Horário:

Seus times:
Comunicação
Public account
  Zona PRO
1330 créditos
Comprar créditos
Você está na conta pública. Se você quiser jogar o jogo ou se juntar as conversas, você deve fazer o log in para entrar em sua conta. Se você é um novo usuário, você deve se registrar primeiro.

  Revista PowerPlay

Hóquei sobre o Gelo - Entrevista a nmsc


 

É o selecionador nacional que há mais tempo está à frente da seleção nacional e aquele que mais sucesso obteve: duas subidas consecutivas e um lugar na Divisão TOP que manteve na última edição do Mundial. Vai agora para o seu quarto mandato à frente da seleção e a ambição parece continuar a nortear a ambição deste manager experiente. Nesta entrevista vamos dar a conhecer o projeto e a ambição que nmsc tem para a seleção nacional, reforçada nos últimos dias pelo ex-selecionador xxflip. A ler atentamente…

 

“Os meus objetivos são e serão sempre realistas”

 

PPMagazine - Vais para o teu quarto mandato à frente da seleção. Que te levou a prosseguir e a candidatares-te novamente? A dada altura dizias que não te recandidatarias….

nmsc - É verdade! Já vou para o quarto mandato. Parece que ainda foi ontem que me candidatei pela primeira vez. A brincar a brincar, já se passou praticamente um ano na vida real!

Relativamente à questão da candidatura, se a seleção descesse era sinal que o meu ciclo já estava em sentido descendente e seria altura de outro manager tomar as rédeas da seleção. A seleção representa todos os treinadores do nosso país e, se alguma coisa corresse mal ou mesmo corra mal no futuro, não tinha/tenho coragem para me recandidatar novamente, sabendo que tinha desapontado toda uma comunidade. Ainda penso assim... Como a manutenção foi atingida logo na fase preliminar, ou seja,  o objetivo principal foi atingido, decidi candidatar-me novamente.

 

PPMagazine - Nestes quatro épocas, conseguiste duas subidas: da Divisão II para a I e desta para a TOP. Orgulhoso do caminho trilhado?...

nmsc - Quando entrei na seleção, apesar de ter experiência que fui adquirindo com o Larsson22 por ter aceitado o convite para ser adjunto nas seleções que ele foi selecionador, apenas queria não fazer “má figura” e deixar mal a nossa comunidade. Felizmente, subimos para a II, apesar de algumas contrariedades, mas o ponto alto estava reservado para a I: o percurso até à meia-final foi muito bom (modéstia à parte) e os 3-0 à Alemanha e consequente subida à divisão Top ainda me arrepia. Ainda hoje não consigo acreditar que a seleção teve aquela performance, perante uma seleção que era de longe muito superior à nossa. Para mim foi um confronto ao estilo “David contra Golias”. Apenas por curiosidade: apenas a Bélgica conseguiu a nossa proeza, de subir consecutivamente da II para a Top. No entanto, ficou em 14º lugar na divisão Top. Nós conseguimos o 11º lugar (embora para mim seja o 10º lugar)... Então sim... Posso dizer que me sinto muito orgulhoso do caminho trilhado.

 

PPMagazine - Há alguma coisa que mudarias, se pudesses, nesse caminho?

nmsc - Sim. Ponderaria melhor sobre a retirada de 2 ou 3 jogadores. Tirando isso faria tudo de forma igual.

 

PPMagazine – Queres dizer que abdicarias mais cedo de alguns jogadores ou que não retirarias outros tão cedo da seleção?... Como vês a seleção em termos de longevidade?

nmsc - Não retiraria alguns jogadores tão cedo como fiz. A sua experiência poderia dar mais alguma profundidade em termos de escolhas, mas não gosto muito de ter jogadores sem futuro. Na minha opinião, a seleção globalmente, está dentro do que considero muito boa, tendo em conta experiência, idade, longevidade e treino. Por isso ela cresce a bom ritmo... mas sou suspeito quando digo isto!

 

PPMagazine - Depois das duas subidas, consolidaste, na última edição, o estatuto de Portugal na Divisão TOP, passando a fase de grupos, classificando-a em 11º e mantendo-a na divisão. É este o limite da seleção portuguesa ou achas que ainda podes subir mais uns degraus?

nmsc - Essa questão apenas irá depender da comunidade. A Irlanda tem aproximandamente 30 treinadores e conseguiu a proeza de chegar à I e manter-se, tendo jogado duas temporadas lá. A Noruega esta época conseguiu a promoção à I pela primeira vez e apenas tem 50 treinadores. Nós temos poucos treinadores comparando com outras seleções e estamos na Top. Isto é fruto do trabalho de todos, de toda uma comunidade! Assim, se continuarmos a remar no mesmo sentido, apostarmos nas instalações, seguirmos algumas sugestões que acho que beneficiam a seleção, sim.... acredito que a seleção poderá subir mais uns degraus! Não digo ganharmos o título, mas pelo menos, andarmos de forma mais tranquila pela Top.

 

PPMagazine – E achas que os managers portugueses estão mais sensibilizados para essa questão, para investir mais nas instalações? Vê-se, cada vez mais, managers a investir e jogadores estrangeiros, a grande maioria sem qualidade…

nmsc - Sempre que abordo estes temas, seja no fórum, seja por mensagem privada, faço a minha parte que é a de aconselhar para a evolução das instalações. Se seguem as dicas ou não, já é com os treinadores. Por vezes, o desejo de resultados imediatos poderá sobrepor-se á razão. Mais tarde irão aperceber-se do erro que estão a cometer na atualidade.

 

PPMagazine - A Espanha foi campeã do mundo, quer na seleção principal quer na seleção de sub20. Surpreende-te estes títulos dos nossos vizinhos?

nmsc - Em parte, sim. Eles conseguiram vencer uma competição, que outras seleções consideradas mais fortes, ainda não conseguiram. Vê-se que pelo menos o selecionador principal vibra bastante com o PPM e com a seleção, ou seja, está com a motivação sempre em altos níveis. É como diz aquele ditado: ”Quem corre por gosto não cansa.”. Então, por causa disso, ele provavelmente empenha-se mais e, consequentemente, tem mais atenção a pormenores que escapam a outros selecionadores e vai usar esses pormenores a seu favor. É a diferença entre ter um treinador que realmente quer fazer a diferença e está motivado, de apenas um treinador que vê o jogo sem paixão, sem motivação, sem ter na alma uma chama imensa!

 

PPMagazine - Há quem defenda que este formato do mundial, com edições todas as épocas, retira algum do prestígio do mundial e que este devia ser realizado apenas de duas em duas épocas. Qual a tua opinião sobre este assunto?

nmsc - Entendo que a mesma competição realizar-se todas as épocas não tenha o mesmo prestígio, que, por exemplo, de 2 em 2 anos. No entanto, é o que acontece na vida real, então não “critíco” muito essa situação. Acho pior uma pessoa andar a preparar a seleção durante 4 meses, para depois toda a “ação” se passar apenas numa semana... Acho pouco. Defendo uma competição a meio da época, para que esta falta de competitividade seja alterada. Isso é possível e já o provei no tópico da equipa de suporte.

 

PPMagazine - Como olhas para a seleção portuguesa neste momento? Que pontos fracos encontras e quais são as suas forças?

nmsc - Acho que a seleção tem futuro neste momento. Acredito que este é o seu “ponto” forte. Por vezes olho para algumas seleções e constato que o futuro dessas seleções está hipotecado a longo prazo. Porquê? Porque quem está por detrás não se preocupa em assegurar o futuro da seleção, pensando apenas a curto prazo. Vejo jogadores com muita idade, com pouca longevidade para não falar com pouca AG. Tento não cair nesta situação e procuro sempre um equilíbrio entre evolução, experiência e potencial. Por isso é que a nossa seleção tem um bom ritmo de crescimento. Atualmente temos a renovação praticamente assegurada em todos os sectores, fazendo com que a qualidade dos jogadores não seja afectada ou, pelo menos, seja atenuada quando os mais experientes forem retirados do plantel. Continuo a acreditar que este será o caminho a seguir. Apenas tenho pena que não tenhamos mais “jogadores de seleção” disponíveis.

 

PPMagazine - A renovação da seleção tem, na tua opinião, sido feita da melhor maneira possível? Há bons valores a vir das seleções mais jovens ou, pelo contrário, esperavas mais qualidade dos jogadores mais jovens?

nmsc - Sou um pouco suspeito para falar sobre a renovação da seleção, já que sou o responsável por ela, mas sim posso dizer que há jogadores bastante interessantes a despontar na nossa seleção e que não terão problemas em afirmar-se dentro de poucas épocas. Esse leque poderia ser certamente maior, caso ainda existissem as equipas que se extinguiram há pouco tempo...

 

PPMagazine - A seleção tem sido feita, em larga medida, com base no Shui Xian. É um ponto a favor, ter uma equipa de nível internacional que vem fornecendo jogadores valiosos à seleção?

nmsc - É verdade que o Shui Xian atualmente constitui a “espinha dorsal” da seleção. Os seus jogadores têm um nível bastante alto, o que aliado a umas instalações no máximo, maximiza o treino, acabando por beneficiar a seleção. No entanto, esta "dependência” poderá ser considerada de grande risco porque se o Oolong desistir, a seleção vai ser severamente afectada e poderá levar muito tempo até que a situação se recomponha.

 

PPMagazine - Pelo contrário, a desistência de equipas importantes (Laetus e Infis, principalmente) enfraqueceu a seleção?

nmsc - Sem dúvida! O desaparecimento dessas equipas importantes foi uma machadada nas seleções, especialmente nos escalões mais jovens. Essas equipas ajudavam a alimentar esses escalões e com o seu desaparecimento, os selecionadores viram-se obrigados a olhar para outras equipas menos evoluídas. A seleção principal ainda não sentiu muito o desaparecimento, mas já não posso dizer o mesmo em relação aos restantes escalões, na minha opinião.

 

PPMagazine - No próximo mundial, estamos num grupo com Finlândia, Rússia e Polónia. Com vês os adversários?

nmsc - Autênticas Muralhas da China! Se na temporada passada ainda tínhamos alguma margem de manobra devido a uma seleção que ainda “poderia” estar acessível, esta época calhamos num grupo que considero o “grupo da morte”.

 

PPMagazine - Passar a fase de grupo é objetivo?...

nmsc - Será uma tarefa quase impossível... Então não poderei dizer que é objetivo.

 

PPMagazine – Nota-se aí algum descrédito ou é apenas a realidade e a ponderação a falarem?...

nmsc - Tal como disse no primeiro instante que entrei na seleção, os meus objetivos são e serão sempre realistas. Não me interessa estar a entusiasmar a comunidade, a pintar a realidade de "cor-de-rosa", a prometer mundos e fundos para depois não conseguir atingir os objetivos. O grupo, esta época, é muito forte e temos de ter consciência das nossas limitações. Apesar destas limitações, iremos dar o nosso melhor e claro que se surgir a oportunidade, quem sabe... A seleção já mostrou que nos momentos críticos consegue dar a volta e surpreender. Vamos ver se, apesar das contrariedades, se conseguimos mostrar novamente a nossa raça!

 

PPMagazine - A entrada de xxflip para adjunto é seguramente uma mais-valia para a seleção, tratando-se ele de um ex-selecionador nacional (e de outras seleções!), um user com provas dadas. Contente com a "contratação"?
nmsc -
Fiquei muito satisfeito com o contacto dele. É um treinador com métodos de trabalho (excelentes pelo que pude constatar pelas trocas de impressões que tive até agora), experiente, com conhecimento do jogo e não tenho dúvidas de que é uma mais-valia para a seleção. Tenho bastante consideração pelo trabalho que realizou e, especialmente, pela forma cordial e cavalheiresca como encarou a ultrapassagem da melhor marca da nossa seleção por ele conseguida até então. Treinadores como ele fazem falta a qualquer seleção e espero que, num futuro próximo, dê novamente a sua contribuição a uma seleção, preferencialmente, á nossa!

 

PPMagazine - Antes e durante a última edição do mundial, tiveste algumas discussões mais acaloradas com alguns uses. Que se passou?... Apenas pontos de vista diferentes?... Algum desencanto da tua parte com o comportamento de alguns users?...

nmsc - Acredito que esses users apenas querem o melhor para a seleção. É natural que queiram sempre mais da seleção, principalmente agora que a seleção está num patamar mais elevado. Não critico as críticas construtivas e/ou sugestões que possam fazer. Pelo contrário, até agradeço porque podem estar a ver as coisas de uma perspectiva melhor do que a minha. Apenas não aceito as críticas destrutivas, mesquinhas, maldosas que possam fazer, apenas com o intuito de pressionar a seleção, acabando por desestabilizar quem está à frente da seleção. Disse o que tinha a dizer na altura, defendi a minha perspectiva mas nunca ofendendo ninguém. Posso ter exagerado um pouco na ironia numa primeira abordagem, mas se ninguém veio falar comigo é porque está tudo bem. Pelo menos de minha parte está!

 

PPMagazine - Como olhas para o envolvimento da comunidade em torno da seleção?

nmsc - Globalmente de uma forma muito positiva. Basta ver que quando existem jogadores cujos clubes se irão extinguir e existe um apelo para que esse jogadores fiquem no nosso país, existe uma mobilização de todos nesse sentido. É bom ver que estamos todos a remar no mesmo sentido, mas acredito que ainda se pode fazer mais! A questão de fazer os estágios antes do Mundial será uma delas. Houve pessoal que seguiu esta sugestão mas nem todos, o que é pena porque se formos a analisar, quem faz os estágios de uma temporada para a outra, perde sempre “poder” de evolução, já que a idade aumenta e com ela o treino irá ressentir-se. No final, acabam por prejudicar-se mas também a seleção.

 

PPMagazine - Mesmo sabendo que isso ainda está longe, ponderas recandidatar-te à seleção no final desta época ou fazes depender isso dos resultados? Ou haverá ainda outros fatores?...

nmsc - Não sei, sinceramente. Dependerá de vários fatores, especialmente dos resultados, mas também da motivação e do tempo disponível. Quando chegar a altura, tendo em conta todos este fatores que enunciei, verei o que irei fazer.

 

PPMagazine - Última questão: como vês o desenvolvimento do PPM, não só do hóquei mas também nos outros desportos em que te encontras envolvido?

nmsc - Ultimamente têm surgido novas funcionalidades que acho que foi do agrado de todos, principalmente a possibilidade de poder editar as suas mensagens, ainda que por um espaço de tempo limitado e que já era um desejo da comunidade muito antigo. É bom quando quem está por de trás do PPM ouve a opinião de quem joga e apenas quer o melhor para este jogo que nos cativa. Contudo, acredito que ainda existe um grande percurso a percorrer e que outras melhorias/funcionalidades poderiam ser implementadas, como por exemplo, criação de equipas “B”, visualização gráfica como existe no hóquei nos restantes desportos, melhoria das condições da Magazine, opção de mover comentários do forum em “offtopic” para os tópicos corretos, determinadas características do jogo poderiam ser repensadas, como por exemplo, a questão do sorteio “puro” na taças e nas ligas, a classificação final do Mundial porque acho que é injusto... e revolta-me bastante esta última situação para ser sincero! L

A nível de desportos especificamente, acho que o andebol veio dar um novo alento à comunidade, embora com os “bugs” normais de qualquer softtware mas que já estão resolvidos na sua esmagadora maioria. Continuo muito crítico em relação a morosidade no desenvolvimento dos restantes desportos. Acho que se empenhassem “a sério” no seu desenvovimento, por esta altura, já poderiam estar disponíveis mais alguns desportos, para alegria de toda a comunidade.

 

 





Avaliação do artigo: Ruim - Normal - Excelente     Visitantes: 26

Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter   Compartilhe no MySpace