Laiks:

Tavas komandas:
Sazināšanās
Public account
  PRO zona
1330 kredīti
Pirkt kredītus
Šobrī Tu atrodies publiskajā profilā. Ja Tu gribi spēlēt šo spēli vai piedalīties diskusijā, Tev ir jāienāk spēlē caur savu profilu. Ja Tu esi jauns lietotājs, Tev no sākuma ir jāveic reģistrācija.

  PowerPlay Žurnāls

Um breve historial sobre as temporadas de andebol


 

 

 

Estamos na fase final da nona temporada de andebol, já a preparar a época que aí vem, mas é sempre bom olhar para trás e recordar o que aconteceu. Quais as equipas que têm mais títulos, o que aconteceu às equipas que fizeram história neste jogo, o que pensam os veteranos disto tudo, e os rookies? É disto tudo que vamos falar neste artigo.

Vamos então recuar até à temporada de estreia deste jogo? Lembram-se? Alguns sim, outros não e outros nem sequer ainda conheciam este fantástico jogo. Pois bem, na longinqua 1ª temporada participaram as seguintes equipas: Bastardinys Andebol Clube, Ferroclube ACTalented TeamBlackDragonsPortoSporting 1962Cape Verde SharksShorties AC, CA 'Os Schubertinhos'G.C.F. Juve de MafraScP-BestAtlético de MaceiraGrémio At. CaldenseCowabungaHraKi NELE.

Destas 14 equipas que deram o passe de saída à competição só cinco ainda continuam a competir, são elas  Ferroclube ACTalented Team, Sporting 1962Cape Verde SharksScP-Best e Grémio At. Caldense. Todas as outras deixaram de existir, por desistência dos seus managers.

 

 

Destas seis equipas só a Talented Team e a Cape Verde Sharks permanecem na Liga I, sem nunca a terem deixado.

No entanto há outras equipas que não estando na Liga I no início do jogo, já fazem parte da mobília. Entre estas equipas destacam-se a Damamipa e a RBBBENFICA que já contam com 8 participações (ambas subiram à Liga I na temporada 2) e a Cachoeiras Handball, a Academia Sporting Clube e a Fortuna68 com 6 participações. De referir que a equipa de RBBBENFICA, equipa que tinha estado em destaque nas ultimas temporadas, encontra-se em colapso após a desistência do seu manager, no passado mês de Dezembro.

Estando ainda por atribuir o titulo de campeão na temporada 9, há três equipas que dividem os títulos de campeão: a Cape Verde Sharks e a RBBBENFICA (já desistente) com 3 títulos de campeão e a Bastardinys Andebol Clube (também desistente) com 2 títulos. Isto coloca a Cape Verde Sharks como a equipa em competição com mais títulos e assim permanecerá pelo menos mais duas temporadas. Mas não é só este título que detém, pois também é a equipa com mais títulos de vice-campeã (3 épocas como 2º lugar). Equipas vice-campeãs da Liga I há também Bastardinys Andebol Clube, Talented Team, RBBBENFICA, Desportivo de Chaves e Boavista2013FC, todas com um lugar de vice-campeão.

Resumindo, nestas 9 temporadas competiram na nossa Liga I 38 equipas, sendo que destas equipas 15 já desistiram.

E o que se passou nas edições da Taça Nacional?

Nesta competição os títulos estão divididos por mais equipas. Existem duas equipas com 2 títulos: RBBBENFICA e Cachoeiras Handball, ambas já desistentes.

De seguida temos mais cinco equipas com um título cada uma: Bastardinys Andebol ClubeG.C.F. Juve de Mafra (estas duas equipas já não competem), Damamipa, Academia Sporting ClubeOAK UNITED. No que diz respeito ao finalistas vencidos, temos um único vencedor desta categoria (mais dolorosa), a equipa do Boavista2013FC com duas finais perdidas.

 

Com uma final perdida temos Ferroclube AC, Damamipa, OAK United (equipas ainda a competir) e Shorties AC, RBBBENFICA e Baguim HC (equipas já desistentes).

Isto resume o que aconteceu dentro de portas no nosso País. Porém há as competições internacionais que mostram o nível em que está o nosso Andebol. Na Liga dos Campeões competiram somente cinco equipas lusas: Boavista2013FC e Talented Team numa ocasião (terminaram na posição 33, que significa que foram eliminados nas fases de grupos), Cape Verde Sharks em quatro ocasiões mas sempre ficando também na fase de grupos, a RBBBENFICA também em quatro ocasiões porém conseguiu atingir o 9º lugar numa temporada e três 33º lugar e finalmente a equipa mais bem sucedida (pena já não competir) a Bastardinys Andebol Clube que conseguiu um 33º, um 9º e um fantástico 4º lugar. Isto faz com que especulemos sobre o como estariam certas equipas lusas se não tivessem desistido? E como seria o nosso campeonato de andebol?

Para terminar, a Taça das Taças. De todos os participantes só o Cachoeiras Handball, Damamipa e a OAK UNITED participaram em duas edições, as primeiras ficaram-se sempre pela posição 33 enquanto que a terceira obteve um 33º e um 9º lugar (este o melhor resultado de sempre duma equipa portuguesa). Depois 4 equipas mais participaram uma única vez e sempre terminando no lugar 33: Baguim HC, Shorties AC, Boavista2013FC e Ferroclube. A equipa do G.C.F. Juve de Mafra e do Bastardinys Andebol Clube participaram também numa edição mas terminaram na posição 17. Nesta 9ª temporada participam duas equipas a Damamipa e a Cape Verde Sharks, sendo que por ironia do destino tiveram de se defrontar na 1ª ronda tendo a Damamipa passado aos oitavos de final onde foi derrotada pela equipa eslovaca, trhani.

Nos campeonatos do mundo a nossa seleção senior obteve um terceiro lugar na temporada 3, um 17º na quarta temporada, um nono na quinta e na sexta. Na temporada sete e oito não fomos à fase final. Mas nesta última temporada lá estaremos, assim como a equipa de sub-21. A nossa equipa de sub-19 não teve esse exito quedando se pela fase de qualificação.

Por fim e há que registar que seremos organizadores dos mundiais de sub-21 e sub-19.

E assim vai o nosso andebol.

Sigam o nosso andebol nacional e internacional.

Abraço a todos





Raksta reitings: Vāji - Normāli - Lieliski     Lasījumu skaits: 34

Ievietot Facebook   Pievienot Twitter   Pievienot MySpace