Entrevista com Lucas Teodoro
Manager veterano dentro do PPM, mesmo tão jovem. Pessoa muito bem humorada e simpática. Coleciona algumas conquistas e muita batalha. Diretor da equipe DuqueFla Esporte Clube, equipe respeitada por muitos managers. Hoje temos a honra de entrevistar um grande guerreiro, Lucas Teodoro.
Revista PPM: Lucas, fale um pouco sobre você. Conte-nos: Quem é Lucas Teodoro?
Lucas Teodoro: Bom, me chamo Lucas Teodoro, sou estudante, nascido e criado no Rio de Janeiro, fascinado por esportes, mas nada que se compara ao futebol.
Revista PPM: Como conheceu o PowerPlay Manager?
Lucas Teodoro: Eu buscava um jogo desse estilo, e vi um banner do PPM em algum lugar, achei interessante e resolvi clicar, me surpreendi muito com o jogo, era muito melhor que tudo que eu havia conhecido antes.
Revista PPM: Está gostando da experiência de ser um gerente esportivo?
Lucas Teodoro: Muito, espero poder levar o nome da minha equipe a um patamar um pouco parecido com algumas equipes que passaram pelo o que passei.
Revista PPM: Como foi começar a dirigir uma equipe? Você já tinha alguma ideia do que era? Tinha alguma estratégia ou planos?
Lucas Teodoro: Foi uma experiência muito boa. Eu tinha sim algumas ideias do que era, mas me equivoquei em quase todas elas. Assim que entrei no jogo os presidentes da minha equipe me propuseram levar o DuqueFla ao topo, eu como um simples novato, fui pedir dicas para quem, na minha opinião estava no topo, olhei a I.1, e o líder era o manager epaminondas, treinador do Bolten F.C, que me deu toda assistência possível e se tornou talvez o meu maior "mestre" aqui dentro do jogo. Eu tinha estratégias sim, mas como entrei tarde no game e disputando a IV, todas as estratégias eram a médio/curto prazo, como evoluir instalações que influenciassem nos treinamentos dos meus jogadores e no valor do meu patrocínio. Eu tinha também a meta de não passar vergonha quando subisse de divisão, por isso comprava muitos jogadores "prontos", com pouquíssimo dinheiro, e com idades bem avançadas. Essa estratégia deu certo durante algumas temporadas, não me arrependo de ter feito, minha equipe foi tachada por ser uma equipe com uma média de idade bastante alta, hoje eu rejuvenesci bastante minha equipe, diminui um pouco essa média de idade, mas o rótulo ainda continua (hehe), tem que aturar...
Revista PPM: Falando um pouco sobre o DuqueFla, percebemos que, assim como outros managers, você também teve a difícil missão de dirigir uma equipe da div IV. Como é começar tão baixo? Como é vencer esse desafio?
Lucas Teodoro: É um desafio enorme, no meu caso, eu não tive escolha, mas me espelho em managers muito competentes como o Fabiano "fbc1986" e o Emerson "Mihs4f", ambos que começaram na IV e alcançaram a liga I.1. Emerson inclusive está atualmente em uma final de CCC, queria muito parabenizá-lo. Não sei como é vencer esse desafio, ainda estou lutando, espero um dia poder almejar algo mais grandioso para minha equipe. Mas com certeza, é uma emoção e uma exigência maior de sua qualidade, começar de baixo e buscar sempre evoluir.
Revista PPM: Na T6, você conseguiu conquistar o acesso a div II.4 sem perder uma partida. Embora muitos pensam não ser uma tarefa difícil, você passou por times como Ceará e Cascavel, sem perder. Acredita ser sorte ou competência?
Lucas Teodoro: kkkk, a III.13 me traz grandes lembranças, era na minha opinião a mais charmosa da divisão III, e para alguns era também a mais disputada, pude ser campeão invicto de lá, não acho que fui campeão pela sorte não, mas com certeza eu contei com a sorte em alguns momentos.
Revista PPM: Agora na T7, podemos perceber que você está passando por sérios apuros na liga. Faz parte do seu planejamento ou algo deu errado?
Lucas Teodoro: Faz parte do meu planejamento, o jogo beneficiou por muito tempo a queda dos times, nesta temporada eu tive a minha primeira e última chance, acho que estou caindo no momento certo, não me arrependo não, vejo grandes equipes atualmente que adotaram essa tática.
Revista PPM (POLÊMICA): Voltando a T6, você criou muita polêmica no tópico da III.13, dizendo: "Lucas Teodoro é o homem que todas as mulheres pediram a Deus”. Não satisfeito, desferiu um venenoso comentário ao treinador Fabiano (fbc1986): “É sem dúvida o treinador mais feio que já passou pela III.13”. Acredita com isso, estar provando a teoria que: “Os opostos se atraem”?
Lucas Teodoro: Não :-)
Fabiano é um excelente manager, grande companheiro aqui no jogo, um dos meus "mestres" também dentro do PPM, mas isso não tira o fato dele ser extramamente feio, eu reafirmo essas duas frases.
Revista PPM (POLÊMICA): Houve um tempo em que você, o johncanibal (john) e o franciscojunior (chico) trocavam inúmeras declarações calorosas no fórum do PPM. Existia algum tipo de “conexão” entre vocês? Por que tudo acabou? Ou só está oculto, para que a mídia não comente?
Lucas Teodoro: Não entendi o sentido da palavra "conexão", hehe. São grandes managers, tive a oportunidade de enfrentar o John por 3 temporadas, (temporada 4 e 5 na III.13, e temporada 7 na II.4), está virando um clássico do PPM e ainda existe a possibilidade da gente cair na mesma liga.....
Francisco é também um excelente manager, tem uma equipe muito forte, e faz uma grande campanha na II.3. Acabou porque todos nós saímos da divisão III, o fórum perdeu força, mas desejo sorte a ambos os managers. Não existe nada oculto!
Revista PPM: Poderia fazer um resumo de toda sua experiência no PPM até aqui (gerenciamento, relacionamento com outros managers, desafios, etc.)?
Lucas Teodoro: Apesar de ter iniciado no game com muito atraso, eu acho que tenho uma administração até razoável, de certo modo, fui campeão da liga IV.52 na temporada 3 (temporada de estreia no game), bi-campeão da Copa da Liga III.13 nas temporadas 4 e 5, vice campeão da liga III.13 na temporada 5, vice-campeão da Copa da Liga III.13 na temporada 6, campeão da liga III.13 na temporada 6, participei de duas Copas Superliga, acho que fiz uma carreira interessante dentro das limitações que encontrei. Espero ansiosamente o lançamento do Handebol, pra poder medir melhor minha capacidade e qualidade de estratégia. Fiz grandes amigos aqui no PPM, o Brasil tem uma comunidade espetacular.
Revista PPM: Deixe algumas dicas para quem está começando no PPM. Dicas de como se dar bem no gerenciamento esportivo.
Lucas Teodoro: Eu acredito que novatos sempre terão de fazer escolhas. Eu particularmente optei por montar um time bem "cascudo" com pouco dinheiro e com pouco futuro, para poder investir em instalações, e mesmo assim, em algumas instalações, como Área de Treinamento, RH, e Fisioterapia e Academia de Esportes, eu acredito serem as principais instalações a serem priorizadas, nesta ordem. Sei que muitos managers mais experientes irão discordar, mas quem sai da IV enxerga o PPM com outros olhos. No início, sempre é bom ficar de olho no mercado, talvez apareça algum jogador interessante e com preço bem razoável, independentemente da idade, acho que todos que começarem na IV e agora também existe a V, não pode priorizar jogadores muito novos, pois são bem mais caros, e o patrocínio dessas divisões não ajuda muito a fazer esses investimentos, pelo menos, a mim não ajudou tanto. Mas assim que alcançarem a divisão III, é a hora de apostar em jogadores jovens, de 15/16 anos, esta parte "cascuda" é somente para o início de tudo.
Revista PPM: Deixe uma mensagem aos leitores da revista PPM.
Lucas Teodoro: Queria agradecer a toda comunidade brasileira, que sempre me acolheu bem, agradecer a você Felipe, uma pessoa fantástica, um manager de muita qualidade, tem uma grande equipe, veio da IV assim como eu, e faz uma administração muito bem planejada, está ingressando nessa nova empreitada na Revista, muito sucesso a você, que já começou muito bem, tendo a honra de me entrevistar (é uma honra mesmo, hehe). A todos, deixo aqui o meu "Muito Obrigado!", fico muito feliz por ter sido aberta a divisão V no Brasil, um grande trabalho dessa comunidade e também fico muito feliz pelo sucesso que vem tendo a Revista PPM, principalmente pelas pessoas que nela trabalham, pessoas maravilhosas, e managers super competentes. Abraço a todos!!! Por trás!!!
Por Lucas Teodoro: "Muitos nadam na correnteza sempre. Eu tentei fazer coisas diferentes e não me arrependo, pois o mundo pertence a quem se atreve”.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe no MySpace