Temporada 14 - Resumo das ligas
As ligas terminaram e os nossos clubes encontram-se a disputar a Taça da Liga. Esta é, portanto a melhor altura para fazer um balanço das principais ligas do nosso país.
Na Liga I-1 o campeonato foi super emocionante e só se resolveu na última jornada (!). Três equipas lutaram taco a taco até ao final, tornando esta liga uma das mais emocionantes da europa. Estrela Latina, Axadrezados e Sporting Portugal terminaram a liga com 113, 113 e 112 pontos, respectivamente. O quarto classificado, o Outeirense ficou a 30 pontos de distância. Na última jornada o Estrela Latina até se “deu ao luxo” de empatar, estando os outros dois clubes obrigados a ganhar e esperar uma derrota do líder para serem campeões. Na temporada passada a equipa Estrela Latina tinha ficado em segundo lugar, sendo os BlackDragons_Porto. Perante os campeões; nesta temporado os campeões em título ficaram pelo quinto posto.
Perante isto a Estrela Latina terá acento na próxima liga dos campeões assim como os Axadrezados se passarem a fase de qualificação.
No lado oposto da tabela as equipas de G. D. Relemé, Ferroclube, ADN FC e Areosas Snakes desceram às divisões secundárias.
As equipas cromos, Talented Team, Grémio At. Caldense e SL Warriors tiveram de jogar a ronda de promoção/despromoção para decidir o futuro. As duas últimas conseguiram manter-se Liga I-1 após vencerem o Stoned FC (6:1 e 5:0) e o Baguim FC (1:1 e 0:0, vencendo por ter marcado um golo fora), respetivamente. Já os cromos e a Talented Team foram despromovidas ao serem derrotadas pelo Penicos Avulso (0:2 e 1:1) e por Alfornelos FC (1:0 e 1:3), respectivamente.
Das cinco equipas que subiram à liga I-1 esta temporada somente a equipa SL Warriors conseguiu a permanencia.
O jogador mais valioso da época foi Filipe Guimarães, avançado centro da equipa Estrela Latina. Marcou 38 golos e fez 16 assistências nos 42 jogos efetuados. Com estes golos marcados foi também distinguido como o melhor marcador da prova.
O jogador com maior número de assistências (21) foi André Sousa, o médio centro dos Axadrezados.
Nelson Clemente, também da equipa campeã, foi o melhor guarda redes com 31 jogos sem sofrer golos e com uma percentagem de defesas de 85%.
Nas ligas II, os campeões foram o Benfica de Famalicão (Liga II-1, com 21 pontos de avanço), Lisboa 04 FC (Liga II-2, com 15 pontos de avanço), Academia Sporting Clube (Liga II-3, com 14 pontos de avanço) e Só Pá LenHa (Liga II-4, com 1 ponto de avanço). Na LihaII-4, a luta pelo acesso direto à Liga I-1 foi emocionante durante todo a temporada, conseguindo a equipa Só Pá LenHa aceder definitivamenteao primeiro lugar na jornada 41.
Das quatro equipas campeãs, a Lisboa 04 FC e a Academia Sporting Clube regressam à principal liga após teres descido de Liga na temporada passada.
Das equipas que ficaram em segundo lugar e que tentaram na fase de promoção aceder à Liga I, só a Penicos Avulso e Alfornelos FC conseguiram lograr esse objetivo, como foi referido acima.
No que diz respeito aos jogadores, o jogador mais valioso e também o mais goleador foi o avançado da Académica Leiria, Sandro Cruz com 74 golos e 9 assistências.
Gheorghe Pantea, jogador do Bondo Futebol Club foi o que mais assistências fez, 38.
Por fim Helder Gouveia, do Penicos Avulso, foi o melhor guarda redes com 30 jogos sem sofrer golos e uma eficácia de defesas de 75%.
Depois de dar os momentos de glória às equipas e aos jogadores em destaque na temporada 14, só me resta despedir e avisar que sairá em breve um artigo sobre as competições internacionais e o percurso das equipas portuguesas.
Abraço
Leiam o PPM Magazine
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa