(Basket) E o campeão é....o Fluvial!
Olá de novo
Eis que termina mais uma época no basquetebol, uma época repleta de emoções, desilusões, surpresas, grandes vitórias e espero eu, de muito divertimento para todos os que nela participaram.
Mas vamos aos resultados finais.
Final do playoff da I.1
Pódio Final:
Campeão Nacional: Fluvial Mineiro
Finalista: Sl Benfica
3º Lugar: Oak United BC
Jogo do Título
Fluvial Mineiro 3-1 SL Benfica
Chegado o momento mais alto da época, estas duas equipas disputavam pela 1ª vez uma final de playoff. O favoritismo à partida ia para o Fluvial Mineiro, que apresenta neste momento um dos melhores planteis nacionais, que fez uma época excepcional e a juntar a tudo isto uma gestão de energia impecável. O SL Benfica por seu lado tinha uma árdua tarefa de contrariar este favoritismo, com um plantel de bons jogadores, mas mais desgastados que o adversário.
O 1º jogo começou com muito equilíbrio, e manteve-se equilibrado até final, muito graças ao extremo do SL Benfica com uma exibição de encher o olho, 23 pts, 14 ressaltos e 4 assistencias. No final, o SL Benfica foi mais feliz e conseguiu surpreender com uma vitória em casa do adversário, contra as expectativas de toda a gente.
No 2º jogo contudo, a equipa do SL Benfica parece que entrou dislumbrada pelo resultado do 1º jogo, e teve um jogo para esquecer. 23% de eficácia de lançamento e uns escassos 56 pontos, sendo assim de longe o jogo mais desiquilibrado da final. Estava feito o 1-1.
Fomos assim para o 3º jogo com grande expectativa acerca do que ia acontecer. O Fluvial Mineiro entrou muito bem no jogo, ganhando vantagem no 1º período, mas no 2º período o SL Benfica respondeu e ao intervalo estava tudo como no início, igualado. Na segunda parte do jogo, o Fluvial Mineiro voltou a adiantar-se, e embora o SL Benfica tenha tentado reagir, a elevada eficácia de 3pts dos forasteiros acabou por se revelar decisiva, não permitindo aos da casa que voltassem a aproximar-se no marcador. Assim, o 3º jogo caía para o lado do Fluvial Mineiro.
No 4º jogo, o SL Benfica arrancou determinado a levar a disputa até ao 5º jogo, impondo-se no 1º e 2º período, embora de forma ligeira. Contudo, na segunda parte, o Fluvial Mineiro veio com outra atitude dos balneários e acabou por resolver o jogo a seu favor com uma 2ª parte eficaz no capítulo ofensivo, muito por culpa de 3 jogadores que saltaram do banco de suplentes: Lucio Areias com 23pt, Miguel Torres com 19pts e Edgar Cabanas com 19 ressaltos. Foram 3 peças determinantes na conquista do 4º jogo.
No final o resultado dilatado ilude um pouco, pois o jogo não foi assim tão desiquilibrado, mas o que fica para a história foi que o Fluvial Mineiro selava assim o seu 1º título de campeão nacional!
Jogo de atribuição do 3º lugar
Na decisão do 3º lugar tinhamos uma equipa recém chegada à I.1 frente ao campeão da época passada.
Os jogos em casa do SóPaLenha foram muito equilibrados. No 1º jogo, assistimos a um jogo de baixa pontuação mas muito disputado do princípio ao fim. No final, o Oak United venceu por 1 pt, vitória esta que viria a ser um passo decisivo para a conquista do 3º lugar.
No 2º jogo, o equilíbrio manteve-se, com as equipas a andarem sempre próximas no marcador. A grande diferença foi que na recta final do jogo quem levou a melhor foi o SóPaLenha, por 2pts, que assim igualava a disputa a 1 vitória para cada lado.
Contudo, tudo mudou ao irmos para os jogos em casa do Oak United Bc. Aí o Oak United BC dominou como quis os jogos 3 e 4, obtendo vitórias folgadas e sem grande contestação.
No final, 3-1 favorável ao ex-campeão nacional, que assim garantia o 3º lugar. Foi uma época longa para esta equipa, com bons resultados globais, mas à qual faltaram as conquistas. O facto de ter estado em todas as frentes não ajudou claro está, mas pode ao menos gabar-se de ser a única equipa no pódio tanto do Campeonato como da Taça Nacional.
Breve Resumo dos jogos do 5º ao 8º lugar
Milheiroense Basket 3-1 EXPOFACIC BASKET
No jogo do 5º e 6º lugares, o Milheiroense começou por tranquilamente ganhar o 1º jogo, por uns claros 105-72. No jogo seguinte, o Expofacic Basket equilibrou o jogo, com uma exibição fenomenal do seu 2º base, que fez 37 pts nesse jogo. Mas mesmo assim, foi insuficiente para levar de vencida o Milheiroense, que acabou por ganhar o jogo por 81-78.
No 3º jogo, o Expofacic Basket conseguiu finalmente um ar de sua graça, ganhando por 91-79, mas tal não foi mais do o adiar do inevitável, pois no jogo seguinte o Milheiroense redimiu-se e venceu na casa do adversário por 86-103.
Quanto ao jogo do 7º e 8º lugares, tudo muito fácil para o Windy City, que praticamente não teve oposição. Acabou por vencer os 3 jogos de forma tranquila, obtendo assim a 7ª posição final.
Posições finais:
Milheiroense Basket - 5º
Expofacic Basket - 6º
Windy City - 7º
Sporting 1962 - 8º
Promoção/ Despromoção
Em termos da Ronda de Despromoção, já sabíamos que o Almada BC iria acabar em 9º lugar, assegurando assim a sua permanência na I.1. Restava saber quem iria obter o 10º lugar e quem teria que ir a playoff. Na recta final o Grémio At. Caldense não cedeu nenhum dos últimos 10 jogos, e com isso conseguiu obter e manter a vantagem de 1pt sobre o Ferroclube BC, que assim ficou relegado à disputa dum playoff de manutenção, juntamente com NM Ardense e U.S.C.Paredes†.
Playoff de Promoção
U.S.C.Paredes† (I.1) 0-2 Amadora Wolves (II.1)
NM Ardense (I.1) 2-0 Coselhense (II.2)
Tudo muito fácil para o NM Ardense, ganhou facilmente ambos os jogos perante um adversário que nunca mostrou grandes argumentos para conseguir a subida neste playoff.
Ferroclube BC (I.1) 2-1 Abrantes Basket (II.3)
Claramente o grande duelo deste playoff, com o Ferroclube Bc a querer agarrar-se com unhas e dentes à I.1, perante uma das melhores equipas da II, o Abrantes Basket.
No primeiro jogo o Ferroclube mostrou um grande querer e garra e conseguiu mesmo obter uma vitória por 101-92. No 2º jogo contudo, a história foi outra e o Abrantes não deu qualquer hipótese, ganhando por uns expressivos 95-62.
No 3º e decisivo jogo, o Ferroclube BC arrancou a todo o gás, e fez uma primeira parte de sonho. Ao intervalo vencia por 50-37. Mas o Abrantes Basket não baixou os braços e foi à luta, conseguiu recuperar já perto do final do jogo mas...acabou por ser tarde demais, o Ferroclube conseguiu segurar a vantagem que trouxe da primeira parte por uma unha negra, é certo, mas no final o placar era claro: 86-84 favorável ao Ferroclube BC.
Com este magnifico desempenho no playoff, segurou assim o seu lugar na I. É ingrato para o Abrantes que também jogou bem e que por uns meros 2 pts vê assim a subida a fugir-lhe...mas faz parte do jogo, por 1 ponto se ganha, por 1 ponto se perde. Terá certamente outras oportunidades no futuro e melhor sorte virá com certeza para esta jovem mas muito promissora equipa.
Competições Internacionais
OAK UNITED BC (Liga dos Campeões)
O Oak United BC fez parte do grupo 15 na fase de grupos, onde encontrou pela frente as equipas do Daugava (campeao da Letónia), The Mavericks (finalista na Finlândia), Indian BB Stars (finalista no resto do Mundo) e o BBC Schlierbach (campeão da Austria). E uma equipa bot, que simplesmente fez número no grupo.
O Oak United BC conseguiu uma fase de grupos notável, ganhando 8 dos 10 jogos, apenas perdendo para a poderosa equipa do Daugava, que à partida seria a favorita a vencer o grupo.
Seguiu dessa forma para o playoff, onde começou na ronda 1 por vencer o Gomel Golden Bears, campeão da Bielorússia, por 81-74. Na segunda ronda apanhou pela frente o BK Raven Guard, finalista na Letónia, e novamente num jogo muito disputado o Oak United Bc levou a melhor, por 96-90.
A aventura viria contundo a terminar nos oitavos de final, onde frente ao MountainBikersdoitBetter, campeão do Brasil, acabou por perder por uns claros 95-76.
Apesar da derrota o Oak United está de parabéns, pois terminar dentro do grupo dos 9ºs classificados não é para qualquer equipa.
Milheiroense Basket (TVT)
O Milheiroense por sua vez participou na Taça dos Vencedores da Taça, onde entrou no grupo 14, juntamente com Komáromi Amatőrök, los tiraos, Tazzz Basketball, Watford SuperSonics e Bombsville Rocket Works.
O grupo contudo não correu nada bem ao Milheiroense, que viria a conseguir apenas 2 vitórias em 10 jogos, insuficiente para passar à fase do playoff.
Fica contudo uma prestação digna, pelo facto de que lutou com o que tinha por melhores resultados, simplesmente os adversários foram mais fortes, e quando assim é não se pode exigir muito mais do que sair de cabeça erguida, sabendo que se fez os possiveis por um melhor resultado.
Quanto restantes 2 participantes, é de lamentar o facto de que fomos representados por duas equipas bot na primeira época, o que comprometeu a nossa pontuação internacional. Esperemos que a segundo época seja bem melhor nesse capítulo.
Obrigado a todos, espero que tenham gostado do artigo. E até à próxima época! ;)
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa