Columbano1 "quem escreve assim não deve ir longe"
Hoje vamos falar com um candidato novo nestas andanças de Candidato á Selecção, Columbano1, mais conhecido por VC. Várzea Ice Pinguine é a equipa que tem como Manager o VC e esta actualmente na Liga II. É uma equipa que tem um blogue próprio e nos fóruns é sempre resumido os seus jogos. VC também tem sido um acompanhante da Selecção já que escreve para a PPMAG sobre a Quinas. Acreditando nele próprio sendo um candidato ideal para estar á frente da selecção, o PPMAG foi saber mais sobre as suas ideias.
PPMAG: Boas. Obrigado por despenderes este tempo para esta entrevista. Vamos começar por falar no trabalho desenvolvido pelo PedroPerry.... O que achaste?
Columbano1: Muito boa tarde. Para já quero dizer ao PedroPerry, que ele teve boas ideias ao fazer uma Base de dados em que saberemos quais são os atributos de cada jogador.
Em concreto ao trabalho dele, tenho que falar sobre os amigáveis que a selecção fez.
Perdemos contra selecções que actualmente estão na série Top, como Finlândia, Brasil e Lituânia. Depois contra a Bielorrússia e a Ucrânia, vindos do Top para a série em que Portugal lamentavelmente desceu. Contra equipas dessas é normal perder, por sabermos que são equipas fortes. Nesses jogos se saíssemos vencedores, para mim era na altura uma surpresa agradável e ficava feliz com o trabalho feito.
Mas também houve dos portugueses a esperança de ver os jogos em que jogaram contra equipas que estão na divisão II do mundial. Como é a selecção de Bósnia e Herzegovina. Jogamos por 3 vezes em que ganhamos por duas vezes com uma diferença de um golo e para mim que seja com uma fraca equipa como essa, perder por 5-1, é de ver aonde se fez o erro. Claro que na altura houve jogadores no estágio e foi nisso que o PedroPerry se desculpou. Mas mesmo com os mais fracos tinha que saber gerir os jogadores nas posições exactas e escolher melhor a táctica para não perder.
Outro amigável que me desiludiu foi contra a Roménia, vinda da série II e fez um mundial que se possa dizer, que deu gosto de ver os jogos e resultados deles na série I.
O Reino Unido, que desceu da série Top, penso que o PedroPerry veja essa equipa que dê medo. No dia 9.10, ganhamos por um golo. Nada mau dizia o nosso povo e eu era um deles. Depois a fase de desgraça. Dia 16.10, uma semana depois da vitória, a jogar em casa perdeu por 2-5, a saber que faltavam 7 dias para o mundial. Quanto não bastava, a selecção portuguesa, foi destabilizado no mundial com uma perda de um resultado que confirmou-se o caminho para a descida e agora está para a 6ª temporada na série II do mundial.
Depois dessa confirmação decidiu o PedroPerry, mesmo dado a candidatura para ser novamente eleito, a notícia que não vai ser candidato, porque não cumpriu o que prometeu . A manutenção na série I.
PPMAG- Achas que existe algo a preservar no trabalho que o actual seleccionador fez quando tu assumires a posição?
Columbano1: Algumas coisas como a Base de dados continuavam a ser usadas. Simplesmente reduzia os jogadores, depois de analisar com o meu adjunto em pormenor, reduzia de 44 actual para 27 jogadores. Também se modernizava-se uma parte, caso fosse necessário.
PPMAG- Acreditas que a desistência do cargo a seleccionador perpetuado pelo PedroPerry foi a mais correcta? Ou achas que ele devia de ter ido a votos?
Columbano1: No meu ponto da vista e agora ponho-me na pele dele, ficava entre a espada e parede já que os resultados dos amigáveis e depois do mundial não foram positivos, reagia tal como o PedroPerry. Quando se da uma palavra, nunca se quebra. E quando se quebra, fez ele bem não ir aos votos. Só não fazia a candidatura tão cedo. Eu esperava até se confirmar-se o acontecido, no tempo que ele fez um comunicado em que retirou a sua candidatura, decidia aí se candidatava-se pela terceira vez.
PPMAG - Vamos agora falar de ti e das tuas ideias... (ler a candidatura aqui).Na tua candidatura apresentas-te como um sonhador, achas que a realidade da Selecção precisa de sonhar?
Columbano1: Eu não me referi directo à equipa, mas sim a mim e á minha atitude de me candidatar. Sabendo que venho de uma divisão mais fraca, a II.2, achei que era altura de concretizar o meu sonho. O sonho de ser seleccionador. Como se lê na minha candidatura, tenho um cargo em que tenho informações de diversas selecções. Falando da minha equipa em que estou a fazer um bom trabalho, mesmo com jogadores mais fracos como os da selecção, consegui gerir bem o Clube. Na temporada 4 fiquei na 9ª posição regular e nos playoff's. Nesta que acabou, na temporada 5, a minha equipa ficou, tanto no regular como nos playoff´s no 4º lugar. E para esta temporada que começará no dia 1 de Novembro tenho em mente de conseguir a subida, directa ou indirecta, ao ser o segundo da divisão II.2. Eu sou um analítico. Analiso os meus adversários ao pormenor, em que vejo as tácticas deles dos jogos que fizeram e vejo as forças das linhas de cada um das selecções adversárias. E isso fazia também para a selecção.
PPMAG - PedroPerry admitiu que sem adjunto foi mais difícil, podemos saber quem será o teu adjunto?
Columbano1: Chegou então a altura de revelar o meu adjunto. Eu até aqui consegui atrasar o nome do adjunto. Mas agora é a altura. O adjunto que eu escolhi, subiu recentemente para a divisão I e deu-me uma boa luta no campeonato e espectáculo nas meias-finais. Foi o único utilizador que me acompanhou no tópico II.2. O seu nome é ppMan.
PPMAG - Afirmas na tua candidatura que pretendes melhorar o trabalho desenvolvido pelo PedroPerry, queres nos falar melhor sobre essas ideias?
Columbano1: Como já disse, eu ia reduzir os jogadores para 27. Porquê? Simples. Eu explico.
Para ocupar 4 linhas já são 20 jogadores, mais dois guarda-redes, um deles é suplente, já faz 22. Os restantes 5 jogadores, um defesa esquerdo, um defesa direito, um central, um ala do lado direito e um do lado esquerdo, serviam de suplentes, caso um dos titulares esteja lesionado e assim ocupava o lugar desse jogador. Além disso, escolhia dos jogadores que têm um AG acima dos 300 a 350, pouca agressividade, entre 30 e 45, em técnica e passe uma diferença de 5 atributos mas que era mais 20 do que a agressividade. Quanto mais no passe, melhor. No ataque, se é avançado era quanto mais melhor e nas restantes posições o mesmo. Em remates, tanto faz ser defesa ou atacante ou até central, usava jogadores que tinham 60 a 70 para cima. Acrescento que nos amigáveis na maioria vou usar 4 linhas e quando chegar o mundial opto em maioria para 3 linhas.
PPMAG - Dizes ser um analítico nato, que analise retiras desta época da Selecção e onde achas que se falhou?
Columbano1: Já falei nos amigáveis. Daí vou agora falar mais sobre o mundial. O PedroPerry entrou bem no mundial ao ganhar sobre a Croácia. Contra a Polónia sabia-se que ia ser renhido com chances de perder, e o resultado foi perdemos por um golo de diferença. A viragem, em que o PedroPerry assumiu a culpa e ficou danado, que aconteceu, foi uma derrota pesada frente a Dinamarca que era um candidato para vencer facilmente, segundo ele disse. A série de derrotas começou nesse jogo perdido. Ucrânia 5-4 após penalidade. Tolero, mas não nessa altura que foi. Holanda por 1-4, em que foi definitivamente que Portugal ia à fase de despromoção. Chegou a selecção que mete medo, o Reino Unido. Um jogo de um sentido e perdeu-se. Daí a demissão do seleccionador português, PedroPerry.
PPMAG - E o que achas que se devia de ter sido feito para evitar isso?
Columbano1: O fundamental para acontecer o que aconteceu foi no jogo da Dinamarca. O PedroPerry estava confiante que deu ordens para jogarem em 3 linhas e no resumo saiu que Portugal jogou com 4 linhas. Explicação que deu foi que ele trocou a selecção pela equipa dele. Ao ocupar-se da selecção não deu conta que era da selecção, mas sim pensou que era a equipa que ele tem para o campeonato. Trocou-os. Isso não pode acontecer. Isso é um erro grave e as consequências já conhecem.
PPMAG- O que achas dos outros candidatos para a mesma posição?
Columbano1: Cada um tem a sua ambição e o que prometem se forem seleccionador. Têm o seu direito, tanto como eu.
Do SirBaptista tenho impressão que ele está a esconder algo. Pelo que se lê na sua candidatura são os que têm mais consciência, que votam nele.
Já o emasimoes podia-se esticar mais ao escrever mais do que três linhas. Eu calculo que ele não teve tempo para mais e ficou então pelas ultimas palavras que são: "....o melhor será colocar portugal nos melhores ,depois anunciarei quem será o adjunto :)" E ainda com um sorriso no fim desta frase. Escreve Portugal com p pequeno, em vez ultimas é últimas e etc. Ora quem escreve assim não deve ir longe.
Vejo no Gizmostyle um possível candidato, em que diz em uma delas que escreveu: "Os amigáveis serão feitos a pensar no mundial." Gostei disso. Preparação se fosse um interno mundial. É também o meu pensamento.
PPMAG- Quem achas que é o teu maior rival nas eleições e porquê?
Columbano1: Com uma palma de mão o Gizmostyle. O porquê é o seguinte. Ele na maioria pensa como eu e o fazer é idêntico. O SirBaptista também não se pode esquecer. Ele creio eu que já tenta a terceira vez de ser seleccionador. Costuma-se dizer, que à terceira é de vez.
PPMAG- Desejamos-te a maior das sortes nas eleições e caso venças voltaremos a falar.
Columbano1: Eu agradeço por dar a oportunidade a conhecer aos leitores o que eu e os outros temos em ideias e o porquê queremos melhorar a selecção que está de momento desnivelado.
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa