Campeonato do Mundo de Hóquei
MUNDIAL DE HÓQUEI
UMA CARAVELA TAMBÉM ANDA SOBRE O GELO
Teve início hoje o Campeonato do Mundo de Hóquei, nas 3 categorias. Na Letónia, disputa-se a Divisão TOP das seleções seniores, onde Portugal marca presença pela 2ª vez. Na edição anterior, na Finlândia, os comandados de nmsc fizeram um brilharete, ao seguirem em frente após a fase de grupos. Nesta edição, todos esperamos que a seleção de todos nós tenha igualmente uma boa prestação e que a permanência na principal divisão seja mais uma vez assegurada.
Portugal está no grupo 3, juntamente com a Polónia (3ª do ranking mundial), a Finlândia (6ª) e a Rússia (11ª). Pelo panorama, a tarefa da equipa lusa não será nada fácil, mas outra coisa não seria de esperar, sendo esta a Divisão TOP.
A Espanha, atual campeã em título, a Letónia, finalista vencida na última edição parecem ser, à partida, os principais favoritos mas a República Checa, a Eslováquia e a Polónia terão certamente também uma palavra a dizer.
No Mundial sub20, disputado na França, Portugal está no Grupo 2 da Divisão I, juntamente com a Rússia, a Irlanda, os Estados Unidos, o Reino Unido e a Suécia. O selecionador luso, Larsson22, já veio dizer que Portugal é, em termos puramente teóricos, a 5ª equipa do grupo mas, certamente, não é o 5º lugar que o selecionador e todos nós ambicionamos: a passagem aos play-offs, tal como na edição anterior, será o exigível. Mais que isso será sempre uma excelente participação das cores lusas!
As seleções mais jovens, no que a Portugal diz respeito (Divisão I), disputam o seu mundial na Lituânia. Portugal está no Grupo II, juntamente com a Bielorrússia, a Roménia, a Holanda, a Ucrânia e a Bélgica. No último mundial, Portugal teve uma excelente prestação, chegando às meias-finais da competição e classificando-se em 4º lugar. Nesta edição, também com Pauloeira ao comando, espera-se outro bom desempenho da equipa lusa: a passagem aos play-offs será a bitola mínima por que se catalogará a prestação da seleção.
SELEÇÃO SÉNIOR
DIVISÃO TOP
POLÓNIA 1
PORTUGAL 0
O início da campanha da seleção sénior no Mundial foi contra a todo-poderosa Polónia. E a prestação da seleção principal foi o que se esperava: bateu-se de igual para igual contra os polacos, num jogo muito equilibrado (27 remates para a Polónia, 28 para Portugal), mas um tento solitário do defesa Eryk Chrześcian, no final do 2º período, sentenciou o resultado. Os comandados de nmsc tudo fizeram para vencer mas a inspiração do goalie polaco, Sławomir Smętek, e também algum azar impediram que Portugal abrisse o Mundial com uma surpresa, pois derrotar a terceira equipa do ranking não era, à partida, aposta de muitos. Do lado português, Viegas esteve também em muito bom nível e o único golo sofrido não belisca a sua prestação.
A equipa portuguesa, a jogar os 3 períodos em muito alta contra alta dos polacos, teve assim uma atuação muito meritória e abre boas perspetivas para o resto do Mundial.
No outro jogo do grupo, a Finlândia bateu a Rússia por uns convincentes 6-1.
Na próxima jornada, Portugal defrontará a Finlândia.
SELEÇÃO SUB20
DIVISÃO I
PORTUGAL 8
SUÉCIA 0
Portugal iniciou a sua campanha cilindrando autenticamente a seleção sueca por 8-0. É verdade que os suecos (distração?, poupança?, ... ) se apresentaram na Demenageurs Arena a jogar em muito baixa mas com os erros ou os receios alheios podemos nós bem!
Portugal apresentou-se com a equipa, salvo uma ou outra exceção, que fez os amigáveis esta época e no final do 1º período já vencia por 2-0. No 2º, mais 3 golos cimentaram e sentenciaram o jogo, que ainda haveria de ter outros tantos golos no último período. Destaque para Adérito Lima e para Tomás Fialho, autores de dois golos casa mas também para Homero Antas que, ainda que com pouco trabalho, manteve as redes das hostes lusas invioladas.
Foi um jogo de sentido único e Portugal soube aproveitar bem as facilidades concedidas pelos suecos e o resultado será certamente inspirador para o resto do campeonato.
Dos restantes resultados do grupo, inteiro destaque para vitória surpreendente da Irlanda sobre a Rússia por 3-1. No outro jogo, os EUA bateram, também de forma algo surpreendente, o Reino Unido por 3-2.
SELEÇÃO SUB18
DIVISÃO I
UCRÂNIA 1
PORTUGAL 3
A seleção de sub28 iniciou da melhor maneira a sua participação no Mundial da Lituânia da melhor maneira ao derrotar a seleção ucraniana por um concludente 3-1. Concludente porque os comandados de Pauloeira defrontaram uma equipa que jogou na máxima força, leia-se com a importância em muito alta, enquanto os lusos jogaram em normal e, no último período, arriscaram mesmo um muito baixa contra o muito alto ucraniano! Foi de mestre... e de alguma sorte, também! Valeu-nos São Fausto Aragão! No entanto, todo o mérito desta excelente vitória pertence por inteiro ao selecionador nacional Pauloeira que arriscou e petiscou: venceu, poupou energia e abriu grandes perspetivas para o resto do campeonato. Além da prestação do goalie, merece ainda destaque Márcio Lameiras, autor de dois dos três golos. O 3º golo foi da autoria da promessa Renato Abelheira.
Restantes resultados do grupo: Bélgica-Bielorrússia 3-1; Holanda-Roménia 1-2.
Na próxima ronda, Portugal defrontará a Bélgica.
Em jeito de conclusão, as seleções portuguesas tiveram , no global, uma excelente prestação e todas se perfilam para fazer cumprir os seus objetivos.
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa