Entrevista com seleccionador português de andebol
Com o apuramento para o próximo Campeonato do Mundo de Andebol em pano de fundo, entrevistamos o nosso seleccionador nacional, Larsson22.
As expetativas do selecionador, a sua visão sobre a nossa seleção e os nossos jogadores e outras questões foram abordadas nesta entrevista. De salientar a disponibilidade do nosso selecionador pois optou por nos conceder esta entrevista em exclusivo quando tinha identicos convites de grandes grupos da comunicação social, nomeadamente a BBC e a CNN.
PPM - Quais as tuas expetativas para esta fase de qualificação? Até onde podes chegar?
Larsson22 - Em qualquer seleção para mim o minimo é sempre passar as qualificações. Esta epoca a qualificação começou bastante mal mas penso que ainda poderemos ir a tempo de conseguir um lugar entre os qualificados. Estando no mundial tudo pode acontecer, mas aponto para uma passagem da fase de grupos que é o que normalmente conseguimos.
Neste momento, estamos no 5º lugar mas com todas as hipóteses de marcar presença no próximo Campeonato.
PPM - Achas que a nossa equipa tem evoluido da mesma forma que as outras?
Larsson22 - Olhando aos resultados diria que nos estamos a afastar dos adversarios, mas às vezes isso também é influenciado por uma dose de sorte. Na verdade acho que a maioria das equipas estão com uma base de jogadores estaveis que já vêm de há algum tempo fruto da jovem idade dos seleccionados, pelo que penso que a diferença entre as seleções tem-se mantido estável.
PPM - Quais os pontos fracos e fortes da nossa seleção?
Larsson22 - O nosso ponto forte penso que tem sido os guarda-redes onde temos pelo menos um de muito bom nivel. O ponto fraco é a zona central defensiva. Aconteceu que maioria dos treinadores optou por ir treinando os seus melhores centrais com atributo de remate ao invés de bloqueio e embora isso seja positivo para as suas equipas acabou por prejudicar bastante a nossa seleção porque acaba por haver mais opções de qualidade (e que têm de ficar de fora) para o alinhamento atacante que para o defensivo. Dai que maioria das alterações no plantel venha sendo feita nesse sector.
PPM - Se pudesses definir jogadores tipo para as várias posições que perfil desejarias encontrar?
Larsson22 - Eu guio-me bastante pelo guia pelo que a minha definição de jogador tipo está intimamente ligada ao que o guia descreve como sendo a hierarquia ideal de atributos por posição. Depois na proporção entre eles acabo por não ser muito rigido até porque cada equipa tem o seu próprio treino.
Portugal conseguiu o 3º lugar no Campeonato do mundo da temporada 3.
PPM - Os managers das equipas nacionais podem ajudar a nossa seleção a ficar mais forte? Como?
Larsson22 - A forma de qualquer manager ajudar qualquer seleção é por um lado apostando na sua area de treino e na sua academia para que os jogadores evoluam mais rapido e que venham logo com maior AG de inicio. Por outro lado é tendo obtido esses jogadores das suas academias que os coloquem a jogar o mais cedo possivel.
Os jogadores o serviço do nosso selecionador provém de 18 clubes, 8 dos quais estrangeiros. RBBBENFICA é a equipa portuguesa com mais jogadores nos selecionáveis (5).
PPM - O aparecimento de jogadores estrangeiros nos nossos campeonatos prejudica o teu trabalho como selecionador?
Larsson22 - Não creio até porque normalmente só compramos jogadores para posições em que estamos carenciados, logo em principio não são comprados para tapar o lugar a alguém seleccionavel. Na verdade prejudica bastante mais é a venda de jogadores para o estrangeiro, porque varias vezes vão parar a equipa sem condições ou que não apostam num treino adequado.
PPM - Achas que tens seguido todos os jogadores que podem ser uma mais valia para a seleção? Já te aconteceu um grande jogador escapar te da atenção?
Larsson22 - Eu procuro estar sempre atualizado mas claro que pode escapar..Os jogadores que estão em Portugal é facil seguir, os que foram transferidos para outras equipas também.. onde acaba por haver alguma perda de informação é sobre jogadores que foram despedidos e que foram adquiridos por equipas estrangeiras. Como esses jogadores não aparecem no nosso historico de transferencias acaba por ser mais dificil seguir-lhes o rasto. No entanto, normalmente os que vão parar a boas equipas estrangeiras, acabam por ser esses proprios treinadores a irem falar com os seleccionadores, porque também é do interesse deles que eles estajam nas seleções.
Marcelo Pacheco (Almaty Crushers) Manuel Madeira (Damamipa)
PPM - Quais os jogadores chave da nossa seleção?
Larsson22 - Penso que são mesmo os nossos guarda-redes mais os excelentes rematadores que temos como o Marcelo Pacheco (melhor marcador da seleção) ou o Manuel Madeira (jogador com mais AG).
Espero que a entrevista tenha sido do vosso agrado e que tenha dado a conhecer um pouco mais a nossa seleção.
Leiam e colaborem com a PPM Magazine
Abraço a todos
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa