[fut] jmlemos''Tenho consciência do meu valor.''
Esta semana a PPMagazine dá a conhecer o jogador jmlemos, treinador experiente da equipa de futebol ´´Academia Sporting Clube’’, estando a mesma actualmente classificada no primeiro lugar da classificação da liga II.3, sendo um dos favoritos a conquistar o título. A equipa possui de momento um imponente estádio nomeado ''Alvaláxia’’ com 15600 lugares.
Magazine: Antes de mais boa tarde e obrigado mais uma vez pela tua disponibilidade. Faz uma breve apresentação de ti, por favor.
jmlemos: Boa noite! Antes de mais quero agradecer o interesse da Magazine PP em efectuar esta entrevista. Chamo-me José Miguel Lemos, tenho 36 anos e sou da margem sul do tejo, mais propriamente de Corroios.
Magazine: Jogas PPM desde a primeira temporada, diz-nos como tiveste conhecimento da existência do jogo. E qual foi a tua primeira impressão?
jmlemos: Soube da existência deste jogo através da publicidade noutro jogo de futebol; Acabei por me inscrever para experimentar e, sinceramente, no início não gostei... Como as diferenças eram imensas (muito complexo para um iniciante, etc), acabei por não ligar muito e só cá vinha de vez em quando. Comecei a dar o devido interesse na 3ª temporada. Comecei a ler (e ainda leio) vezes sem conta o guia, tive o cuidado de pesquisar no fórum o tópico "Dúvidas de Futebol" e assimilar todas as questões colocadas/respondidas e claro, fui colocando dúvidas a alguns treinadores. A partir daí foi sempre a "bombar".
Magazine: Apesar das mudanças recentes do motor de jogo há algo que gostavas de ver alterado e ainda não o foi?
jmlemos: As mudanças no motor de jogo, a meu ver, não foram assim tão relevantes. Sei que é um assunto polémico, discordante para vários treinadores, mas é a minha opinião. A mudança que seria interessante implementar era as lesões durante os jogos.
Magazine: Todos os jogos são feitos de amizades e rivalidades. Quais os jogadores que destacas nestas categorias?
jmlemos: Tenho várias amizades no jogo, pessoas que trabalham na mesma empresa que eu e outras fora. No entanto quero realçar pela positíva o larsson pelo apoio incondicional aos treinadores e novos treinadores. Independentemente da sua posição no jogo ou da sua "obrigatoriedade" perante a comunidade, é de facto uma peça chave na evolução das equipas portuguesas. O imortalord (entre outros) segue em anexo pela sua irreverência perante a comunidade. Em tom de brincadeira poderei de chamá-lo de: O gajo porreiro da banda.
Magazine: Explica o porquê de Academia Sporting Clube.
jmlemos: A escolha do nome da equipa teve a ver com dois factores: entrada no jogo com uma equipa com média de idades muito jovem e, claro, porque sou do Sporting Clube de Portugal!
Magazine: Fala-nos das tuas tácticas, quais são as que utilizas mais frequentemente?
jmlemos: A minha formação mais utilizada é o 4-4-2 com ambos os alas subidos. Inicialmente tentei o losângulo, o 3-5-2, o 4-3-3, mas sem os resultados esperados. Foi um quebra cabeças enquadrar os jogadores à melhor formação, mas julgo que para a equipa que tenho esta é sem dúvidas a melhor opção.
Magazine: Muitos se inspiram no que os treinadores de topo do PPM fazem, também é assim na tua situação?
jmlemos: Claro que não fujo a essa regra, mas apenas como informação adicional. Não posso copiar exemplos de outros treinadores quando os jogadores da minha equipa têm atributos completamente diferentes... Após algum trabalho de pesquisa, tento criar o meu modelo de jogo e assim facilitar a minha evolução.
Magazine: Esta temporada apostou mais no desenvolvimento das instalações ou na aquisição de jogadores?
jmlemos: Em ambos, fui até onde havia dinheiro. Comecei pelas instalações mas nunca deixei de procurar mais-valias para o reforço da equipa ou simplesmente pelo trading.
Magazine: Muitos leitores devem estar curiosos, conta qual foi a tua contratação mais extravagante até ao momento e o que pensas da mesma.
jmlemos: Destaco duas contratações:
Antti Jantunen - 23.000.000 FC e está na corda bamba entre o flop e o regular.
Alvils Sanatovs - 16.000.000 FC e julgo que está a ser uma boa revelação.
Magazine: Quais eram os teus objectivos no início da época? Esperavas este desempenho da tua equipa?
jmlemos: Nunca o escondi, o meu principal e único objectivo para esta época é a subida à I.1. Andei durante época e meia (parte da 4 e toda a 5) a fazer experiências com tácticas, jogadores, formas de treino e análises aos adversários. Veremos no final se valeu ou não a pena.
Magazine: Agora que já chegaste até aqui acreditas ter o necessário para aguentar até ao fim e ter como consequência a conquista do título da liga II.2 pela primeira vez?
jmlemos: Vai ser muito complicado. Á passagem da jornada 34 tenho 4 pontos de avanço sobre o Milheiroense F. C. (principal candidato) e 10 pontos sobre o Penicos Avulso. A meu ver tenho a 5/6ª melhor equipa desta liga, portanto muita coisa pode acontecer.
Magazine: Caso consigas a promoção para a Liga I.1, consegues dizer quais os objectivos que tens em mente?
jmlemos: Não faço a mais pequena ideia...lol. Primeiro quero garantir a promoção e depois logo se vê. Não vale a pena estar já a fazer expectativas, criar metas, sobre factos não consumados.
Magazine: Consegues antecipar o que vais sentir quando estiveres na Liga I.1, com os melhores, e sabendo que muitos caloiros do PPM olharão para ti como exemplo?
jmlemos: Não me preocupa esse aspecto; tenho consciência do meu valor e garantidamente que os caloiros irão olhar para as equipas de topo. Falta-me muito caminho a percorrer para lá chegar.
Portugal, a nossa Selecção
Magazine: Acerca do seleccionador actual qual é a tua opinião?
jmlemos: Acho uma opção muito válida para o cargo. Existem mais 2/3 treinadores que se candidatassem também poderiam realizar um bom trabalho.
Magazine: Acreditas na qualificação da selecção Portuguesa para o Campeonato do Mundo?
jmlemos: Acredito desde o inicio! A selecção teve um péssimo arranque na qualificação, mas quem esteve atento e efectuou uma análise adequada consegue perceber que existiu alguma falta de sorte, que também é necessário num jogo on-line.
Aproveito para desejar a todos os treinadores a continuação de bons jogos e que mais tarde ou mais cedo atinjam os vossos objectivos.
Muito obrigado pelo tempo despendido e boa sorte para esta recta final da temporada.
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa