Mundiais de Hóquei (17ª época) - 5º dia
O dia de todas as decisões!
SENIORES
Divisão TOP – República Checa
Na principal divisão, a Finlândia, mesmo tendo hoje perdido com a Bielorrússia, assegurou a passagem aos playoffs da Divisão TOP. A Hungria, que também perdeu hoje, está também em boa posição. Estas duas equipas defrontar-se-ão na última jornada.
No Grupo 2, a República Checa e a França (enfrentam-se na última jornada) estão também apuradas e as restantes quatro seleções discutirão entre si os restantes dois lugares no playoffs, numa jornada que promete ser emocionante. Numa nota que demonstra o equilíbrio, os três jogos de hoje este grupo terminaram 0-0, tendo sido necessário recorrer ao prolongamento e, em dois deles, ao shootout.
No grupo da despromoção, a Espanha garantiu hoje praticamente a manutenção na divisão, depois de golear a Rússia por uns surpreendentes 6-1.
Resultados:
Grupo 1: Finlândia 2 Bielorrússia 4; Dinamarca 0 Lituânia 2; Hungria 1 Letónia 4.
Grupo 2: República Checa 1 Eslováquia 0 (SO); Polónia 0 Sérvia 1 (OT); França 0 Brasil 1 (SO).
Grupo de Despromoção: Espanha 6 Rússia 1; Alemanha 4 Suécia 3.
Divisão I – Estados Unidos
Portugal conquistou hoje o 1º lugar no Grupo 1, da Divisão I do Mundial, mesmo tendo perdido com o Canadá por 1-0. Portugal estava já apurado para os playoffs e o resultado de hoje era o que menos importava e, por isso, xxflip decidiu poupar a equipa, jogando em Muito Baixa. Mesmo assim, os canadianos, a jogar em Muito Alta, apenas conseguiram marcar já no último período, muito graças a Nuno Cavadas, que hoje substituiu o titularíssimo Leonardo Viegas na baliza portuguesa. O guarda-redes do Sporting Portugal fez uma exibição “de encher o olho” e manteve as redes nacionais invioláveis até ao minuto 51. Portugal irá defrontar agora a Eslovénia nos play-offs e tudo é possível mesmo sendo esta uma seleção que, até há duas épocas, fez todo o seu percurso na Divisão TOP.
No outro grupo, realce para o Reino Unido que terminou invicto e com o máximo de pontos possíveis, depois de ter batido hoje a Suíça por 7-1. No entanto, os britânicos podem ter “pecado por excesso” pois nem com a qualificação já garantida abrandaram o ritmo e jogaram em Muito Alta, facto que lhes pode custar caro.
Resultados:
Grupo 1: Portugal 0 Canadá 1; EUA 4 Bósnia 0; Croácia 1 Itália 0 (SO).
Grupo 2: Suíça 1 Reino Unido 7; Argentina 4 Ucrânia 2; Roménia 2 Eslovénia 0.
PLAYOFFS:
PORTUGAL - ESLOVÉNIA
SUÍÇA - CROÁCIA
REINO UNIDO - EUA
CANADÁ - ROMÉNIA
Divisão II – Holanda
Na divisão inferior, a Áustria manteve a liderança, depois de ter batido a Turquia por 3-0, sendo seguida pela Estónia, que hoje goleou a Irlanda, e pela Bulgária, vencedora da Noruega.
Resultados:
Holanda 7 Bélgica 1; Bulgária 4 Noruega 2; Turquia 0 Áustria 3; Irlanda 1 Estónia 8.
SUB20
Divisão TOP – República Checa
Na Divisão TOP, merecem destaque a vitória da Espanha sobre a Letónia, no Grupo 1, e a da Itália sobre a Eslováquia, tendo ambos os jogos sido decididos no shootout. Com estes resultados, Espanha, Letónia e Hungria estão já qualificadas para o playoff, no Grupo 1, enquanto que, no Grupo 2, está tudo ainda por decidir. Última palavra para a Roménia que voltou a perder no grupo de despromoção e parece estar a um passo de descer de divisão: se tal vier a acontecer será a primeira vez que um campeão do mundo desce na época seguinte a ter conquistado o título.
Resultados:
Grupo 1: Letónia 1 Espanha 2 (SO); Rússia 3 França 4; Hungria 4 Canadá 1.
Grupo 2: Polónia 1 Eslovénia 3; Bielorrússia 0 Sérvia 4; Eslováquia 4 Itália 5 (SO). Grupo de Despromoção: Croácia 3 Alemanha 0; Roménia 2 República Checa 3.
Divisão I – Irlanda
A seleção portuguesa classificou-se hoje em 5º lugar no seu grupo e terá de disputar a permanência na Divisão I com a Lituânia, a Holanda (ambas já com 3 pontos) e com a Áustria que partirá com 0 pontos, tal como a equipa portuguesa. Portugal partia para o jogo de hoje com fortes esperanças de chegar aos playoffs: defrontava a Holanda, última do grupo, e que ainda não havia conquistado qualquer ponto. Num jogo com franco domínio dos holandeses, Portugal nunca pareceu estar em posição de discutir o resultado e achou-se a perder logo aos 4 minutos do 1º período. No 2º período, Portugal chegou à igualdade através de um golo de Anselmo Cabanas e a esperança renasceu. No entanto, no 3º período, sempre com domínio do adversário, a Holanda marcou dois golos de rajada, num espaço de 15(!) segundos, colocando por terra as esperanças lusas. Foi um balde de água fria!
No grupo de Portugal, a Finlândia, a Bósnia, a Bulgária e o Brasil passaram aos playoffs.
No outro grupo, os apurados são a Suécia, a Dinamarca, a Suíça e a Irlanda.
Resultados:
Grupo 1: Portugal 1 Holanda 3; Bulgária 3 Bósnia 2; Finlândia 2 Brasil 1.
Grupo 2: Suíça 0 Suécia 2; Áustria 2 Irlanda 3 (SO); Dinamarca 8 Lituânia 1.
PLAYOFFS:
FINLÂNDIA - IRLANDA
DINAMARCA - BULGÁRIA
SUÉCIA - BRASIL
BÓSNIA – SUÍÇA
Divisão II – Argentina
Na Divisão II, a Noruega continua invicta, tendo batido hoje os EUA, 2º classificados, e presta-se para conquistar o título desta divisão e consequente subida à Divisão I. Os EUA estão também bem posicionados para a subida.
Resultados:
Reino Unido 1 Bélgica 0; EUA 1 Noruega 2 (OT); Turquia 1 Argentina 5; Ucrânia 6 Estónia 2.
SUB18
Divisão TOP – República Checa
A 2ª jornada da ronda de qualificação não produziu, desta vez, qualquer surpresa e os favoritos ganharam. No Grupo 1, está tudo ainda muito confuso mas a Hungria já se apurou para os playoffs. No Grupo 2, está quase tudo definido e as quatro equipas que passam para a decisão final estão já estabelecidas: Eslováquia, Polónia, República Checa e Bielorrússia. Resultados:
Grupo 1: Letónia 6 Croácia 5 (OT); Rússia 0 Hungria 1; França 1 Finlândia 5
Grupo 2: Polónia 1 Eslováquia 2 (OT); República Checa 4 Sérvia 3; Bielorrússia 4 Reino Unido 0.
Grupo de Despromoção: Holanda 2 Espanha 3; Roménia 2 Alemanha 5.
Divisão I – Dinamarca
A seleção portuguesa de sub18 perdeu hoje com a sua congénere canadiana por 3-1, em jogo da última jornada da fase preliminar da Divisão I. Tendo apresentado apenas 3 linhas, os comandados de joao lopes até iniciaram bem o jogo, colocando-se na frente do marcador, graças ao tento de Romano Lousada. Os canadianos empatariam 6 minutos mais tarde e assim terminaria o 1º período. O pior veio depois! No 2º período, a seleção portuguesa foi claramente dominada pelos canadianos, no que a oportunidades diz respeito. Face a esse domínio, o Canadá acabaria por empatar a partida, a meio do 2º período e voltaria a marcar já no último, no qual Portugal até dominaria mas não conseguiria traduzir em golos as oportunidades. Apesar do resultado, Portugal conseguiu a passagem aos playoffs, já que a Dinamarca não fez o favor de ganhar à Eslovénia!! A Bélgica, os EUA e a Dinamarca seguem também para a próxima fase.
No outro grupo, Brasil, Suécia, Suíça e Noruega, que saltou do último lugar do grupo graças à vitória sobre a Áustria, seguem também para os playoffs.
Resultados:
Grupo 1: Portugal 1 Canadá 3; EUA 3 Bélgica 5; Dinamarca 1 Eslovénia 0.
Grupo 2: Suíça 4 Suécia 0; Áustria 1 Noruega 4; Lituânia 1 Brasil 2;
PLAYOFFS:
PORTUGAL – BRASIL
EUA – SUÉCIA
BÉLGICA – NORUEGA
SUÍÇA - DINAMARCA
Divisão II – Bulgária
Na Divisão II, a equipa, depois de um início muito fraco, parece estar a encontrar o bom caminho: hoje, bateu a Ucrânia por uns claros 3-0. A argentina, que hoje derrotou a Estónia, continua a liderar, seguida da Itália.
Resultados:
Itália 3 Bósnia 0; Bulgária 3 Ucrânia 0; Turquia 1 Irlanda 3; Argentina 5 Estónia 3.
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa