Andebol - Meias Finais da Taça Nacional
Olá amigos andebolistas do PPM e restantes desportistas. Como se impunha nesta fase da prova aqui vos deixo as três entrevistas obrigatórias aos três excelentes treinadores da II Liga que estão nas meias finais da Taça Nacional de Andebol. O outro semi-finalista é este vosso amigo que vos escreve! De mim apenas vos posso dizer que... não sou favorito.
Quanto aos outros três candidatos, não vou fazer grandes apresentações, cada um de vocês pode visitar as suas equipas e os seus perfis.
Comecemos por saber a opinião do grande favorito, que derrotou "só" o Bastardinys, grande campeão e líder da I Liga!!!
Nuno Santos (sugarstorm) - Cachoeiras Handball
O que pensas da Taça e do percurso da tua equipa?
Desde o início da época que tenho como objectivo ganhar a Taça. E disse-o publicamente. É uma competição importante e seria o meu primeiro grande troféu. Visto as equipas mais fortes, da I.1, têm que gastar mais energia para fazer o seu percurso na liga, é natural que eu tenha aspirações altas.
Pensavas chegar tão longe?
Sinceramente sim. Sempre pensei chegar pelo menos às meias finais. Afinal de contas tenho das melhores equipas do mundo PPM, logo seria mentir dizer que não tinha o objectivo de chegar longe.
Pensas que podes vencer a Taça?
Agora mais do que nunca. O Bastardinys era a meu ver o grande obstáculo. Isto sem menosprezar as outras 3 equipas ainda em competição. Para mim foi uma final antecipada nos quartos de final. Ainda por cima sem o meu melhor marcador que esteve lesionado. Mas correu bem. Vamos ver o resto.
Qual a tua opinião sobre a "Força das Equipas"?
É mais um indicador do que esperar do adversário. E não mente muito.
E sobre os jogadores que vem da academia?
No início é provavelmente das coisas mais importantes. É a melhor forma de ter bons jogadores rápido. O treino demora uma eternidade a surtir efeito. Assim uma aposta na academia logo no início pode trazer boas surpresas. Eu não me posso queixar muito. Mas também me saem "vendedores de bifanas" de vez em quando.
Que importância dás às instalações?
Dou muita importância à academia, centros de treino e recuperação e ao departamento económico e RH. Tento desenvolver esses o mais rápido possível. Só mesmo um negócio fantástico no mercado me pode desviar dessa táctica.
Costumas ir muito ao mercado para reforçar a tua equipa de andebol?
Bom, acabei de dar 23.000.000€ por mais um jogador estrangeiro. Perdi a cabeça
Vou ao mercado quando penso que pode ajudar a minha equipa e quando o dinheiro me permite. Tenho 2 jogadores estrangeiros de qualidade e espero que me ajudem a ganhar a Taça e a subir à I.1 que são os objectivos que coloquei a mim mesmo para esta época.
Para quando a I Liga?
Já lá devia estar à muito tempo! Vai ser para a próxima época. Sem falta! Mesmo jogando sempre em muito baixa só tenho uma derrota na segunda liga. Não há razão para não estar rapidamente entre a elite portuguesa.
Que adversário queres para a meia final e, caso venças, para a final e porquê?
Quem vier é para morrer!!! É indiferente. Sinceramente.
Machado Fernandes (Machadoq500) - HandMaiaPower
As mesmas perguntas para este nosso amigo:
O que pensas da Taça e do percurso da tua equipa?
Pensavas chegar tão longe?
Pensas que podes vencer a Taça?
Qual a tua opinião sobre a "Força das Equipas"?
E sobre os jogadores que vem da academia?
Que importância dás às instalações?
Costumas ir muito ao mercado para reforçar a tua equipa de andebol?
Para quando a I Liga?
Que adversário queres para a meia final e, caso venças, para a final e porquê?
- A taça é uma competição muito prestigiante, por isso esta época decidi apostar um pouco nessa competição.
- Quanto à força das equipas, por vezes não reflete o valor das mesmas.
- A academia é uma das instalações que mais cedo ou mais tarde irá ser importante, julgo que os jogadores que de lá saem não refletem o valor investido nas instalações.
- Depois de me ter inscrito muito tarde no futebol, aprendi a ver melhor, e com opiniões de mais treinadores, tento fazer o melhor investimento nas instalações em vez de jogadores, não quero dizer com isto que não vou ao mercado, pois tenho lacunas no plantel e já fiz algumas compras.
- Para a meia final não há um adversário fácil, mas em virtude de estar no mesmo pote do "Cachoeiras" é muito favoravel, pois para mim é uma das melhores equipas portuguesas, caso passe para a final terei de perder com ele, pois não tenho chances, o "Cachoeiras" é muito superior.
- Quanto à primeira liga talvez esta época ou para a próxima, pois esta época não vai ser fácil.
E para terminar:
António Carlos (AC24) - VT Predators
O que pensas da Taça e do percurso da tua equipa?
Estabeleci no início da época a Taça como a minha prioridade. É sempre a competição rainha, uma competição que pessoalmente me dá mais gozo do que o campeonato. E se calhar falo por muitos dos jogadores do PPM e isso prova-se pela importância alta ou muito alta que todos utilizam nos jogos mais decisivos, especialmente num desporto que tem de ser tão bem gerido em termos de energia como é o andebol. Temos vindo a fazer um excelente percurso e os jogadores tem vindo a mostrar que temos valor para estar nesta fase e a lutar com as melhores equipas.
Pensavas chegar tão longe?
No ano passado também cheguei à Final Four e consegui mesmo chegar ao pódio da Taça. Sempre acreditei que tinha à minha disposição um plantel que conseguia fazer isso mesmo e, por isso, não posso dizer que estou surpreendido com a prestação.
Pensas que podes vencer a Taça?
Vai ser muito difícil mas acredito que é possível. Há grande equilíbrio nas equipas presentes, embora toda a gente saiba que o Cachoeiras tem o melhor plantel. Mas na Taça tudo pode acontecer... É só um jogo, não há duas mãos. Tenho esperança de conseguir fazer melhor do que o 3º lugar da época passada e de poder inscrever o nome dos VT Predators no palmarés desta competição.
Qual a tua opinião sobre a "Força das Equipas"?
É uma interessante estatística para podermos comparar o valor das equipas que defrontamos mas não julgo o meu adversário baseado apenas nessa informação. Muitas vezes os dados apresentados escondem o real valor dos plantéis e, como é óbvio, também escondem o real valor do treinador. Quando preparo os meus jogos, prefiro-me basear no valor dos atributos gerais dos jogadores e na experiência do treinador do que na Força da Equipa.
E sobre os jogadores que vem da academia?
Será sempre o tema mais sensível do PPM, não é? Vi o estudo feito às academias e realmente a diferença da qualidade dos jogadores quando a academia sobe de nível é muito reduzida e só começará a dar frutos a longo prazo. No andebol, posso dizer que os atributos médios dos jogadores que me têm saído até têm sido razoáveis. Numa fase inicial do jogo, é mesmo o nosso abono de família, daí ser muitas vezes a razão que poderá fazer com que um utilizador possa sair do jogo. Já aconteceu comigo: durante as temporadas 1, 2 e 3 do futebol tive uma equipa que até chegou à Iª divisão, a AC&CO... Comecei a ficar enervado com os jogadores que me saiam e decidi fazer uma pausa no jogo e voltar mais tarde com uma nova equipa, recomeçar do zero.
Que importância dás às instalações?
É a base do nosso sucesso no PPM. A chave é sermos sensatos e pacientes com os resultados da nossa equipa e preferirmos investir o nosso dinheiro no sucesso a longo prazo, em vez de gastar rios de dinheiro só para nos exibirmos e fazermos mostrar aos outros que temos uma equipa muito boa... durante 2 ou 3 temporadas. Tento equilibrar o meu investimento em todas as instalações, mas claro que dou mais importância à Academia Desportiva e ao Centro de Treino.
Costumas ir muito ao mercado para reforçar a tua equipa de andebol?
Tento sempre comprar um jogador por mês. É a forma de compensarmos o azar que temos muitas vezes com a Academia. Como o upgrade das instalações costuma demorar algum tempo, especialmente nos níveis mais avançados, há sempre maneira de conseguir balançar as finanças entre investimentos em Instalações/Estádio e no Mercado.
Para quando a I Liga?
Esperava estar a falar contigo neste momento como um companheiro de divisão, mas o jogo é assim. Na temporada passada esforcei-me muito por ser campeão da fase regular... apenas para saber que só o vencedor do playoff subiria de divisão. Perdi a final para o Damamipa e perdi a ronda de promoção para o Scp-Best. Esta temporada tenho gerido melhor a energia dos jogadores e vou fazer os possíveis para conseguir já a promoção nesta época, mesmo que isso signifique preterir as instalações em favor do mercado.
Que adversário queres para a meia final e, caso venças, para a final e porquê?
Sou da opinião que, se aspiramos a vitória numa competição, não interessa o nosso próximo adversário: temos de obrigatoriamente ter qualidade para conseguir vencer todas as equipas em prova. Se consegui chegar a esta fase, não temo nem desejo encontrar nenhum adversário em especial. Temos de pensar jogo a jogo e não pensar em futuros jogos ou sorteios desejados. O que tiver de vir, virá!
Obrigado a todos e boa sorte. Bons Jogos.
Se me permitem uma opinião de prognóstico, a final será entre o Cachoeiras e o Predators... depois de se saber o sorteio... que deu nisto!
Sd | Data | Equipa 1 | Sd | Equipa 2 | Resultado | |
14 | 7.11.2013 | Sporting 1962 (I.1) | vs | 26 | Cachoeiras Handball (II.3) | ? - ? |
15 | 7.11.2013 | VT Predators (II.3) | vs | 17 | HandMaiapower (II.3) | ? - ? |
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no MySpace