Laiks:

Tavas komandas:
Sazināšanās
Public account
  PRO zona
1330 kredīti
Pirkt kredītus
Šobrī Tu atrodies publiskajā profilā. Ja Tu gribi spēlēt šo spēli vai piedalīties diskusijā, Tev ir jāienāk spēlē caur savu profilu. Ja Tu esi jauns lietotājs, Tev no sākuma ir jāveic reģistrācija.

  PowerPlay Žurnāls

Bandy, a variante de 11 do hóquei


 

 

O Bandy é jogado num ringue com o tamanho de um campo de futebol, por equipas com 11 jogadores (tudo semelhante ao futebol) e, em vez do puck, usa-se uma bola de borracha, geralmente de cor vermelha ou laranja. O jogo é disputado em duas partes de 45 minutos, com um intervalo de 15. De resto, as caraterísticas são semelhantes às do hóquei no gelo: um jogo muito rápido, agressivo, em cada uma das equipas procura marcar golo numa baliza significativamente maior do que a do hóquei, semelhante às do hóquei em campo. E é na baliza que está outra das principais diferenças para o hóquei em gelo: o guarda-redes não usa sticks, usa um equipamento diferente dos companheiros e é o único que pode tocar a bola com as mãos e os braços (tal como no futebol!). E tal como no hóquei, não há limites de substituições e os jogadores usam proteções semelhantes; tal como no futebol, os livres, os cantos obedecem aos mesmos princípios. E há ainda o fora de jogo, em tudo semelhante ao do futebol, assim como as posições no ringue, que muitas vezes se dispõem como no futebol (em 4-4-2, em 3-5-2, …)

E não se pense que é um jogo recente ou que é apenas uma variante do tradicional hóquei no gelo. O Bandy já tem alguma tradição, com origens no século XIX, tendo feito parte do Jogos Olímpicos de Inverno de 1952, em Oslo, podendo estar novamente nos Jogos de Inverno de 2014, em Sochi, na Rússia, ainda como demonstração. Para em 2018, em Pyeongchang, na Coreia do Sul, poderá ser considerado como deporto olímpico de pleno direito. Entretanto, já se efetuaram 33 edições do Campeonato do Mundo, o último já este ano, na Suécia e na Noruega, tendo a Rússia conseguido o seu 7º título.

O 1º campeonato disputou-se na Finlândia, em Helsínquia, em 1957, e o 2º apenas em 1961, na Noruega. A partir daí, o campeonato foi disputado de dois em dois anos, até 2003, ano em que passou a ser anual, tal como no hóquei em gelo. A URSS conseguiu 11 títulos nas 11 primeiras edições, tendo essa hegemonia sido quebrada pela Suécia em 1981, feito que os suecos repetiriam dois anos depois, em 1983. Além de russos (ou soviéticos) e suecos, apenas a Finlândia conseguiu um título mundial, em 2004, surpreendentemente na Rússia. No total, a URSS possui 14 títulos, a Suécia tem 11, a Rússia tem 7 e a Finlândia, 1 título. Além destas 3, as outras potências são a Noruega e o Cazaquistão, que têm conseguido alguns lugares de relevo.

Também há, desde 2004 e realizado de 2 em 2 anos, o campeonato do mundo feminino, o qual foi sempre (??) ganho pela Suécia (6 títulos).

Por tudo o que se disse atrás, este é um desporto a descobrir (ou a redescobrir), sobretudo para quem aprecia o tradicional hóquei no gelo.

Algumas imagens:

https://www.youtube.com/watch?v=KUaxDB0ea3M

https://www.youtube.com/watch?v=8gR334El4ss

 

O Eurosport 2 (para quem tem!) dá, por vezes, alguns jogos. Foi aí que eu travei conhecimento deste jogo, tão parecido e tão diferente do hóquei.

 





Raksta reitings: Vāji - Normāli - Lieliski     Lasījumu skaits: 52

Ievietot Facebook   Pievienot Twitter   Pievienot MySpace