Entrevista: Ynos - EsmeraldYnos
Temos hoje com a revista PP, um manager que vem brilhando em sua carreira dentro do PPM. Guerreiro e perseverante, é dono de um dos times de nome poderoso, tanto no hóquei quanto no futebol. EsmeraldYnos é seu time, e com muito honra, Ynos está aqui conosco para bater um papo com a revista PP.
Revista PP: Ynos, como de costume, conte-nos um pouco sobre você.
Ynos: Meu nome é Herick, tenho 31 anos, trabalho no MPF, sou nascido e criado em Goiânia/GO, torcedor fanático do Goiás, casado, pai de uma monstrinha de 3 anos e de um pirralho de 1 ano.
Revista PP: Como conheceu o PowerPlay Manager ?
Ynos: Tudo começou por intermédio do meu irmão (hmj , manager do Hulk Esporte Clube), que conheceu o jogo por intermédio de alguns amigos do trabalho e acabou trazendo vários familiares para o PPM.
Revista PP: Você tem gostado da sua experiência dentro do game?
Ynos: Sim, o PPM proporciona uma visão gerencial global muito interessante, que instiga os managers a cada um ao seu modo, seguir em direção ao topo. Sem falar na interação da comunidade, que aproxima pessoas completamente diferentes em torno de objetivos comuns... Pessoalmente, posso dizer que o PPM praticamente monopoliza as conversas em família. Por falar nisso, as mulheres da minha família (principalmente minha esposa) não gostam nem um pouco do jogo!!! kkkkk
Revista PP: Focando o assunto no futebol, você esperava alcançar tantas conquistas na temporada passada?
Ynos: Esperava uma boa temporada, mas não tão perfeita como foi... O título da CCC foi um sonho que se materializou, não havia um grande favorito e eu sabia que tinha chances. O título da II.4 foi uma grata surpresa, visto que o Paulista tinha um time bem superior ao meu, e como eu estava disputando a CCC e cheguei até as quartas-de-final da CN, tive que economizar energia na liga; Já a Copa da Liga foi um grande presente do meu amigo simulador pra eu fechar a temporada com chave de ouro.
Revista PP: Qualquer manager com certa experiência no jogo tem a consciência que manter um time na liga II do Brasil tem que gastar muita energia. Embora esse fator negativo que tem que se levar em conta, o EsmeraldYnos venceu a liga, venceu a copa da liga e ainda ficou entre os 8 na Copa Nacional. Qual foi a jogada? Muito Red Bull para os jogadores?...rsrsrsrs
Ynos: HaHaHa, nada disso, Red Bull é da concorrência!!! rsrs. Tentei preservar ao máximo o elenco, usei basicamente uma rotação de 18 jogadores, que se revezaram nos jogos e mantiveram a energia e o entrosamento em índices similares. Ainda usei um time B/C em alguns jogos... Enfim, não tenho um plantel muito grande, mas todos foram bastante úteis durante a temporada.
Revista PP: Na T6, o EsmeraldYnos acabou por perder a rodada de rebaixamento, descendo a liga II.4. Essa descida foi planejada, ou algo deu errado?
Ynos: Sim, depois de muito relutar, optei pela questionável tática do rebaixamento. Posso dizer que tudo correu como o planejado, consegui ser rebaixado com o máximo de pontos possível para que não perdesse muita AGT, me desfiz de alguns titulares desde o final da T5 para arrecadar grana para investir em estádio e instalações. Agora, após uma temporada de reestruturação na II.4, voltei à I.1 ainda com um elenco modesto, mas bem estruturado, espero que consiga me estabelecer competindo com os grandes!!!
Revista PP: Falando um pouco sobre o hóquei, observando o histórico do EsmeraldYnos, podemos ver que assim como no futebol, sua equipe também teve que enfrentar o rebaixamento na temporada passada. Novamente te pergunto, foi algo planejado ou inesperado?
Ynos: Indesejado, porém planejado. Ao longo das últimas temporadas, vi grandes times com problemas financeiros e, apesar de estar saudável financeiramente, percebi que meu time estava quase estagnado do ponto de vista estrutural. Foi aí que optei por abandonar o presente e reorganizar o EsmeraldYnos para o futuro. Acabei de vender meus 4 melhores jogadores e ainda vou me desfazer de alguns outros. Tomara que o planejamento me traga bons frutos.
Revista PP: De uma forma geral, durante sua carreira no PPM você teve que começar de divisões inferiores e lidando com quedas e promoções durante todo o caminho, e mesmo assim soube vencer em ambos os esportes. Qual o segredo desse sucesso?
Ynos: Planejamento. Ao pensarmos o game a longo prazo, podemos (devemos) estabelecer metas a serem atingidas, de forma que gradativamente consigamos um crescimento sustentável e equilibrado no tripé time/estrutura/finanças. Poucos managers conseguiram destaque rapidamente (Grande Top 6!!!), aos demais, resta traçar um planejamento e ter paciência e competência para seguí-lo. Ah, e um pouco de sorte nunca faz mal a ninguém!!!
Revista PP (Curiosidade): Rolam boatos pelos bastidores do PPM que o senhor é chegado num "sertanejão" e arrisca um "forrozão" de vez em quando. Essa informação procede?
Ynos: Tchê Tcherere Tchê Tchê!!! kkkkkk Na real, apesar de goiano (frise-se, com muito orgulho), eu não suporto música sertaneja (e afins) rsrs... Uma banda local, chamada Pedra Letícia, tem uma música (Camioneta Zera) que retrata com bom humor a minha situação “sim eu sou goiano, mas eu sou urbano, não gosto de mato, eu me mato se alguém me chama de caipira pira pora, nossa senhora, não há nada mais que me irrite, solta um som ligado, bem plugado em 220...” Aproveitando, fica a dica da banda (Pedra Letícia) que abusa de um humor mais sarcástico ao som de um bom pop rock.
Revista PP: Poderia fazer um resumo de toda sua experiência no PPM até aqui (gerenciamento, relacionamento com outros managers, desafios, etc.)?
Ynos: No início, por não ser muito afeto à leitura de manuais, apanhei um pouco até me estabelecer no hóquei. Confesso que só não abandonei o jogo pela rivalidade que foi se formando entre os managers amigos ou da família. Com o passar do tempo (e com o crescimento dos times), comecei a participar um pouco mais do fórum e estudar as demais equipes. Foi/é como uma bola de neve, fico mais interessado a cada dia que melhoro no game.
Talvez o grande diferencial do PPM seja a interação entre os usuários. Não participo tanto do fórum, mas sempre leio e tenho contato com alguns pelo MSN e Facebook, além dos que já conhecia antes do jogo. Destaco um episódio em que tive a conta bloqueada por uma suposta “trapaça” na venda de um jogador. Fiquei alguns dias bloqueado, mas o apelo da comunidade conseguiu convencer “os caras” que eu jogo limpo. Fiquei muito feliz com as diversas manifestações de apoio que recebi e aproveito a oportunidade para agradecer a todos!!!
Revista PP: Deixe uma mensagem aos leitores da Revista PP.
Ynos: Primeiramente gostaria de agradecer pela oportunidade e parabenizar a equipe da Revista PP pelo excelente trabalho desempenhado. Aos demais, deixo aqui minha satisfação de participar desse jogo e tê-los comigo, seja como amigos ou mesmo concorrentes rsrs. E a quem por acaso aparecer aqui em Goiânia, dê um sinal para que possamos sair pra tomar umas, digo, trocar umas ideias!!! Abraços.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no MySpace