Vrijeme:

Vaše momčadi:
Komunikacija
Public account
  PRO Zona
1330 kredita
Kupi kredite
Trenutno ste na javnom računu. Ako želite igrati igru ili se priključiti raspravi, morate se logirati. Ako ste novi korisnik, najprije se morate registrirati.

  PowerPlay Magazin

A propósito do RANDOM


A propósito do RANDOM

Random. Uma palavra muitas vezes usada para justificar o resultado de um jogo. O dicionário online answers.com descreve o termo como um adjectivo, significando "sem qualquer padrão específico, propósito ou objectivo: dados aleatórios."


Desde o início, várias pessoas questionaram se não haveria demasiado random (aleatoriedade) no jogo. Alguém que já passou pela experiência de perder contra uma equipe mais fraca, onde os seus atributos são bem superiores aos adversários, sabe bem do que estou a falar. Se o resultado é contrário ao valor da equipas, a culpa é do random. Se um guarda-redes sofre 10 golos, culpamos o random.


Já há muito tempo que o PPM nega que esse acaso exista e que os resultados dos jogos sejam gerados de forma aleatória. E estão correctos, como será explicado em breve. Mas eles também estão errados ao mesmo tempo, embora não intencionalmente, como também será explicado.


Se você participou do fórum PPM, provavelmente você já leu uma série de posts sobre o assunto da aleatóriedade. Vlady (Equipa PPM) foi um dos participantes da discussão e explicou em pormenor, o porquê dos resultados "aleatórios" não existirem no jogo. A coisa mais importante que ele explicou foi que isso se deve apenas ao acaso.
Para não necessitáres de ir ao fórum, irei aqui explicar o que acontece:


O Vlady explicou que cada aspecto do motor de jogo (tanto de hóquei ecomo de futebol) é calculado de forma diferente. Cada remate à baliza, cada contra-ataque, etc é calculado individualmente com fórmulas matemáticas baseadas em uma ampla variedade atributos. Por exemplo, um remate aos 02:00 minutos, não vai ser igual a um remate que ocorra aos 04:30 minutos, eles serão influênciados por diferentes variaveis e condições. Atributos como o ataque, técnicas de remate, velocidade, etc de cada um dos intervenientes, todos eles estão envolvidos nesse cáculo, e por isso cada remate e cada acção no jogo representa um calculo individualizado e especifico para cada momento.


Ele também explicou que só porque uma equipa tem jogadores com atributos mais elevados, isso não é garantia de uma maior pontuação no jogo nem de vitória, apenas significa que a propabilidade de pontuar e de ganhar o jogo será maior que a do seu adversário. O facto de uma equipa ter melhores atributos defensivos, apenas significa uma maior possibilidade de conseguir parar uma jogada, e não de a parar de facto.

A palavra chave é 'PROBABILIDADE'.

Portanto, o que por vemos olhamos como "aleatório" é na verdade um resultado calculado, que indica a probabilidade de um facto ocorrer ou não a nosso favor.

Vlady deu o exemplo de um avançado num contra-ataque cara a cara com o guarda-redes. O jogador poderá ter duas oportunidades identicas num contra-ataque mas apenas numa delas fazer o golo. Na outra poderia ocorrer de o guarda-redes ter tido uma melhor percepção da jogada e da intenção do atacante, ou simplesmente ter tido um pouco de sorte. Faz parte do desporto.

 

Alguns factos em para pensar...

Qual é a probabilidade de um jogador da NHL, roubar a posse do disco e falhar o golo de baliza aberta e de seguida a sua equipa sofrer um golo que muda completamente a história do jogo?

Pouca? Certamente que sim, mas isso aconteceu a Patrik Stefan numa partida entre os Dallas Stars e os Edmonton Oilers..

Qual a probabilidade de um guarda-redes sofrer um golo marcado na tabela do lado oposto do campo?

Muito pouca? Mas aconteceu a Vesa Toskala em 2008.

Bons jogadores também podem fazer alguns jogos ruins. Podemos chamar esses factos de casos esporádico, mas fazem parte da vida e da natureza humana.

Tudo isto começou quando alguém postou o resultado de um jogo onde a sua equipa perdeu contra um opositor bastante mais fraco. Ele argumentou que tal seria impossivel e que o motor de jogo teria demasiada aleatoriedade. Vlady apenas ripostou que em 200 jogos desse tipo, em 199 deles a melhor equipa saiu vencedora. Apenas aconteceu um alinhamento de acções felizes por parte da equipa mais fraca e que terminou numa vitória surpreendente. Mas isso não acontece também na realidade?

Em conclusão: Existe o Random?

Como explicou o Vlady, não existe nenhum acção aleatória no jogo, apenas uma grande combinação de factores para cada cenário. Uma forma ainda melhor de responder a isto ..  todo o acaso que é gerado no jogo deve-se ao facto do motor de jogo calcular apenas a PROBABILIDADE de uma acção ocorrer e não por uma acção ser aleatória.

Então aqui está o que eu sugiro que você faça na próxima vez que lhe acontecer um desses resultados inesperados. Não reclame. Em vez disso, veja como você pode melhorar sua equipe por forma a que a probabilidade de isso acontecer seja a cada dia menor. O jogo foi desenvolvido para que você tenha controle de suas probabilidades de ganhar cada partida.


Pegue na sua equipa, treine-a e consiga os melhores resultados que poder.

Adaptação de Larsson22 da versão Italiana de alex n





Ocjena članka: Slabo - Obična - Odlično     Jedinstveni pregledi: 48

Dijeli na Facebook   Podijeli na Twitteru   Podijeli na MySpace-u