Horário:

Seus times:
Comunicação
Public account
  Zona PRO
1330 créditos
Comprar créditos
Você está na conta pública. Se você quiser jogar o jogo ou se juntar as conversas, você deve fazer o log in para entrar em sua conta. Se você é um novo usuário, você deve se registrar primeiro.

  Revista PowerPlay

As origens das seleções de handebol


Faaaala pessoal,

Depois de investigar as origens dos nossos jogadores selecionáveis do basquete (você pode relembrar aqui) a revista PP foi rastrear os jogadores que defenderam a canarinha no handebol.

Desde os primórdios dos times nacionais, as academias sempre foram essenciais ao plantel da seleção. Se no basquete os primeiros selecionáveis eram os concebidos pelo jogo na criação da equipe, no handebol as academias mesmo ainda em níveis distante do máximo já produziam jogadores similares ou até melhores que os inicialmente gerados.

Assim alguns jogadores iniciaram a carreira na seleção sênior ate mesmo na adolescência. A experiência adquirida diante de tantas temporadas como peças úteis para nas suas respectivas equipes foram um importante diferencial e proporcionaram carreira longas no esquete sênior. O pivô José Paulo Marquês e o goleirão Sandro Varjão são exemplos. Chegaram a seleçao nas T5 e T6, respectivamente, e seguem sendo referências em suas posições e não estão nem um pouco preocupados com aumento no tempo de contribuição que propõem na reforma da previdência.

De forma geral, esses são as 16 que mais formaram jogadores para as três seleções:

  TOTAL     TOTAL
THUNDER TEAM 33   GIGANTES 13
CUCUTA 23   ATL. CATALANO 8
FARPANDO 22   SC CORINTHIANS 7
HULK 21   HANDEBOL SOROCABA 6
COPRA 20   CR FLAMENGO DESTRUIDOR 5
AVATAR 18   GREMIO 4
POLBRAS 17   MOTO CLUB 4
IMORTAL FENRIR 14   VEDIM 4

(Confira a lista completa de jogadores clicando aqui).

De início, com uma quantidade maior de equipes ativas no país, o hall de fornecedores era mais diverso. Imortal Fenrir, Cucuta, Saiog, Corinthians e A.A Galacks foram os que mais se destacaram.

Com o advento das seleções de base e a redução na quantidade de equipes brasileiras (atualmente o país conta com apenas 8 equipes com academia nível 15), o Thunder Team despontou como o principal mantenedor das seleções. Hulk, Farpando e Copra também fomentaram bastante os elencos e mais recentemente começou-se uma invasão de jogadores vindos do Avatar.

Dividindo-se por categoria esse são os principais formadores em cada:

Sub-19   Sub-21   Senior
THUNDER TEAM 29   THUNDER TEAM 26   THUNDER TEAM 10
FARPANDO 20   HULK 18   CUCUTA 9
AVATAR 18   FARPANDO 16   IMORTAL FENRIR 8
COPRA 18   CUCUTA 15   HULK 7
CUCUTA 18   POLBRAS 15   FARPANDO 6
            POLBRAS 6

 

Mais alguns numeros: 94% dos jogadores que atuaram na Sub-21 tiveram passagem pela Sub-19.  Cerca de 14% de jogadores da Sub-19 não chegaram a ser reaproveitados na Sub-21. 





Avaliação do artigo: Ruim - Normal - Excelente     Visitantes: 16

Compartilhe no Facebook   Compartilhe no Twitter   Compartilhe no MySpace