Áustria - 2 - Portugal - 4
Portugal carimbou o apuramento para o playoff de subida, ao vencer a Áustria por 4-2.
Foi um jogo em que Portugal soube aproveitar as oportunidades que teve. Aos 5 minutos Delfim Vila Real inaugurou o marcador aproveitando a 1ª penalidade cometida pelos austríacos, e apenas passados 20 segundos já Miguel Oliveira dilatava a vantagem aproveitando alguma desconcentração da equipa adversária. O 3-0 chegou ao minuto 11, através de um golo de Luis Gonzaga Granado novamente em Power Play. Sandro Patrício marcou o 4-0 aos 22 minutos, e a partir deste momento os austríacos naturalmente reagiram em busca do resultado que lhes poderia dar o apuramento. O 4-1 chegou aos 33 minutos em mais um golo sofrido por Portugal em desvantagem numérica, mas o melhor que os austríacos conseguiram foi reduzir para 4-2 aos 45 minutos.
Portugal apura-se assim pela 1ª vez na sua história para o playoff de subida, onde vai defrontar o Holanda que venceu o seu grupo.
Estatística do encontro:
Remates: Áustria 24 - Portugal 23;
Faceoffs: Áustria 29 - Portugal 30;
Penalidades: Áustria 4 - Portugal 2;
No final do encontro, o seleccionador nacional Xxflip falou para a PPMag:
PPMag: Uma boa vitória, e conseguimos pela 1a vez o apuramento para os QF. Qual o seu comentário ao jogo?
Xxflip: Antes de mais quero clarificar que esta não foi a melhor performance da selecção em termos de resultados. O emasimoes conseguiu os mesmos seis pontos na terceira época e o PedroPerry conseguiu sete pontos na época seguinte, a diferença foi que esta época os outros resultados do nosso grupo conjugaram-se para que conseguisse-mos o apuramento para os playoffs. De qualquer forma, e a não ser que consiga levar a selecção a subir de divisão, considero apenas ter igualado o feito dos meus antecessores. Quanto ao jogo de hoje, estou satisfeito com o resultado e com a performance dos jogadores. Este era o resultado justo por tudo o que eles fizeram neste mundial e pela forma como se bateram em todos os jogos.
PPMag: O Olegário acabou por ser uma boa opção. O que o levou a tomar essa decisão?
Xxflip: É verdade, a decisão não foi fácil, especialmente porque eu sabia que se o resultado fosse negativo seria bastante criticado. A decisão veio no seguimento de uma reunião com o meu assistente, e baseou-se no facto do Max parecer mais cansado. São ambos excelentes guarda-redes, pelo que acabamos por escolher aquele que nos pareceu em melhores condições físicas.
PPMag: E agora, o que espera do resto do campeonato?
Xxflip: Eu gostaria de ser como muitos outros e pedir o campeonato aos meus jogadores, infelizmente sou demasiado objectivo por vezes, e como tal a única coisa que exijo é a mesma atitude que eles têm tido ao longo deste mundial. Como já tinha dito anteriormente, fiquei extremamente satisfeito por ter chegado aos playoffs, a partir daqui tudo o que eles conseguirem será um prémio que levarão consigo para os seus clubes.
PPMag: Não nos demos bem nos amigáveis contra a Holanda esta época, acha que temos hipóteses de corrigir o que esteve mal e vencer?
Xxflip: É verdade, de todos os adversários que nos podiam calhar, a Holanda era aquele que maior carga psicológica traria. Não conseguimos marcar um único golo, e sofremos oito, o que não augura nada de bom. Felizmente temos conseguido esquecer os resultados passados e concentrar a nossa atenção no jogo seguinte, e é isso mesmo que vamos fazer novamente. Quando entrarmos na arena amanhã só teremos um objectivo em mente.
PPMag: Jogamos todos os encontros com os mesmos jogadores, temos alguns problemas de energia para gerir?
Xxflip: Esta fase inicial foi mais esgotante do que eu estava à espera inicialmente, pelo que fui obrigado a pedir aos jogadores um esforço extra, e isso deixou marcas. Hoje vamos celebrar e amanhã logo veremos quais as opções que teremos que efectuar, sendo certo que irão surgir alterações.
Xxflip: Gostaria de enviar saudações especiais a todos aqueles que nos deram uma palavra de encorajamento sempre que os resultados foram menos bons, mesmo quando eles próprios tinham dúvidas da nossa capacidade. As suas palavras foram sempre recebidas com entusiasmo e por isso esta vitória também é deles.
Nos restantes encontros do grupo, a Ucrânia fez o pleno ao venceu a Bulgária por 2-0, e a Finlândia venceu por 4-1 o já apurado Brasil. A Ucrânia venceu o grupo com 15 pontos, seguida do Brasil com 9, Finlândia e Portugal com 6. A Bulgária tb ficou com 6 pontos, mas uma pior diferença de golos empurrou-a para o playout de descida. A Áustria ficou em último lugar com apenas 3 pontos.
No outro grupo, a Holanda bateu os Estados Unidos por 5-2, a Croácia venceu a Bélgica por 5-3 e a anfitriã Espanha venceu a França por 3-1. A Holanda venceu o grupo com 13 pontos, seguida da Espanha com 11, Croácia com 9 e Bélgica com 6. Estados Unidos com 4 e França com 2 seguem para o playout de descida.
Assim, os jogos dos quartos de final serão os seguintes:
Holanda - Portugal
Espanha - Finlândia
Brasil - Croácia
Ucrânia - Bélgica
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa