalos (Linknet, Delta etc), uma verdadeira “lavanderia”. Nosso rival histórico é o Vila Nova, que já nos deu tanta alegria e que em 2013 nos agraciará com mais um ano na série C. O elenco de 2012 do Goiás certamente surpreenderia na série A, tanto é que chegou até as quartas-de-final na Copa do Brasil, tendo eliminado inclusive o Atlético-MG. Temos um time bem estruturado, porém sem poder financeiro para fazermos um prognóstico para 2013, só depois de apresentados os reforços.
Em breve você completará seu estádio. O que fará depois?
Tentarei atuar mais no mercado de jogadores, tanto para melhorar o elenco, quanto para manter a saúde financeira do time. Além de seguir aumentando o nível das instalações e acessórios do Ynos Stadium.
Já tens o título da III e da II, quando terás o da I.1?
Repasso essa pergunta para os tops: Jorgenius, Fernando, Epa, Gabriel e Ruivão, que monopolizam a liga, quando vocês me deixarão ganhar o título da I.1??? RsRs Mas reconheço que existem outros na fila antes de mim, como o Sherpinha.
Já podemos considerar o EsmeraldYnos com uma equipe top?
Top10 em instalações e Top20 em elenco. Nada além disso, os verdadeiros Tops estão loooonge...
Está acompanhando a seleção brasileira? O que tens achado deste início de trabalho iniciado pelo Nykey e pelo Epaminondas?
Penso que o Nikey e o Epa estão pecando pela inexperiência em seleções, como eles mesmos já chegaram a reconhecer. Por isso optei por não me candidatar a técnico da seleção brasileira nessa temporada. A comunidade se acostumou a ver o Brasil no topo e por isso cobra muito, qualquer erro toma uma proporção muito grande. Não duvido da capacidade de ambos, mas creio que tenha faltado uma melhor preparação, maior conhecimento dos jogadores selecionáveis e do funcionamento do PPM no tocante a seleções. Falhas são normais, mas como o tempo é curto, eles terão que trabalhar muito para dissipar o clima de desconfiança que se instaurou, torço para que consigam.
Rumo ao tri da CCC?
Assim espero. Como sempre, brasileiros e argentinos chegam fortes para a CCC, não há como falar em favoritismo, mas vou lutar pelo tri.
Como surgiu sua parceria com everal10 na seleção paraguaia?
O Everaldo foi um anjo que caiu do céu!!! Kkkkkkkkkk Assim que fui eleito, recebi mensagens de usuários do mundo todo oferecendo apoio e questionando sobre o cargo de assistente, dentre elas, do Everaldo. Dei preferência a um assistente paraguaio, mas a falta de experiência e de disponibilidade dos usuários locais fez com que eu alterasse os planos. O interesse demonstrado pelo Everaldo foi o diferencial para sua escolha. Estamos adquirindo um bom entrosamento e a parceria tem tudo para se estender por muito tempo, quem sabe até por outras seleções.
Em sua final contra o Depipol você recebeu um apoio de toda a comunidade brasileira, sem nenhuma exceção presenciada. Esperava essa manifestação? Aumentou a pressão para a partida?
Esperava a torcida, afinal de contas era um Brasil x Argentina, mas a manifestação desta torcida me surpreendeu, pois sou um usuário não tão atuante nos fóruns. A pressão não aumentou, pois meu time era bem inferior ao do argentino e uma derrota seria normal, mas com certeza a alegria pelo título foi especial.
Ainda sobre esta grande final, o que tens a dizer?
Foi o maior jogo da história do EsmeraldYnos, tanto pela dificuldade quanto pela conquista. Um Brasil x Argentina, decisão de CCC, fora de casa, contra um time bem superior, foram os ingredientes que colocaram essa partida na história do EsmeraldYnos. Fazendo um paralelo com o futebol (real), me senti exatamente como na final da Copa Sul-Americana em 2010 entre Goiás e Independiente. Os ingredientes foram exatamente os mesmos, pena que nessa ocasião a sorte estava do lado argentino.
Quais seus objetivos para a atual temporada?
AGT e CI. Não tenho um time que me permita mirar títulos toda temporada, então pretendo apenas seguir minha evolução. E para que isso se torne possível, dependo do aumento da cota de patrocínio, que passa necessariamente pelo maior ganho de AGT possível e classificação para uma CI na T10, seja via CCC, CN ou Liga. Simples...
Muito obrigado pela entrevista e pela disponibilidade Ynos. Fique à vontade para fazer suas considerações finais.
Mais uma vez fico honrado em participar da Revista Powerplay. Gostaria de parabenizar toda a equipe pelo excelente trabalho de interação, descontração e informação proporcionadas pela revista. Um parabéns especial ao Lucas, autor da entrevista, que me fez relembrar bons momentos e projetar outros tantos momentos futuros... Aos leitores (e colegas), deixo meus votos de Feliz Natal e Próspero 2013, HoHoHo!!!
Udostępnij na Facebooku Udostępnij na Twitterze Udostępnij na MySpace