A Copa do Mundo vem aí!
Olá a todos. Primeiramente peço perdão por neste sábado, por problemas pessoais não conseguir publicar mais uma capítulo da série "Gigantes do PPM", então fica aqui as minhas desculpas, e agora vamos à matéria.
A temporada 10 é uma grande temporada para as seleções de futebol! Acontecerá nela a 2ª edição da Copa do Mundo, tem a consolidação das seleções nas Eliminatórias e as categorias de base implantadas recentemente. Temos brasileiros espalhados por diversas seleções, temos as preparações das seleções favoritas, medianas e até aquelas que apenas uma classificação para o maior torneio de seleções do PPM já seria lucrativo. Convidamos alguns managers ligados a alguma seleção, brasileiros ou não, para participarem deste nosso artigo e também aproveitei o espaço para informar e comentar, a esperada Copa do Mundo, que acontecerá no fim desta temporada. Por ora não comentaremos as seleções sub-20 e sub-17. Confiram:
A 2ª EDIÇÃO DA COPA DO MUNDO DE SELEÇÕES DO PPM VEM AÍ!
Para quem não sabe como é o sistema de Copa do Mundo, explicaremos desde as Eliminatórias:
- Nas Eliminatórias 63 seleções no total se enfrentam em turno e returno. O 1º turno é disputado na temporada de véspera, já o 2º turno é disputado na mesma temporada que a Copa. Existem 7 grupos com oito seleções e mais 1 último grupo com sete, em todos eles se classificam apenas os 4 primeiros colocados, sem qualquer chance do 5º colocado disputar o torneio, seja por repescagem ou por boa campanha.
- Na Copa do Mundo 32 equipes se degladiam divididas em 8 grupos com 4 seleções cada, onde apenas os dois primeiros colocados se classificam para as oitavas de finais. Tanto a fase de grupos quanto o mata-mata é disputado em turno/jogo único. A Copa do Mundo começará sempre no dia 106/112 da temporada, tendo partidas todos os dias durante uma semana, com final marcada para o dia 112/112.
A única edição da Copa do Mundo ocorreu na temporada 6, onde a seleção campeã foi a Eslováquia, vencendo a anfitriã do torneio, República Tcheca.
"ESLOVÁQUIA E REPÚBLICA TCHECA". PREPARADOS PARA VENCER!
Como é a preparação de duas das maiores potências do PPM? Eslováquia e República Tcheca fizeram a grande final da Copa do Mundo na temporada 6 e além dessa partida histórica os eslovacos também venceram a Copa Européia, e os Tchecos conquistaram a série A da Challenge Cup. O que eles têm de diferente dos outros países? Para começarmos esta conversa, a primeira resposta simples e objetiva seria o número de usuários e equipes de futebol ativas dentro do PPM, é óbvio que quanto mais usuários colaboram com uma causa, o resultado tende a ser melhor, como no caso da R. Tcheca, que tem como seu principal jogador o Jáchym Polinský, revelado por um modesto clube da IV.39. No caso dessas duas seleções a coisa toma uma proporção enorme. Vamos entender. Estas duas seleções são atualmente as maiores em números de usuários cadastrados no PPM. Para se ter noção, a Eslováquia que é 2ª colocada deste ranking tem o DOBRO de usuários cadastrados que a Turquia, 4ª colocada. Em compração com o Brasil, a Eslováquia tem mais que o DOBRO(80mil usuários contra 37 mil) e com os tchecos a desigualdade é ainda maior, eles possuem 90 mil users.
Ah! Mas todo mundo sabe que a maioria já saiu do jogo e os que permanecem são para jogar Hóquei! Então vamos a uma breve comparação com apenas as equipes ativas de futebol:
- República Tcheca - 4.450
- Eslováquia - 4.030
- Brasil - 1.851
Mas será que estas seleções têm em comum apenas o grande número de usuários?
Ambas as seleções (assim como todo grande clube europeu do futebol real), tiveram poucos treinadores ao longo dessas 5 temporadas de seleção e nas últimas eleições mantiveram seus treinadores. Eslováquia teve apenas duas comissões técnicas e a República Tcheca, de modo impressionante, mantém o mesmo treinador das primeiras eleições até hoje. Comparamos com o Brasil e notamos que nesta temporada 10, em apenas 6 oportunidades nós tivemos 4 comissões técnicas diferentes, o que não significa estar errado. Procuramos saber a opinião de quem entende do assunto, fomos atrás de AntonGorodecky, treinador da República Tcheca desde a temporada 5 - "Eu definitivamente tenho muita experiência e conhecimento sobre as seleções e como tudo funciona. As vezes vejo erros em seleções por inexperiência, neste caso, é sim vantagem para mim que comando minha seleção desde quando ela foi criada. Além disto eu também sou muito bem informado sobre outras seleções, pois a maioria eu já enfrentei diversas vezes" - disse o dirigente, que ainda concluiu evidenciando o alto comprometimento com seu cargo na seleção - "A maior parte do tempo que passo no PPM eu dedico trabalhando para seleção."
Pedimos a opinião de everal10, manager novo com menos de 2 anos de PPM, mas que disputou as Eliminatórias para essa Copa do Mundo na temporada passada como assistente do Paraguai, e agora assumiu a missão de comandar a seleção sub-20 do México. Perguntamos a ele quem seria a grande favorita para ganhar esta Copa do Mundo e ele respondeu a Eslováquia sem grande demora. Questionado sobre o que a seleção brasileira precisaria para igualar estas equipes, ele deu algumas características de treinador e citou duas grandes equipes do futebol real como um forte exemplo - "Para ser campeão de uma Copa do Mundo o cara tem que ser bem observador, sem medo de ousar, ou seja, contra equipes inferiores, fazê-la forte como o Barcelona que conquistou tudo, e contra seleções superiores, fazê-la eficiente como o Chelsea campeão da Liga dos Campeões". Aproveitamos a prosa e perguntamos se ele gostaria de disputar uma Copa do Mundo por qualquer seleção, simpático ele disse que sim, e ainda nos contou um grande sonho - "Assim como qualquer um no PPM, meu objetivo é vencer e conquistar títulos. Sonho um dia poder treinar a seleção brasileira e conquistar títulos a frente dela, mas sei que no momento não sou o melhor para isso" - concluiu o manager que é uma das grandes revelações do PPM brasileiro.
O VALOR DE UM JOGADOR NA COPA DO MUNDO!
Como é avaliado um jogador de Copa do Mundo? Qual o preço de um atleta que defende uma grande seleção? Se você vendesse um grande jogador e lucrasse 7 milhões com sua venda ainda no começo do game, ficaria feliz? Sim? E se descobrisse que 6 temporadas mais tarde, o mesmo jogador disputaria uma Copa do Mundo pela seleção brasileira e seria vendido por 100 milhões ao futebol eslovaco, que atualmente ocupa a 1ª colocação no ranking mundial de seleções? Pois é, isto aconteceu com o manager hevertonpf, treinador do Heverton F.C, que atualmente disputa a III.10 do Brasil. O atleta em questão é o Thales Moura, atual lateral da seleção brasileira.
Procuramos o hevertonpf para informá-lo sobre isto e saber a opinião dele, que a princípio nem lembrava do jogador, mas disse estar orgulhoso em saber que um atleta formado na sua categoria de base, hoje defende a seleção. Bem humorado o manager também disse - "Sei que ele estará usando uma camisa do Heverton F.C. por baixo da amarelinha" - concluiu o dirigente, que também diz não estar arrependido em ter vendido o jogador, que segundo ele, não teria o mesmo sucesso se não fosse a transferência. Perguntamos a ele o que ele faria com 100 milhões nos cofres de seu clube, e a resposta foi certeira - "Investiria nas categorias de base, que sempre me deram muito orgulho e ainda revelarão muitas outras jóias para o nosso futebol!" - concluiu.
Outro exemplo da valorização de um grande atleta após conquistar títulos com sua seleção é o Jáchym Polinský, ex-BolTen, que inclusive já foi citado aqui. O jogador foi negociado aos 16 anos pela, na época, monstruosa quantia de 120 milhões. Aos 20 anos, após vencer a Challenge Cup, ser vice-campeão da Copa do Mundo, disputar grandes torneios por sua seleção e se tornar destaque de seu país, o atleta foi novamente colocado ao mercado, e desta vez comprado por um gigante da Suécia pelo valor de 800 milhões.
Jaa Facebookissa Jaa Twitterissä Jaa MySpacessa